Questões de Concurso Público IF-ES 2024 para Professor EBTT - Engenharia Agrícola

Foram encontradas 20 questões

Q3022795 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considere a instalação de um conjunto motobomba para bombear água de um rio (ponto 1) até um tanque de armazenamento (ponto 2). As características desse sistema estão apresentadas abaixo:

Material da tubulação: PVC
Vazão requerida: 30 l/s
Altura geométrica de sucção: 4,0 m
Altura geométrica de recalque: 34,0 m
Perdas de carga na sucção: 0,5 m
Perdas de carga no recalque: 1,5 m
Rendimento global (bomba e motor): 80%
Folga a acrescentar: 10%.

O conjunto elevatório (bomba-motor) deverá vencer a diferença de nível entre os dois pontos mais as perdas de carga em todo o percurso. A potência do conjunto elevatório necessária para o bombeamento até o tanque de armazenamento, já incluindo a folga, é de (considerar 1cv = 1HP):
Alternativas
Q3022796 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A disposição e o assentamento das bombas, canalizações e peças especiais merecem muita atenção por parte dos projetistas e dos montadores. O esquema montado abaixo representa uma disposição didática, nem sempre completa, nem sempre adequada a cada caso.


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a imagem acima, a alternativa que melhor relaciona as peças/acessórios representadas pelos números 15, 35, 40 e 45 são, RESPECTIVAMENTE:RESPECTIVAMENTE:

Alternativas
Q3022797 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere as afirmativas abaixo relacionadas a problemas, causas, consequências e soluções passíveis de ocorrer em uma área de irrigação.



I. O golpe de aríete é um fenômeno hidráulico que ocorre quando há uma interrupção abrupta no fluxo de um fluido numa tubulação. Isso pode causar um aumento repentino e momentâneo na pressão, seguido por uma onda de pressão que se propaga pela tubulação. Para evitar esse problema, o projetista pode, por exemplo, instalar câmara de ar comprimido.


II. Válvulas de alívio e/ou segurança são usadas para evitar o aumento de pressão e/ou a entrada ou saída de ar das tubulações pressurizadas. Essas válvulas controlam a pressão abrindo-se automaticamente e aliviando pequenas quantidades de fluido com o aumento da pressão.


III. A presença de ar no interior de tubulações pode causar, por exemplo, o aumento da resistência ao escoamento, aumento da perda de carga, danos aos tubos e cavitação. Já a ausência de ar (vácuo) pode gerar problemas, tal como, o esmagamento de tubos. As válvulas ventosas são uma forma de controlar tanto a saída quanto a entrada de ar do interior das tubulações.


IV. A cavitação é um fenômeno físico de vaporização de um líquido e consiste na formação de bolhas de vapor pela redução da pressão durante o movimento do líquido em sistemas hidráulicos, podendo provocar danos materiais. São exemplos de formas de evitar a cavitação: reduzir o nível do líquido no tanque de sucção e manter o NPSH disponível menor que o NPSH requerido.



Estão CORRETAS:

Alternativas
Q3022798 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere que uma bomba está operando com uma vazão volumétrica de 200 gal/min (45,4 m3 /h) e uma altura de carga total de 400 ft (121,9 m). Os valores CORRETOS a serem utilizados para o diâmetro do rotor, para a potência e o rendimento dessa bomba, RESPECTIVAMENTE são:


                    Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q3022799 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O cultivo do feijoeiro irrigado em um solo de textura siltosa apresenta, até a profundidade de 40 cm, uma Capacidade Total de Água no solo (CTA) de 88 mm. O sistema de irrigação apresenta uma eficiência de 80%. A condição climática da região apresenta uma evapotranspiração de referência de 6 mm/d e coeficiente de cultivo (Kc) de 1,1. Tabela: Fator de disponibilidade de água no solo (f) em função do grupo de culturas e da evapotranspiração de referência (ETo).


Imagem associada para resolução da questão


Grupo 1 – cebola, pimenta e batata.

Grupo 2 – banana, repolho, uva; ervilha e tomate.

Grupo 3 – alfafa, feijão, cítricas, amendoim, abacaxi, girassol, melancia e trigo.

Grupo 4 – algodão, milho, azeitona, açafrão, sorgo, soja, beterraba, cana-de-açúcar e fumo.



Considerando tais informações, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q3022800 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considere que as condições obtidas durante um pré-projeto de um sistema de irrigação por aspersão convencional para a cultura do milho foram: capacidade de campo de 38%, ponto de murcha de 14%, densidade aparente do solo de 1,3 g/cm3 , velocidade de infiltração básica (VIB) de 12 mm/h, profundidade efetiva do sistema radicular de 30 cm, fator de disponibilidade (f) de 0,5 e evapotranspiração de referência (ETo) de 7 mm/dia.

