Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2021 para Médico Veterinário
Foram encontradas 20 questões
I. A saúde pública veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela ciência médica veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano. II. São consideradas atividades da saúde pública veterinária, as zoonoses, a higiene dos alimentos e os trabalhos de laboratório, de biologia e as atividades experimentais. III. São inúmeras as contribuições da Medicina Veterinária para a saúde humana. A primeira e mais básica função do sanitarista veterinário está fundamentada no contexto puramente veterinário por sua conexão com os animais inferiores e suas doenças, relacionado à saúde e bem-estar humanos. IV. A formação conferida aos médicos veterinários, não os qualifica para desempenhar funções generalistas, funções como a administração, o planejamento e a coordenação de programas de saúde pública, devem ser executadas por outros membros da equipe de saúde pública
A sequência correta é:
( ) A Forma Endêmica está caracterizada quando a doença está, normalmente presente na população da área geográfica, isto é, apresentase com regularidade previsível de frequência, cujos valores oscilam dentro dos limites considerados, pela estatística, como usuais ou esperados. ( ) Classifica-se como Pandemia, quando uma epidemia se expande, de forma incontrolável, atingindo uma ampla população, comprometendo vários países e mesmo continentes. ( ) Quando a doença está ocorrendo, de uma forma anormalmente elevada, em uma população de uma área restrita, chama-se de surto epidêmico. ( ) A Forma epidêmica é caracterizada quando a frequência dos eventos, doenças na população de uma área geográfica, em um determinado intervalo de tempo, ultrapassa os limites esperados considerados usuais ou endêmicos.
A sequência correta é:
( ) À sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se história natural da doença, e ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se processo epidêmico. ( ) Para o desencadeamento do processo epidêmico esse, é necessária uma associação entre fatores do agente, do hospedeiro e do ambiente, ou seja, qualquer modificação em algum dos elementos do ecossistema resulta em adaptações dos outros elementos, as quais podem estar relacionadas com o desenvolvimento das enfermidades. ( ) A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença. ( ) Virulência é o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
A sequência correta é:
I. Fonte de infecção. II. Via de eliminação. III. Meio de transmissão. IV. Porta de entrada.
A sequência correta é:
I. Erradicação é o conjunto de medidas empregadas com o objetivo de reduzir a frequência da ocorrência de uma doença já presente na população, consiste em evitar que a enfermidade venha a se desenvolver, ou seja, diminuir os efeitos da enfermidade quando ela não pode ser evitada. II. Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade. III. Medidas profiláticas de prevenção, consistem em evitar o aparecimento da enfermidade na população. IV. As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado.
A sequência correta é:
( ) A doença deve ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, sem considerar fatores como o sofrimento, a dor, o prazer, bem como, os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece. ( ) A saúde é silenciosa, geralmente não a percebemos em sua plenitude, na maior parte das vezes apenas a identificamos quando adoecemos. ( ) O Processo Saúde-Doença, num novo instrumento intelectual para a apreensão da saúde e da doença deve levar em conta a distinção entre a doença, tal como definida pelo sistema da assistência à saúde e a saúde, tal como percebida pelos indivíduos. ( ) A maneira de pensar a saúde e a doença deve desconsiderar os achados universais de que a mortalidade e a morbidade obedecem a um gradiente, que atravessa as classes socioeconômicas, de modo que menores rendas ou status sociais, estão associados a uma pior condição em termos de saúde.
A sequência correta é:
I. Exames rotineiros nos indivíduos. II. Exames de compras para aquisição de animais. III. Isolamento. IV. Medidas de desinfecção.
A sequência correta é: