Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2024 para Professor III - Língua Portuguesa

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Q3133393 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
Qual é a principal diferença entre a visão do “místico” e a do eu lírico no poema, considerando suas percepções sobre o significado e a interpretação da realidade?  
Alternativas
Q3133394 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
Como a percepção do eu lírico se reflete na frase Eu vejo ausência de significação em todas as coisas? 
Alternativas
Q3133395 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
No poema, o eu lírico afirma: Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não significar nada. Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação. A partir dessa afirmação, o eu lírico sugere que: 
Alternativas
Q3133396 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
Qual é a visão do eu lírico sobre a interpretação da realidade, conforme expresso no poema?
Alternativas
Q3133397 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 

A respeito das ideias do poema, analise as assertivas que seguem:


I. O eu lírico acredita que ser uma coisa implica que ela não tem nenhum valor.

II. O eu lírico defende que a busca por significados profundos é a melhor maneira de se relacionar com a realidade.


Das assertivas, pode-se afirmar que: 

Alternativas
Q3133398 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
A palavra místico no poema é usada para caracterizar uma forma de ver o mundo. Qual é o significado semântico da palavra nesse contexto? 
Alternativas
Q3133399 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
A análise do sujeito da frase Eu vejo ausência de significação em todas as coisas revela uma característica específica do núcleo do sujeito. Qual é essa característica?  
Alternativas
Q3133400 Português
Tu, místico

Tu, místico, vês uma significação em todas as coisas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma coisa oculta em cada coisa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra coisa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as coisas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não
significar nada.
Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação.

(“Poemas Inconjuntos”. In Poemas de Alberto
Caeiro. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1946.) 
A respeito de temas gramaticais diversos, analise as assertivas que seguem:

I. As palavras místico e suscetível são proparoxítonas.
II. Na frase Vejo-o e amo-me, porque ser uma coisa é não significar nada, a vírgula separa uma oração coordenada aditiva.
III. Na frase Ser uma coisa é não ser suscetível de interpretação, um sinônimo para suscetível é a palavra passível.

Pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q3133417 Português
Na frase Quando o sol se pôs, as estrelas começaram a brilhar no céu, a conjunção Quando consiste em uma: 
Alternativas
Q3133418 Português
Na derivação sufixal ocorre a junção de um sufixo a um radical ou palavra simples já existente, que atua como palavra primitiva. O sufixo é colocado depois da palavra primitiva, alterando o seu sentido e formando uma palavra derivada, com um significado próprio. Sabendo disso, qual das alternativas abaixo apresenta somente vocábulos formados por derivação sufixal? 
Alternativas
Q3133419 Português
Na frase A escritora publicou seu novo romance, que já está fazendo sucesso nas livrarias, qual a função sintática dos termos seu novo romance?  
Alternativas
Q3133420 Português


(Autor: Pietro Soldi) 
Em relação ao uso de imagens e texto na tirinha, analise as afirmativas a seguir:

I. Cada quadrinho ilustra uma edificação moderna que substituiu locais importantes da vida dos personagens, sugerindo a substituição da memória afetiva pela modernização.

II. A tirinha provoca uma reflexão sobre o impacto das transformações urbanas na identidade e na história das pessoas, destacando a substituição do antigo pelo novo.

III. O autor sugere que, apesar das mudanças, esses locais permanecem preservados na memória das pessoas, sendo valorizados pelo desenvolvimento urbano.



Pode-se afirmar que:  
Alternativas
Q3133421 Português


(Autor: Pietro Soldi) 
Sobre o efeito das transformações urbanas destacadas no texto, a tirinha sugere que:  
Alternativas
Q3133422 Português


(Autor: Pietro Soldi) 
Acerca da classe verbal, analise as assertivas abaixo:

I. Na frase A casa onde seu pai nasceu, o verbo nasceu é intransitivo.
II. O verbo empregou está conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

Das assertivas, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: D
6: C
7: B
8: A
9: D
10: D
11: D
12: B
13: A
14: C