Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 29 questões
Sobre o esquema básico de imunização recomendado pelo Ministério da Saúde, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Ao nascer devem ser feitas as vacinas: BCG e Hepatite B (dose única).
II. Aos dois e quatro meses: Pentavalente, VIP, Pneumocócica 10 Valente e Rotavírus.
III. Aos três e cinco meses: Meningocócica C.
IV. Aos seis meses: Pentavalente e VIP.
“A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).”
Fonte: Governo Federal. Ministério da Saúde. Conheça a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial. 2019.
A RAPS é composta por serviços e equipamentos variados, dos quais NÃO faz parte:
Sobre os cuidados de enfermagem na administração de fármacos por via gástrica, observe as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Trata-se de uma via parenteral.
II. Os comprimidos devem ser dissolvidos antes da administração.
III. Se for por sonda nasoenteral ou nasogástrica, lavar a sonda com 10-20ml de água para injeção antes e após a administração do fármaco, a fim de evitar obstrução.
IV. Realizar adequado registro de enfermagem ao administrar fármaco por via gástrica.
Sobre a prevenção de doenças parasitárias, verifique as assertivas e relacione com a alternativa correta.
I. A prevenção consiste, basicamente, em evitar contato com pessoas e roupas contaminadas. Uma vez diagnosticado um paciente, todos que com ele tenham contato direto devem ser examinados e tratados. Caso estejam infectados, devem também ser tratados. Desta forma, é interrompida a cadeia de transmissão.
II. Para prevenir, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados.
III. A prevenção consiste basicamente em evitar contato com solo contaminado e usar sapatos. Medidas sanitárias para a descontaminação do local infestado também devem ser adotadas.
Sobre a sífilis, verifique as assertivas e selecione a opção correta.
I. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano.
II. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.
III. Trata-se de uma doença conhecida há séculos; seu agente etiológico, descoberto em 1905, é o Treponema pallidum, subespécie pallidum.
IV. Sua transmissão se dá principalmente por contato sexual; contudo, pode ser transmitida verticalmente para o feto durante a gestação de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada.
V. A maioria das pessoas com sífilis são assintomáticas; quando apresentam sinais e sintomas, muitas vezes não os percebem ou valorizam, e podem, sem saber, transmitir a infecção às suas parcerias sexuais.
VI. O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença.
“A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.”
Fonte: Ministério da Saúde. Asma: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2019.
Sobre a asma, assinale a assertiva INCORRETA.