Questões de Concurso Público Prefeitura de Biguaçu - SC 2024 para Psicólogo - Edital nº 18 - SEMED
Foram encontradas 7 questões
( ) Reconhece a importância da estrutura familiar na compreensão do funcionamento familiar, sendo tal estrutura advinda do sistema emocional que conforma essa estrutura.
( ) Dá ênfase à transmissão intergeracional de padrões emocionais, propondo o genograma como uma técnica central.
( ) Busca modificar a estrutura familiar no presente, intervindo para fortalecer ou enfraquecer fronteiras entre os subsistemas.
( ) Tem como principal direcionamento clínico aumentar a diferenciação do self dos membros da família e ajudá-los a se tornarem independentes emocionalmente e menos reativos às pressões do sistema familiar.
( ) O clínico assume um papel mais ativo e diretivo, desafiando a estrutura familiar e promovendo novas formas de interação, sendo técnicas fundamentais a encenação e reestruturação de fronteiras.
I. O TPB faz parte do grupo B, na organização da APA, envolvendo personalidades dramáticas, emotivas ou erráticas.
II. A característica central do TPB é um padrão difuso de instabilidade nas relações, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada.
III. O TPB é caracterizado pelo fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais, conforme indicado pela repetição de atos que constituem motivos de detenção.
IV. O TPB tem seu diagnóstico já na infância, mas ocorre sobretudo na adolescência ou no início da vida adulta. É estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.
Assinale a alternativa correta:
I. Na fase de dependência relativa há de ser construída uma sustentação psíquica para a criança. A realidade externa, para o bebê é muito simplificada e permite que ele crie pontos de referência simples e estáveis, facilitando sua integração no tempo e no espaço.
II. Na fase de dependência relativa, com a ocorrência do que seja o handling ou manipulação do bebê enquanto ele é cuidado, vai sendo alcançada uma função que harmoniza a vida psíquica com o corpo, o que Winnicott chama de “personalização”.
III. Na fase de dependência relativa, a criança se conscientiza de sua sujeição, pois se vê algo separada, mas não fundida à mãe, e tolera melhor as falhas de adaptação. Tornando-se capaz de tirar proveito delas para se desenvolver.
IV. Na fase de dependência relativa há a percepção do bebê de haver uma realidade externa, separada dele. Ela também já consegue se antecipar aos acontecimentos e prever as ações de sua mãe.
V. Na fase de dependência absoluta há um desconhecimento da dependência por parte do bebê. Aqui, ao ocorrer o holding, ou instauração de uma rotina (repetitiva) de cuidados cotidianos há uma sustentação corporal e psíquica para a criança.
Assinale a alternativa correta:
( ) O trabalho do psicólogo não envolve o que seja a prevenção ou capacitação comunitária para percepção de riscos, bem como não se volta à preparação ou auxílio às comunidades na elaboração de planos de contingência.
( ) O trabalho do psicólogo na fase de resposta ao desastre envolve a gestão e administração dos efeitos do desastre, atendimento às pessoas, administração de abrigos provisórios e planos de reconstrução.
( ) O psicólogo deve se focar em um trabalho voltado a identificar transtornos de ajustamento e de estresse pós-traumático face às reações pós desastre, pois os afetados desenvolverão sintomas de transtornos mentais.
( ) Faz parte do trabalho do psicólogo em situações de atendimento a desastres a primeira ajuda psicológica que consiste em oferecer escuta acolhedora, incentivar o compartilhamento de reações e dificuldades prioritariamente em grupo.
Assinale a alternativa correta:
Leia a definição a seguir e depois indique o que seja correto sobre matriciamento em saúde mental:
“Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. No processo de integração da saúde mental à atenção primária na realidade brasileira, esse novo modelo tem sido o norteador das experiências implementadas em diversos municípios, ao longo dos últimos anos. Esse apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos, tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária”.
(Guia prático de matriciamento em saúde mental / Dulce Helena Chiaverini (Organizadora) ... [et al.]. [Brasília, DF]: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011)
I. Matriciamento é um tipo de encaminhamento ao especialista visando atendimento técnico especializado, a fim de alcançar eficácia nas ações em saúde mental.
II. Matriciamento é o estabelecimento de atendimento individual pelo profissional de saúde mental, visando a intervenção psicossocial realizada por este profissional.
III. No matriciamento há a construção coletiva do projeto terapêutico entre as equipes, de referência e de apoio matricial, profissionais de diversas especialidades compartilham o seu saber, existindo o campo comum a todos e o núcleo específico de cada especialidade ou profissão.
IV. O matriciamento pode ser buscado quando a equipe de referência necessita de apoio da saúde mental para conduzir um caso que exige esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família.
Assinale a alternativa correta: