Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2021 para Engenheiro Sanitarista

Foram encontradas 19 questões

Q1726398 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre os padrões de potabilidade da água, em específico o Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 5 do Ministério da Saúde de 03 de outubro de 2017, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Ligações prediais formam o conjunto de tubulações e peças especiais, situado entre a rede de distribuição de água e o cavalete, este excluído. II. Intermitência é a interrupção do serviço de abastecimento de água, sistemática ou não, que se repete ao longo de determinado período, com duração igual ou superior a oito horas em cada ocorrência. III. Compete às Secretarias de Saúde dos Estados promover e acompanhar a vigilância da qualidade da água, em articulação com os Municípios e com os responsáveis pelo controle da qualidade da água. IV. Compete às Secretarias de Saúde dos Municípios realizar, em parceria com os Estados, nas situações de surto de doença diarréica aguda ou outro agravo de transmissão fecal-oral, análise microbiológica completa, de modo a apoiar a investigação epidemiológica e a identificação, sempre que possível, do gênero ou espécie de micro-organismos. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726399 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de água, formado desde a captação de água bruta até a distribuição de água potável, é constituído por várias etapas. Em relação a etapa de adução, leia atentamente as alternativas a seguir: I. As adutoras são canalizações água entre as unidades do sistema, que precedem a rede de distribuição. Não possuem derivações para alimentarem distribuidores de rua ou ramais prediais. II. As válvulas de redução de pressão são peças colocadas nos pontos elevados da tubulação de modo a expulsar, durante o enchimento da adutora, o ar que normalmente se acumula nesses pontos. Deixam também penetrar o ar, quando a tubulação está sendo esvaziada, de modo a se evitar a ocorrência de pressões internas negativas, podendo originar o colapso ou achatamento ou ovalização das tubulações, bem como a possibilidade de entrada de líquido externo devido a defeitos provocados nas tubulações ou através das juntas. III. No dimensionamento de uma adutora por recalque, os parâmetros a serem considerados são a vazão de adução (Q), o comprimento da adutora (L), o desnível a ser vencido (H), o material do conduto e seu coeficiente C. Procura-se determinar o diâmetro (D) da linha e a potência (P) da bomba, que vai gerar a pressão necessária para vencer o desnível indicado, à vazão desejada. IV. Pode-se afirmar que o esquema abaixo refere-se a uma adutora mista com trechos por recalque e trechos por gravidade. Os trechos em condutos livres formam os aquedutos e os trechos em condutos forçados formam os sifões invertidos. 
Imagem associada para resolução da questão
A sequência de afirmativas INCORRETAS é: 
Alternativas
Q1726400 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a etapa de captação de água para o sistema de abastecimento de água de uma cidade, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Na análise das descargas médias e mínimas do manancial em relação a vazão de consumo (Qd) do projeto, temos: i) Captação direta quando Qméd. > Qd e Qmín. > Qd ; ii) Reservatório de acumulação ou regularização quando Qméd. < Qd e Qmín. > Qd ; iii) buscar outro manancial para atender a demanda ou completar a vazão quando Qméd. > Qd e Qmín. < Qd. II. Os dispositivos que podem estar presentes numa captação de água de superfície são: Tomada de água; Barragem de nível ou soleira; Reservatório de regularização de vazão; Grades e telas; Desarenador III. Aquíferos correspondem a uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais. Já aquitarde é uma formação que pode conter água (até mesmo em quantidades significativas), mas é incapaz de transmití-la em condições naturais. IV. Aquiclude é a unidade geológica menos permeável numa determinada sequência estratigráfica. Por exemplo: em uma sequência de estratos intercalados de arenitos e siltitos, os siltitos, menos permeáveis que os arenitos, correspondem ao aquiclude.
A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726401 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o dimensionamento de rede ramificada de distribuição de água, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A vazão de distribuição é dada pela multiplicação do coeficiente do dia de maior consumo (k1); do coeficiente da hora de maior consumo (k2); da população final para a área a ser abastecida; e do consumo per capta final de água. II. Segundo a norma 12.218/2017 – Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público – o diâmetro mínimo dos condutos secundários é de 75 mm. Exceção pode ser aceita, desde que tecnicamente justificada. III. A taxa de consumo linear, relativa à extensão da rede, é dada por meio da divisão da vazão de distribuição pela área total coberta pela rede. IV. A vazão fictícia calculada para cada trecho é dada pela soma da vazão de montante e de jusante, dividida por dois.
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726402 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre os conceitos empregados em projetos de redes coletoras de esgoto sanitário, bem como parâmetros adotados, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O sistema predial de esgotos liga-se diretamente à rede coletora por uma canalização denominada coletor predial. Já os coletores secundários são as canalizações que recebem diretamente as ligações prediais. II. Coletor tronco é o coletor principal de uma bacia de esgotamento, e que recebe a contribuição dos coletores secundários, conduzindo os efluentes a um interceptor ou emissário. Já o interceptor é o conduto livre que recebe coletores troncos ao longo de sua extensão, não recebendo ligações prediais diretamente. III. Segundo a NBR 9.649/1986 - Projeto de redes coletoras de esgoto Sanitário - inexistindo dados pesquisados e comprovados com validade estatística, recomenda-se como o menor valor de vazão 1,0 l/s para o dimensionamento em qualquer trecho. IV. Segundo a NBR 9.649/1986 - Projeto de redes coletoras de esgoto Sanitário - a máxima declividade admissível é aquela para a qual se tenha Vf = 6 m/s.
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726403 Engenharia Ambiental e Sanitária
O projeto hidráulico-sanitário das tubulações de esgotos envolve considerações sobre três aspectos principais. Hidráulicos: as tubulações funcionando como condutos livres deverão transportar as vazões máximas e mínimas previstas no projeto; Reações bioquímicas: controle de sulfeto de hidrogênio; e Deposição de materiais sólidos encontrados no esgoto: ação de autolimpeza. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A tensão trativa é definida como uma tensão tangencial exercida sobre a parede do conduto líquido escoado. II. Quando foi promulgada a NBR 9.649 da ABNT, passou-se a adotar o critério da tensão trativa ou tensão de arraste como critério básico para dimensionamento de coletores de esgoto. A equação da tensão trativa é a seguinte: Imagem associada para resolução da questão III. O peso específico do líquido  é 104 N/m3 para o esgoto. IV. A NRB 9.649/86 recomenda que a tensão trativa média seja, para condições iniciais, igual ou superior a 1,5 Pa. A sequência de afirmativas INCORRETAS é: 
Alternativas
Q1726404 Engenharia Ambiental e Sanitária
A NBR 13.969 aborda o tema dos tanques sépticos - unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - projeto, construção e operação. Leia atentamente as alternativas a seguir, que abordam aspectos específicos sobre o filtro anaeróbio de leito fixo com fluxo ascendente: I. A perda de carga hidráulica a ser prevista entre o nível mínimo no tanque séptico e o nível máximo no filtro é de 0,15 m. II. Todos os filtros devem possuir um dispositivo que permita a drenagem dos mesmos pelo fluxo no sentido descendente. Nos casos de filtros com fundo falso, deve ser previsto um tubo-guia (Ø 100 mm em PVC) para cada 2 m2 do fundo. Nos casos de filtros com distribuição de esgotos através de tubos perfurados instalados no fundo, este deve ter declividade de 1% em direção ao poço de drenagem. III. No fundo falso do filtro, o diâmetro dos furos deve ser de 2,5 cm. O número total de cavas deve ser de tal modo que a somatória da área das cavas corresponda, no mínimo, a 10% da área do fundo falso. IV. Para a limpeza do filtro deve ser utilizada uma bomba de recalque, introduzindo-se o mangote de sucção pelo tubo-guia, quando o filtro dispuser daquele. Se constatado que a operação acima é insuficiente para retirada do lodo, deve ser lançada água sobre a superfície do leito filtrante, drenandoa novamente. Não deve ser feita a “lavagem” completa do filtro, pois retarda a partida da operação após a limpeza.
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726405 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Norma NBR 7.229/1993 - Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos – aborda os aspectos de dimensionamento, implantação, operação e manutenção de tanques sépticos, que são amplamente utilizados como soluções individuais para o tratamento de esgoto no Brasil. Sobre o tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Os tanques sépticos devem observar as seguintes distâncias horizontais mínimas: a) 1,30 m de construções, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água; b) 3,5 m de árvores e de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água; c) 15,0 m de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza. II. A taxa de acumulação total de lodo, em dias, é obtida em função de: a) volumes de lodo digerido e em digestão, produzidos por cada usuário, em litros; b) faixas de temperatura ambiente (média do ano mais frio, em graus Celsius); c) intervalo entre limpezas, em anos. III. As geratrizes inferiores dos tubos de entrada e saída do tanque séptico são desniveladas em 5 cm; IV. Todo tanque deve ter pelo menos uma abertura com a menor dimensão igual ou superior a 0,60 m, que permita acesso direto ao dispositivo de entrada do esgoto no tanque. A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726406 Engenharia Ambiental e Sanitária
Diversos métodos podem ser utilizados para estimativas das descargas de projeto em sistemas urbanos de drenagem. Sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O método racional oferece estimativas satisfatórias de descargas de pico em bacias urbanas com áreas próximas de 5 km2, não se mostrando adequado a bacias rurais ou naturais. II. O método racional tem a premissa de que o pico do deflúvio superficial direto, relativo a um dado ponto de projeto, é função do tempo de concentração respectivo, assim como da intensidade de chuva, cuja duração é suposta como sendo igual ao tempo de concentração em questão. III. O tempo de concentração (tc) é o tempo em minutos que leva uma gota de água teórica para ir do ponto mais afastado da bacia até o ponto de concentração ou seção de controle. IV. De uma forma simplificada, o tempo de concentração pode ser entendido como a soma de dois tempos: o tempo de entrada (te) e o tempo de percurso (tp). Em bacias urbanas, o tempo de entrada (te) pode ser entendido como o tempo transcorrido para o escoamento superficial atingir a extremidade de jusante de um conduto, por exemplo, a primeira boca de lobo a jusante do sistema. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726407 Engenharia Ambiental e Sanitária
Ainda sobre o método racional, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A utilização dos métodos de transformação de chuva em vazão e, particularmente do método racional, implica em uma adequada caracterização das precipitações de projeto. Esta caracterização se faz mediante o estabelecimento da duração da chuva, seu período de retorno e sua frequência. II. No sistema inicial de drenagem (bocas de lobo e pequenas galerias) são usados períodos de retorno de 2 a 5 anos, para galerias de maior porte e pequenos canais são usados períodos de retorno de 10 anos e, para o sistema de macrodrenagem os períodos de retorno variam entre 20 a 25 anos, adotando-se, em alguns casos, 100 anos. III. Um parâmetro importante e de difícil estimativa para aplicação do método racional é o coeficiente de deflúvio, que deve oferecer uma representação dos efeitos da impermeabilização do solo, da retenção superficial, dos retardamentos e da não uniformidade na distribuição espacial e temporal da chuva. IV. Para contornar a complexidade da análise da área de contribuição para aplicação do método racional, considera-se que cada trecho de sarjeta receba as águas pluviais da quadra a jusante, exceto quando a topografia for muito acentuada, impossibilitando esta hipótese. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726408 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – leia atentamente as alternativas a seguir. I. É um instrumento da lei a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental. II. É um de seus objetivos a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa e outras ferramentas relacionadas à implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. III. A pesquisa científica e tecnológica é um dos seus instrumentos. IV. A prevenção e a precaução é um dos seus objetivos.
A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726409 Engenharia Ambiental e Sanitária
Existem métodos distintos para se construir um Aterro Sanitário. Após implantado, o Aterro necessita de adequados operação e monitoramento. Sobre estas questões, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O método de rampa utiliza terrenos com declive, onde os resíduos vão sendo depositados e compactados, seguindo a declividade existente, com o recobrimento necessário no final de cada etapa de trabalho prosseguindo até que as células em construção atinjam o topo do declive da parte superior e lateral. II. No método de trincheira, as mesmas são colocadas com dois a três metros de profundidade, chegando em alguns casos até cinco metros, dependendo da profundidade do lençol freático. O material escavado serve para cobertura do próprio aterro. Os resíduos precisam ser compactados para que seja aumentada a vida útil do aterro. III. Ao operar um aterro sanitário será necessário contar com uma frota adequada para poder cumprir a totalidade das tarefas. A retroescavadeira tem a função de proceder com a compactação de solos e terraplanagem. IV. Em um plano de fechamento e selagem de uma Aterro Sanitário, deve-se considerar, no mínimo, todos os seguintes pontos: Projeto da camada de cobertura de selagem; Sistema de controle de águas superficiais e de drenagem; Controle dos gases do aterro; Controle do tratamento dos percolados; Controle de ruídos; e Sistema de monitoramento ambiental. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726410 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Resolução CONAMA nº 358/2005 dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. Sobre esta resolução, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde-PGRSS é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental, baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo. II. Cabe exclusivamente aos órgãos ambientais dos Estados, a fixação de critérios para determinar quais serviços serão objetos de licenciamento ambiental, do qual deverá constar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de SaúdePGRSS. III. Os efluentes líquidos provenientes dos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, para serem lançados na rede pública de esgoto ou em corpo receptor, devem atender às diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes. IV. Os resíduos do Grupo A1, constantes do anexo I da resolução, podem ser encaminhados sem tratamento prévio para local devidamente licenciado para a disposição final de resíduos dos serviços de saúde. A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726411 Engenharia Ambiental e Sanitária
A ISO 14001 – Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso – é uma norma internacional, pertencente à série de normas ISO 14000, que especifica requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O princípio básico de um Sistemas da gestão ambiental - SGA é o ciclo Planejar, Executar, Verificar e Agir (PDCA, plan, do, check, action), que permite que as organizações busquem a melhoria contínua de seu sistema de gestão. II. O SGA implementado segundo a ISO 14001 permite a obtenção de certificação após 2 anos de implementação comprovada e auditoria por organismo certificador acreditado. III. Algumas das principais mudanças decorrentes do processo de revisão da norma ISO 14001, iniciado em 2012, são: i) O entendimento do contexto da organização, às necessidades e às expectativas das partes interessadas; ii) A consideração de uma perspectiva de ciclo de vida; iii) A ênfase em uma abordagem de riscos; iv) A liderança como papel central para o alcance dos objetivos do sistema de gestão ; e v) O destaque para o fortalecimento do desempenho ambiental da organização, por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental. IV. A nova versão especifica três compromissos básicos que devem estar contemplados na política ambiental da organização: proteção ao meio ambiente; atendimento aos requisitos legais e outros requisitos (compliance obligations); e fortalecimento do seu desempenho ambiental. A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726412 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Lei 9.985/2000 instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. Sobre este tema, leia atentamente as alternativas a seguir: I.O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação: Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refúgio de Vida Silvestre; e Floresta Nacional. II. O Monumento Natural é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei. III. A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. IV. A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. A Floresta Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei.