Dentre as opções de aspersores abaixo, o mais indicado para esse solo é:
Alternativas
Q3022801 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Equação Universal de Perdas de Solo (USLE) exprime a ação dos principais fatores que sabidamente influenciam a erosão pela chuva. A equação é expressa por A = R K L S C P. Sobre tal equação, está INCORRETO dizer que:
Alternativas
Q3022802 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as práticas conservacionistas para conservação do solo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3022804 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Método Racional é largamente utilizado na determinação da vazão máxima de projeto em bacias hidrográficas. Considere que os princípios básicos desta metodologia são:

I. Admite que a bacia é grande para que essa condição aconteça, pois a duração é inversamente proporcional à intensidade.
II. Considera a duração da precipitação intensa de projetos igual ao tempo de concentração.
III. Adota um coeficiente único de perdas, estimado com base nas características da bacia.
IV. Não avalia o volume de cheia e a distribuição temporal das vazões.

Com relação aos princípios básicos desta metodologia, está CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3022805 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Para o manejo hidroagrícola de uma bacia hidrográfica, com terreno levemente ondulado, utilizam-se 4 postos pluviométricos que estão dentro dos limites da bacia (postos “A”, “B”, “C” e “D”) e mais 2 postos que estão fora de seus limites (postos “E” e “F”). As áreas de influência de cada posto pluviométrico estão indicadas na tabela abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Os valores da altura da chuva média na bacia usando o método da média aritmética e o método dos polígonos de Thiessen são, RESPECTIVAMENTE:

Alternativas
Q3022813 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A ventilação insuficiente em um galpão destinado à produção de animais pode aumentar a concentração de poluentes no ar. As afirmações a seguir estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q3022814 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as estruturas construídas para armazenagem de grãos NÃO É CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3022815 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Desconsiderando elevadores e correias transportadoras, a alternativa que melhor representa a sequência de processamento de grãos dentro de uma Unidade Armazenadora de Grãos (UAG) é:
Alternativas
Q3022816 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma noção sobre estrutura, composição e propriedades físicas dos produtos agrícolas como grãos e derivados, deve ser pré-requisito para o estudo sobre secagem e armazenamento destes produtos, bem como para a adaptação de equipamentos já existentes. Sobre a estrutura, composição e propriedades físicas dos grãos está CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3022817 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O processo de secagem de grãos em camada fixa pode ser representado em um gráfico psicrométrico. Assim que o ar move através do aquecedor (ponto de estado A para o ponto de estado B), sua temperatura e sua entalpia aumentam e, ao atravessar a camada de grãos (ponto de estado B para o ponto de estado C), a umidade relativa e a razão de mistura aumentam, a temperatura de bulbo seco diminui e a entalpia permanece constante. Nesse caso, a camada de grãos deve ser revolvida periodicamente.


O gráfico psicométrico que melhor representa o processo descrito acima é:

Alternativas
Q3022818 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A massa de grãos armazenada é um ecossistema em que a deterioração é o resultado da interação entre variáveis físicas, químicas, biológicas de fontes internas e biológicas de fontes externas. Assinale a alternativa que NÃO representa um exemplo dessas variáveis (ou que menos influencia no processo de deterioração).
Alternativas
Q3022819 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma unidade armazenadora compra 1.000 toneladas de soja cujo teor de umidade é 15% base úmida (b.u.), quando o ideal seria comercializar o produto com 10% b.u. Sabendo que a porcentagem de umidade contida nos grãos em base úmida é dada pela razão entre o peso da água (Pa) e o peso total (Pt) da amostra e que a porcentagem de umidade em base seca (b.s.) é dada pela razão entre o peso da água (Pa) e o peso da matéria seca (Pms), a quantidade de água que a unidade armazenadora compraria em excesso é?
Alternativas
Q3022821 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere um pulverizador acoplado ao trator que opera nas seguintes condições:


Depósito do pulverizador: 600 litros de capacidade,

Características dos bicos: o pulverizador opera com 28 bicos a uma altura do solo de 50 cm.

Bicos na barra: os bicos estão espaçados na barra a uma distância de 50 cm.

Gastos durante a regulagem: o pulverizador gasta 14 litros para pulverizar uma área de 50 

m de comprimento.

O defensivo agrícola a ser utilizado é recomendado na dosagem de 6,0 litros/ha.


Nessas condições, o volume total de líquido que será necessário para pulverizar um hectare e a quantidade de defensivo agrícola que deverá ser colocada para completar o depósito para a aplicação CORRETA são, RESPECTIVAMENTE:

Alternativas
Q3022822 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Na figura abaixo é apresentada a constituição de uma aiveca. As partes representadas pelos números 1, 2, 3, 4 e 5 são, RESPECTIVAMENTE:




Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q3022823 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A capacidade operacional de máquinas agrícolas é a quantidade de trabalho (produção) que um conjunto mecanizado (trator/animal + implemento) é capaz de executar por uma unidade de tempo. O fator de campo (f), conforme quadro abaixo, diz respeito à porcentagem do tempo total realmente utilizado em trabalho efetivo.


                            Imagem associada para resolução da questão



Considere uma operação de aração a uma velocidade de 6 km/h e largura de trabalho de 2,5 m, seguida de uma operação com grade niveladora a uma velocidade de 8 km/h e largura de trabalho de 3,0 m. Nesse caso, a capacidade de campo efetiva da aração, a capacidade de campo efetiva da gradagem e o número de dias para preparar 100 hectares (arar e gradear), considerando um turno de 8 h/dia são, RESPECTIVAMENTE:


Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: A
8: B
9: B
10: B
11: D
12: E
13: A
14: D
15: A
16: B
17: C
18: A
19: B
20: B