Questões de Concurso Público IF-ES 2016 para Auxiliar em Administração
Foram encontradas 50 questões
Texto para a questão a seguir.
Atente a essas considerações:
I) A forma verbal “ia” (linhas 6 e 10) reflete o uso coloquial do verbo “ir” nessa situação de comunicação, forma habitual da fala, porém rejeitada pela gramática, que orienta o emprego da forma “iria”.
II) O pronome “se” empregado na linha 16 expressa ideia de reflexividade para o verbo que o precede.
III) O verbo “mover” (linha 1) encontra-se devidamente flexionado no pretérito perfeito, por se referir a uma ação ocorrida no passado referente ao facão do personagem.
IV) O substantivo “arma” (linha 3) expressa uma função em oposição ao substantivo “troço” (linha 3) referindo-se ao objeto que no momento é descrito no texto.
Das assertivas acima, são consideradas CORRETAS as que se apresentam nos itens
Texto para a questão a seguir.
Texto para a questão a seguir.
Considere os trapézios ABCD e AEFD formados pelas retas r, s e u, paralelas entre si, e
interceptadas por duas transversais, conforme a figura abaixo:
Sabe-se, ainda, o comprimento dos segmentos:
De acordo com as informações dadas, qual é o valor de m?
Considere a sequência abaixo:
(1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 ...)
Qual é o termo que ocupa a 211ª posição?
Segundo a Constituição Federal de 1988, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá:
I) Ter um caráter educativo e informativo.
II) Ser de orientação social.
III) Ter a identificação através de nomes, símbolos ou imagens que caracterizam a autoridade pública ou o servidor público responsável por ela.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
Com relação ao planejamento, analise as sentenças abaixo:
I) O planejamento não se refere a decisões futuras. Ele é executado no presente: são seus resultados que se projetam no futuro.
II) Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado.
III) O planejamento deve identificar antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.
De acordo com Lacombe (2011), assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
Para Franck M. Knox (CURY, 2005, P. 374), as empresas têm uma ideia geral de que os formulários devem ser controlados. No entanto, poucas se engajam, efetivamente, num programa com esse objetivo. Sobre os obstáculos ao controle dos formulários, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A crença falsa de que o controle de formulários consiste em possuir um número de estoque, com o respectivo controle, com uma programação anual de compras, centralizada, e que o formulário só pode ser impresso se autorizado pelo diretor.
( ) A direção da empresa tem muitas outras coisas importantes em que pensar.
( ) A maioria dos formulários é pouco usada e muitos desses papelórios são impressos pelos próprios usuários. Desta forma, algumas vezes, nem a direção, nem o órgão de sistemas e métodos conhecem a existência desses formulários que são impressos nas máquinas copiadoras dos usuários.
( ) A ênfase do controle de formulário deve dirigir-se principalmente ao uso administrativo do formulário mais do que a sua produção.
( ) O órgão de controle de formulários tem como responsabilidade primária centralizar o programa de controle para que não haja proliferação de formulários quase idênticos.
( ) Alguns dirigentes não acreditam que o controle de impressos seja suficientemente importante para merecer atenção.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.
Com relação ao clima organizacional, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O conceito de clima organizacional traduz a influência ambiental sobre a motivação dos participantes e é um importante aspecto do relacionamento entre pessoas e organizações.
( ) Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser baixo; quando há baixa motivação entre os membros, o clima organizacional tende a aumentar.
( ) O clima organizacional pode ser descrito como a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, e que influencia o comportamento dos participantes.
( ) O termo refere-se aos valores dominantes, que são os principais valores que a organização advoga e espera que seus participantes compartilhem, tais como: qualidade do produto, baixo absenteísmo, alta eficiência, entre outros.
( ) No fundo, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado: é como se houvesse uma retroação recíproca entre o estado motivacional das pessoas e o clima organizacional.
( ) O clima organizacional reflete a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente.
Leia as afirmativas sobre organogramas.
I) Ao fazer um organograma, é importante usar abreviações e siglas, pois o uso de legendas é facilitado e aconselhável em folha separada.
II) O organograma busca demonstrar, por meio do gráfico, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e de responsabilidade.
III) Um dos objetivos do organograma é o de permitir a análise organizacional.
IV) No processo de elaboração do organograma, é provável que o profissional se defronte com uma organização que não corresponda àquela que ele conheceu: trata-se da organização informal.
V) O uso de nomes no interior dos retângulos do organograma funcional é obrigatório para que as pessoas que ocupam os cargos, em organizações de grande porte, sejam devidamente identificadas.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
Para Araújo (2011, p. 164-165), o organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização e busca demonstrar, entre outros objetivos, a divisão do trabalho. De acordo com o autor e as definições de técnicas de elaboração de organogramas, associe a segunda coluna com a primeira.
I) Organograma circular ou radial
II) Organograma funcional
III) Organograma estrutural
IV) Organograma matricial
( ) É o que representa a estrutura mais sofisticada e a mais recente técnica de organogramação, pois resulta da estrutura tradicional mais a formulação estrutural fundamentada no planejamento e na execução de projetos
( ) A apresentação estética é superior aos demais modelos de elaboração gráfica, pois oferece visual suave.
( ) O funcionário não tem um chefe hierárquico. A subordinação é às pessoas que ocupam a função correspondente ao que está sendo executado naquele momento.
( ) Essa técnica é utilizada para representar a maioria das organizações conhecidas.
( ) A técnica reduz a possibilidade de conflitos entre superiores e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificadas.
( ) Este organograma deve ser feito por agrupamento de unidades, partindo das unidades de direção, apoio superior até as de cunho operacional.
( ) A movimentação de personagens de um grupo
para outro dá uma dimensão de flexibilidade e
adaptabilidade que outras estruturas não permitem,
em função, quase sempre, do rígido padrão hierárquico
estabelecido.