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726413 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema nacional de informação sobre meio ambiente é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, previsto na Lei 6.938/1981. I. O princípio básico da Política de Informação do Ministério do Meio Ambiente é a construção e manutenção do Sistema Nacional de Informação Ambiental-SINIMA como uma plataforma conceitual, baseada na integração e compartilhamento de informação entre os diversos sistemas existentes, ou a construir, no âmbito do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA e do Sistema Nacional de Recursos Hídricos - SISNRH. II. A gestão documental é considerada parte integrante da Política de Informação do Ministério do Meio Ambiente, devendo atender às exigências da política nacional de arquivos públicos e privados. III. A gestão da informação é compreendida, no âmbito das políticas de governo eletrônico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informações estratégicas que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do Ministério como produtor de conhecimento coletivo. IV. Ao gerir as informações, principalmente as ambientais, o Ministério do Meio Ambiente deve permitir a coexistência da plataforma SINIMA com sistemas paralelos, legitimamente criado pelos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.
A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726414 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Lei 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitála. Sobre esta lei, leia atentamente as alternativas a seguir: I. Para imposição e gradação da penalidade, a autoridade competente não observará a situação econômica do infrator, no caso de multa. II. Entre as penas restritivas de direito está a prestação de serviços à comunidade. III. A suspensão de atividades será aplicada quando estas não estiverem obedecendo às prescrições legais. IV. São circunstâncias que atenuam a pena o baixo grau de instrução ou escolaridade do agente e o arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada.
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Q1726415 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (CTF/AIDA) é o registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dedicam à consultoria técnica sobre problemas ecológicos e ambientais e à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Sobre o CTF/AIDA, leia atentamente as alternativas a seguir: I. O CTF/AIDA foi criado em 1981 como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente e é normatizado pela Resolução Conama nº 1/1988 e pela Instrução Normativa Ibama nº 10/2013. II. Compete ao Ministério do Meio Ambiente aprovar e aditar os Acordos de Cooperação Técnica referentes ao CTF/AIDA, com órgãos e entidades da Administração Pública, federal, distrital e estadual. III. A inscrição das pessoas obrigadas ao CTF/AIDA será realizada no sítio do Ibama na Internet. IV. A atividade de gerenciamento de resíduos sólidos não perigosos possui o código 0005-10, no anexo I da Instrução Normativa Ibama.
A sequência de afirmativas INCORRETAS é:
Alternativas
Q1726416 Engenharia Ambiental e Sanitária
No Brasil, a avaliação de impacto ambiental e o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras constituem instrumentos para a execução da Política Nacional de Meio Ambiente, Lei nº 6.938, editada em 31 de agosto de 1981. Segundo a Lei Complementar 140/2011, que regula elementos sobre o licenciamento ambiental, leia atentamente as alternativas a seguir: I. A atuação supletiva é a ação do ente da Federação que visa a auxiliar no desempenho das atribuições decorrentes das competências comuns, quando solicitado pelo ente federativo originariamente detentor das atribuições definidas nesta Lei Complementar. II. Os entes federativos podem valer-se de Comissão Tripartite Nacional, Comissões Tripartites Estaduais e Comissão Bipartite do Distrito Federal; como instrumento de cooperação institucional nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora. III. Inexistindo órgão ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Município, a União deve desempenhar as ações administrativas municipais até a sua criação; IV. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada.
A sequência de afirmativas corretas é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: D
6: C
7: C
8: B
9: A
10: A
11: A
12: A
13: C
14: A
15: D
16: D
17: A
18: C
19: B