Questões de Concurso Público IF-BA 2017 para Nível Médio
Foram encontradas 9 questões
Sobre a estrutura etária da população Brasileira, apresentada na figura abaixo, é correto afirmar.
De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais. A Grande Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.
Nas décadas de 1970 e 1980, o Brasil sofreu um intenso processo de êxodo rural. A mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. Hoje o deslocamento do campo para a cidade continua, porém em percentuais menores.
O intenso processo de urbanização no Brasil gerou o fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes centros metropolitanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Manaus, entre outros.
Disponível em: http://teen.ibge.gov.br/sobre-o-brasil/populacoa/populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 28 jul. 2017
Com base na leitura do texto e nos seus
conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, é correto afirmar que:
Chico Science, A cidade. Disponível em https:// www.letras.mus.br/nacao-zumbi/77652/ acesso em 7 ago. 2017. (trecho)
O trecho da música acima nos revela, de forma poética e geográfica, as complexidades existentes nas cidades capitalistas modernas. Entre essas complexidades, é correto identificar:
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.
ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 174. (Adaptado)
O texto acima descreve as características da vegetação de:
Onda de frio derruba temperaturas no Sul e avança pelo Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte
Uma forte massa de ar [...] vinda da Argentina chegou ao Sul do país nesta segunda-feira (17/07/2017) e deve causar uma onda de frio nos próximos dias também nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte. O Rio Grande do Sul registrou queda de neve granular em quatro cidades, assim como uma cidade da serra catarinense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados do Sul podem ter temperaturas negativas. Em São Joaquim (SC), onde os termômetros marcaram 1ºC nesta segunda-feira, há previsão de temperaturas entre -5°C e 4°C. Turistas lotam a cidade à espera da neve. Em Urupema (SC), os termômetros podem marcar -3°C. Ainda conforme as previsões, esse ar frio vai se deslocar pelo país durante os próximos dias, derrubando as temperaturas na região Sudeste e atingindo também os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul e grande parte de Mato Grosso.
Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/onda-de-frio-deve-atingir-sul-sudeste-centro- -oeste-e-parte-da-regiao-norte.ghtml. Acesso em: 27 jul. 2017.