Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2024 para Médico Especialista VII - Infectologista
Foram encontradas 6 questões
O Código de Ética Médica traz em seu Capítulo IV comandos relacionados a Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos nos quais são vedados ao médico. Em relação a este capítulo é correto afirmar:
I. É vedado ao médico participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador, quando pertencente à equipe de transplante.
II. É vedado ao médico deixar de esclarecer o doador, o receptor ou seus representantes legais sobre os riscos decorrentes de exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos casos de transplante de órgãos.
III. É vedado ao médico retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.
IV. É vedado ao médico participar direta ou indiretamente da comercialização de órgãos ou de tecidos humanos.
A alternativa correta é:
A mononucleose infecciosa (MI) é uma doença causada pelo Epstein Barr vírus (EBV). O EBV infecta as células epiteliais da orofaringe e atinge os linfócitos B que circulam nessa região. É correto afirmar:
I. A transmissão ocorre através de secreções orais. O vírus é excretado em maiores concentrações nos 6 primeiros meses após a infecção, podendo durar até 1 ano. Após esse período, a excreção passa a ser menor e intermitente.
II. O período de incubação dura de 4 a 7 semanas. Na fase inicial, os pacientes apresentam sintomas inespecíficos como cefaleia, mal-estar, fadiga e mialgia. Depois, apresentam a tríade da MI: febre + linfadenomegalia + faringite.
III. O tratamento da mononucleose infecciosa é sintomático. Antipiréticos e anti-inflamatórios podem ser usados para conter a febre e melhorar a odinofagia. Repouso é indicado nas primeiras semanas pelo risco de ruptura esplênica traumática.
A alternativa correta é:
A endocardite infecciosa (EI) é definida como uma infecção, geralmente bacteriana, do endocárdio. Ela ocorre, principalmente, nas válvulas cardíacas, apesar de, em alguns casos, ocorrer no septo entre as câmaras cardíacas (o endocárdio mural) ou em dispositivos cardíacos implantáveis. É correto afirmar:
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses mais comuns em todo o mundo. É correto afirmar:
A difteria ocorre durante todos os períodos do ano e pode afetar todas as pessoas que não são vacinadas, de qualquer idade, raça ou sexo. Acontece com mais frequência nos meses frios e secos (outono e inverno), quando é mais comum a ocorrência de infecções respiratórias, principalmente devido à aglomeração em ambientes fechados, que facilitam a transmissão.
É correto afirmar:
I. O período de incubação da difteria, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde a infecção da pessoa, é, em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo.
II. O período de transmissibilidade da difteria dura, em média, até 2 meses após o início dos sintomas. O tratamento da difteria é feito com o soro antidiftérico (SAD), que deve ser ministrado em unidade hospitalar.
III. A vacinação é o principal meio de controle e prevenção da difteria. É preciso manter o esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos sempre atualizado.
IV. Após o surgimento da vacina tríplice bacteriana (DTP), o número de casos de difteria se tornou muito raro no Brasil.
A alternativa correta é:
A febre tifoide é uma infecção sistêmica causada pela SalmonellaTyphi, geralmente por ingestão de alimentos ou água contaminados, e ocorre predominantemente em locais associados a precárias condições de higiene e à falta de saneamento básico. É correto afirmar:
I. A transmissão pode ocorrer enquanto houver eliminação de bacilos nas fezes ou na urina, geralmente a partir da primeira semana da manifestação de sintomas até o fim da convalescença.
II. O agente etiológico da febre tifoide é a Salmonellaenterica, sorotipo Typhi (SalmonellaTyphi), bactéria Gram-positiva da família Enterobacteriaceae.
III. A doença é caracterizada por febre alta prolongada, fadiga, cefaleia, tosse seca, náusea, perda de apetite, dor abdominal, constipação (mais comum em adultos) ou diarreia (comum em crianças ou imunocomprometidos), dissociação pulsotemperatura, hepatoesplenomegalia e roséola tífica (rara).
IV. Complicações ocorrem em 10% a 15% dos casos, sendo o sangramento gastrointestinal, a perfuração intestinal e as encefalites as mais graves.
A alternativa correta é: