Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2021 para Médico Clinico Geral Emergência
Foram encontradas 13 questões
I. Colonização – Crescimento e multiplicação de um microorganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. II. Infecção Comunitária – Constatada na admissão porém, relacionada com a internação anterior do paciente no mesmo hospital. III. Infecção Metastática – é a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção. IV. Disseminador – Indivíduo que alberga um microorganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A higienização das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. A distribuição e a localização de unidades ou pias para a higienização das mãos, de forma a atender a necessidade nas diversas áreas hospitalares – além da presença dos produtos – é fundamental para a obrigatoriedade da prática. II. O Equipamento de Proteção Individual é uma barreira mecânica entre a transmissão de patógenos de materiais biológicos potencialmente contaminados e o profissional de saúde. III. O não uso ou o uso inadequado do EPI poderá favorecer a contaminação do profissional e permitir a transmissão de infecção relacionada à assistência à saúde. IV. Riscos biológicos são riscos oferecidos por diversos tipos de microorganismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão. Dentre esses estão as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica. II. Deixar de assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. III. Atender em setores de urgência e emergência, se respaldado por decisão majoritária da categoria. IV. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Metotrexato é tomado por via oral, uma vez por semana. Ele é anti-inflamatório em doses baixas utilizado para tratar a artrite reumatoide. Ele é muito eficaz e começa a funcionar dentro de três a quatro semanas, o que é relativamente rápido para um medicamento antirreumático modificadores da doença (DMARD). II. A leflunomida é tomada diariamente por via oral e tem benefícios que são semelhantes aos do metotrexato, mas é mais propensa a provocar a supressão da produção de células sanguíneas na medula óssea, função hepática anormal ou inflamação dos pulmões (pneumonite). Ela não pode ser administrada ao mesmo tempo que o metotrexato. III. A sulfassalazina é inicialmente administrada à noite por via oral e pode aliviar os sintomas e retardar o desenvolvimento de lesões articulares. A sulfassalazina também pode ser utilizada em pessoas que têm artrite reumatoide menos grave ou adicionada a outros medicamentos para aumentar a sua eficácia. A dose é aumentada gradualmente e a melhora normalmente é observada no prazo de três meses. IV. Corticosteroides são medicamentos antiinflamatórios potentes que suprimem o sistema imunológico. Corticosteroides, como a prednisona, são os medicamentos mais eficazes para reduzir drasticamente a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide em qualquer parte do corpo. Embora os corticosteroides sejam eficazes para uso em curto prazo, eles podem não impedir a destruição articular e podem se tornar menos eficazes ao longo do tempo e a artrite reumatoide geralmente permanece ativa durante anos.
A sequência correta é:
É correto afirmar sobre insuficiência renal:
É correto afirmar sobre a etiologia da HDA: I. Doença Ulcerosa Péptica: São lesões que ultrapassam a muscular da mucosa e tem diâmetro ≥ 0,5 cm. A hipercloridia sem o devido tratamento e com a exposição continuada a AINES, estresse e infecção por pylori, são os principais fatores associados a HDA nesses pacientes. A úlcera pode ser gástrica ou duodenal, sendo que o surgimento da gástrica está mais associado com o uso abusivo de AINES, ao passo que, a duodenal, com a infecção por H. pylori. II. Síndrome de Mallory-Weiss: É a laceração da mucosa na junção gastroesofágica associada ao grande esforço para vomitar e por repetidas vezes, ocorrendo sangramento quando envolve o plexo venoso ou arterial esofágico. Ocorre mais em etilista e grávidas. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Cerca de 90% dos casos estão associadas a hipertensão portal e 20% são por ruptura das varizes esofagogástricas.
A sequência correta é:
I. Cisticercos parenquimatosos, localizando-se preferencialmente nas áreas mais vascularizadas dos gânglios da base e do córtex cerebral. II. Cisticercos intraventriculares, que podem ser encontrados em qualquer dos ventrículos cerebrais, pequenos ou grandes, geralmente únicos e localizando-se de preferência no IV ventrículo. III. Cisticercos espinais, que podem situar-se no parênquima medular ou no espaço subaracnóideo espinal, tendo morfologia semelhante à dos cisticercos cerebrais. IV. Alguns casos podem necessitar intervenção cirúrgica devido a uma hidrocefalia obstrutiva – condição de alta mortalidade dessa parasitose – ou para remoção dos cistos que podem vir a comprimir estruturas do SNC.
A sequência correta é: