Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2024 para Medico Especialista II - Oftalmologista
Foram encontradas 10 questões
O quadro clínico da cetoacidose diabética (CAD) inicia com sinais e sintomas típicos de poliúria, polidipsia, perda de peso, náuseas, dor abdominal, vômitos e progride rapidamente, causando sonolência, torpor e, finalmente, coma. Ao exame físico, em consequência dos diferentes graus de acidose, pode ocorrer hiperpnéia (respiração de Kussmaul). É correto afirmar:
I. Os eventos precipitantes em pacientes com CAD mais comuns são as infecções, (geralmente pneumonia ou infecções do trato urinário) e descontinuação da terapia com insulina.
II. O atraso no início do tratamento da acidose e da desidratação pode evoluir com choque hipovolêmico e morte.
III. A gravidade da CAD pode ser classificada em leve, moderada ou grave, sendo baseada no pH venoso.
A alternativa correta é:
A pancreatite aguda (PA) é uma afecção inflamatória aguda do pâncreas que representa um desafio significativo para a prática clínica e a saúde pública em todo o mundo. Esta doença é caracterizada pela inflamação súbita e potencialmente grave do pâncreas, um órgão essencial para a digestão e regulação metabólica. É correto afirmar:
As arritmias cardíacas representam um amplo espectro de condições caracterizadas por anormalidades no ritmo cardíaco, variando de benignas a potencialmente fatais. Essas desordens do ritmo cardíaco são um importante problema de saúde pública, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. É correto afirmar:
A fibrilação atrial (FA)é uma arritmia cardíaca que acomete milhões de pessoas no mundo e se relaciona com risco aumentado de morte e de outras doenças, tais como o acidente vascular cerebral (AVC), a demência e diversas doenças cardiovasculares. Sua incidência e sua prevalência, bem como sua gravidade, torna a abordagem da arritmia necessária para a melhoria da qualidade de vida dos acometidos. É correto afirmar:
I. A FA geralmente se apresenta de forma assintomática, podendo deflagrar manifestações incapacitantes ou sintomas inespecíficos, como palpitações, dispneia, fadiga, tontura, desconforto torácico e ansiedade.
II. Como grande parte das vezes é uma doença de instalação assintomática, seu diagnóstico clínico pode ser difícil, mas é confirmado através do eletrocardiograma (ECG), que irá mostrar ausência de onda T e intervalos RR regulares associados a ausência de atividade elétrica atrial organizada.
III. Ao exame físico, os pacientes apresentam pulso irregular e taquicardia.
IV. Feito o diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento, que compete à melhoria dos sintomas que, porventura, estejam presentes, além da diminuição do risco de AVC e controle dos fatores de risco, visando redução de complicações.
A alternativa correta é:
A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é muito comum e representa um grave problema de saúde pública, no Brasil e no mundo, devido à sua elevada morbidade e mortalidade.
É correto afirmar: