Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2024 para Auxiliar de Sala - Educação Infantil
Foram encontradas 30 questões
I. Direitos e Deveres de Cidadania, ao Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.
II. Responsabilidade, a Solidariedade, e o Respeito ao Bem Comum.
III. Sensibilidade, a Criatividade, a Ludicidade e a Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.
IV. Direitos e Deveres da Criança, o Exercício da Criticidade e o Respeito às regras da unidade educativa.
A sequência correta é:
I. A primeira etapa da educação básica.
II. É oferecida em creches e pré-escolas.
III. Creches e pré-escolas são espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados.
IV. Estes espaços educam e cuidam de crianças de 1 a 5 anos de idade.
A sequência correta é:
I. Ser auxiliadas nas atividades que não puderem realizar sozinhas.
II. Ser atendidas em suas necessidades básicas físicas e psicológicas.
III. Ter atenção especial por parte do adulto em momentos peculiares de sua vida.
IV. Ser atendidas em suas necessidades relacionadas à moral.
A sequência correta é:
I. Autonomia e participação.
II. À felicidade, ao prazer e à alegria.
III. À individualidade, ao tempo livre e ao convívio social.
IV. À algumas oportunidades.
V. À espaços, tempos e materiais específicos.
A sequência correta é:
I. A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.
II. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.
III. O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.
IV. Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças somente nos espaços internos da instituição.
A sequência correta é:
I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
III. A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).
IV. Documentação específica que permita às famílias conhecerem o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
V. A retenção das crianças na Educação Infantil, caso a avaliação assim o indique.
A sequência correta é:
I. A criança é compreendida como sujeito histórico, de direitos.
II. É somente reprodutora de cultura.
III. A identidade pessoal e coletiva constitui-se pelas vivências no contexto social.
IV. À criança vai por meio de experiências qualificadas no brincar, no fantasiar, no explorar, no questionar, construindo sentidos sobre a natureza e a sociedade.
A sequência correta é:
I. É um lugar que proporciona desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações, e que, a partir de sua riqueza e diversidade, desafia permanentemente aqueles que o ocupam.
II. Que estimula a criatividade, autonomia, autorias favorecendo a construção de estruturas cognitivas, físicas, sociais, naturais e emocionais.
III. Que é importante ter um olhar sensível sobre o que as crianças apreciam brincar, seus diálogos, em que espaços preferem assumir papéis e que despertam mais atenção, em que momento da rotina estão mais agitados ou mais calmos.
IV. Que é fundamental para que a estruturação espaçotemporal tenha significado. É imprescindível considerar o contexto sociocultural no qual se insere a proposta pedagógica da instituição, que deverá lhe dar suporte.
A sequência correta é:
I. É necessário rejeitar a ideia centrada em si (adulto) e ao senso comum, e tangenciar por transformar a prática, agir renovando apegos onde a relação entre adultos e crianças sejam destacadas e participadas, tendo em vista, que regras devem ser construídas e reconstruídas, assinaladas de modos diferenciados.
II. Qualidade em transgredir os silenciamentos inscritos na instituição reside em alargar a multiplicidade de encontros, contribuindo para o enfrentamento de todo e qualquer forma de engessar o trabalho pedagógico.
III. A organização do trabalho pedagógico deve fazer com que a criança se aproprie do mundo dos objetos e das relações, naturais, sociais e físicas.
IV. Os tempos e espaços devem ser organizados pelos adultos de modo a apresentar às crianças a noção de que a sociedade vive com regras, regras estas, no caso da educação infantil, sendo definidas pela direção do CEI.
A sequência correta é:
I. A infância deve ser um tempo de brincadeira, pois é brincando que as crianças têm suas primeiras aproximações e apropriações dos encontros sociais, representando o mundo em que está inserida, se constituindo e se colocando no espaço de convivência.
II. A importância da brincadeira está nas representações estabelecidas entre os pares, entre a representação da criança com o brinquedo, entre os limites estabelecidos, entre as noções de regras para um bom convívio social, sendo aporte para (com)viver nas expressões, narrativas, diálogos, encontros, altruísmo, constituição da maturação socioafetiva.
III. Amparadas em Friedrich Froebel, entende-se que o brincar é a atividade principal da criança, sobretudo na primeira infância.
IV. Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois a brincadeira permite conhecer e aprender sobre as coisas que estão presentes no seu cotidiano: sobre as pessoas, a natureza, a cultura, os objetos e sobre si mesma.
A sequência correta é: