Questões de Concurso Público SAP-SC 2022 para Enfermeiro
Foram encontradas 29 questões
I. Dispõe sobre a solicitação de exames de rotina e complementares por Enfermeiro. II. Considera que para a prescrição de medicamentos em programa de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, o Enfermeiro necessita solicitar exame de rotina e complementares para uma efetiva assistência ao paciente sem risco para o mesmo. III. Considera vários programas do Ministério da Saúde, a exemplo do Guia de Controle de Hanseníase, o Viva Mulher e o Programa Bolsa Família. IV. Resolve que o Enfermeiro pode solicitar exames de rotina e complementares quando no exercício de suas atividades profissionais.
I. Resfriado, sarampo, dengue. II. Candidíase, micose, histoplasmose. III. Tuberculose, hanseníase, leptospirose.
I. Trata-se da popular “catapora”. II. É causado por uma bactéria. III. A transmissão ocorre por via aérea ou contato direto com a saliva de uma pessoa infectada. IV. Os sintomas incluem febre e o inchaço das glândulas salivares, sublinguais ou submandibulares, o que pode causar dor na mastigação e ingestão de alimentos. Embora o aumento das glândulas seja um dos principais sintomas, não é regra, ou seja, em algumas situações o aumento não é aparente. V. O melhor método de prevenção é a vacinação. VI. O tratamento pode ser feito com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e repouso.
I. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que é o causador da Aids, atacando o sistema imunológico - responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. II. Ter o vírus HIV não é a mesma coisa que ter Aids. III. A transmissão do vírus HIV pode ocorrer por meio de sexo oral, vaginal e anal sem camisinha, transmissão de sangue contaminado, compartilhamento de seringas, vertical de mãe para filho e até por acidente com instrumento perfurocortante. IV. Não se transmite HIV com beijo na boca, suor, lágrima, picada de inseto, aperto de mão, abraço, pelo assento do ônibus, pelo ar, sabonete, talheres, copos, piscinas, lençóis, banheiro, masturbação a dois ou doando sangue.
I. É formado por momentos de pausa na respiração, alternados pela respiração mais profunda, chamada hiperpneia. II. Observado diante de ciclos de apneias que prejudicam a inspiração e a expiração. Nesses casos, existe associação com a acidose metabólica, decorrente de condições como insuficiência renal e diabetes. III. É o nome dado ao ritmo extremamente irregular, que mescla respirações profundas a superficiais e não permite a identificação de ciclos com inspiração e expiração. Está comumente ligado a problemas graves como lesões no SNC e hipertensão intracraniana. IV. A cetoacidose diabética e a insuficiência renal também podem desencadear esse padrão anormal, que resulta em respiração regular, mas de maior amplitude.
Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a correta. As paredes do coração são compostas por três túnicas:
I. Túnica formada por endotélio que repousa sobre uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a camada subendotelial. Essa última camada é conectada à camada mais espessa do coração pela camada subendocardial, a qual apresenta nervos, veias e ramos do sistema que conduz o impulso nervoso. II. Camada mais espessa do coração e responsável pela capacidade de contração do órgão. Essa camada é formada por feixes de fibras musculares cardíacas, as quais estão orientadas em várias direções. Envolve as câmeras do coração, sendo mais espesso nos ventrículos - em especial, no ventrículo esquerdo - e mais fino nas paredes dos átrios. III. Saco invaginado que envolve o coração e formado pela porção parietal e porção visceral. O parietal é uma camada externa, enquanto o visceral é uma camada mais interna. O visceral forma o chamado epicárdio e reveste o coração externamente.
É uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A infecção por essa doença durante a gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe e bebê, como: aborto e natimorto (feto expulso morto), malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras). Os principais sintomas são: febre baixa; linfoadenopatia retro auricular, occipital e cervical; exantema máculopapular.O período de transmissibilidade é de 5 a 7 dias antes e depois do início do exantema, que é uma erupção cutânea. A transmissão acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Não há tratamento específico -os sinais e sintomas apresentados devem ser tratados de acordo com a sintomatologia e terapêutica adequada, conforme cada caso. A prevenção é feita por meio de vacinação, disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. Fonte: Ministério da Saúde, Saúde de A à Z. 2022.
O texto se refere à qual doença?
I. A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. II. A notificação deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória. III. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções. IV. A Covid-19 encontra-se na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.
I. A escolha do local de aplicação da injeção intramuscular (IM) requer correta identificação de grupos de músculos por meio das características anatômicas. Isto demanda exposição completa do local selecionado, que deve ser avaliado quanto a sinais de inflamação, edema, processos infecciosos e lesões de pele, devendo ser evitados locais com tais características. II. Área ventroglútea: esse local é de fácil acesso com o paciente em decúbito ventral, dorsal ou lateral. Ele é localizado colocando-se a palma da mão na porção lateral do glúteo e o dedo médio estendendose até a crista ilíaca. A injeção é aplicada no centro do V formado pelos dedos indicador e médio, direcionando-se a agulha discretamente para cima, na direção da crista ilíaca. III. Deve-se idealizar um plano de rodízio dos locais de administração para todos os pacientes que requeiram administração intramuscular frequente. IV. A técnica Z para administração de medicamentos IM foi inicialmente introduzida para fármacos irritantes para a pele. Atualmente, tem sido recomendada para o uso em todas as injeções IM, uma vez que se comprovou que ajuda a reduzir a dor e o escape da medicação no local da entrada da agulha.
I. Popularmente conhecida no Brasil como “Barriga d’água”. II. Popularmente conhecida no Brasil como “Lombriga”. III. Popularmente conhecida no Brasil como “Amarelão”. IV. Popularmente conhecida no Brasil como “Elefantíase”. V. Popularmente conhecida no Brasil como “Oxiúrus”.
I. No exame quantitativo de urina coletada ao acaso, o valor de referência da glicose é menor que 30mg/Dl. Habitualmente, é indetectável. II. A glicosúria só ocorre quando os níveis de glicemia atingem 180 a 200mg/Dl. III. Geralmente, decorre do diabetes mellitus, mas pode ocorrer em outras situações, como dietas ricas em glicose antes da coleta, uso parenteral de glicose, glicosúria renal, diabetes insipidusnefrogênico, feocromocitoma, pancreatite aguda, hipertireoidismo, acromegalia e síndrome de Cushing.
I. A Sala de Vacinação (SV) representa a instância final da Rede de Frio, sendo responsável exclusivamente pelos procedimentos de vacinação de rotina, campanhas, bloqueios e intensificações. II. Consideradas as suas atribuições, as SV localizamse em unidades/serviços da Rede de Atenção Básica de Saúde e hospitais que ocupam posição estratégica em relação à Rede de Frio. III. Para a realização de sua atividade, é fundamental o armazenamento dos imunobiológicos aplicáveis em suas rotinas em equipamentos para refrigeração apropriados e dentro de condições ideais. IV. O dimensionamento dos equipamentos deve prever o prazo de um mês de armazenamento dos imunobiológicos, o quantitativo populacional de sua abrangência e a sua respectiva programação de abastecimento. V. Recomenda-se a utilização de freezers exclusivos para guarda das bobinas reutilizáveis, em número suficiente às demandas locais. É recomendada, também, a climatização da sala de vacinação, de forma a minimizar os riscos indesejados de alterações de temperatura dos imunobiológicos.