Questões de Concurso Público IF-ES 2024 para Professor EBTT - Logística
Foram encontradas 24 questões
(https://www.cscmp.org/CSCMP/CSCMP/Educate/SCM_Definitions_and_Glossary_of_Terms.aspx?hkey=608795 88-f65f-4ab5-8c4b-6878815ef921)
No que se refere à cadeia de suprimentos, Chopra e Meindl (2011), define como todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, na satisfação de um pedido de um cliente.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operações. 4.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
De acordo com Novaes (2015), a gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management – SCM é “a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente”.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
Considerando a relação entre logística, cadeia de suprimentos e gestão da cadeia de suprimentos, analise as afirmações a seguir:
I. A cadeia de suprimentos inclui apenas fornecedores de matérias-primas e fabricantes.
II. Uma cadeia de suprimentos é dinâmica e envolve um constante fluxo de informação, produto e capital entre os diferentes estágios.
III. As organizações envolvidas na cadeia de suprimentos devem atuar de forma integrada e colaborativa, compartilhando informações estratégicas, visando maximizar o valor gerado.
IV. As atividades de uma cadeia de suprimentos encerram-se com a entrega do pedido ao consumidor final.
V. A gestão da cadeia de suprimentos torna-se diferencial competitivo quando as empresas envolvidas buscam reduzir os custos de cada função logística de forma individual e isolada.
Assinale a opção CORRETA:
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos - planejamento, organização e logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa que contém somente exemplos de decisões no nível estratégico do planejamento logístico:
O Efeito Chicote (Bullwhip Effect) é o fenômeno de aumento de variabilidade na demanda à medida que vai do consumidor para o produtor na cadeia de suprimentos. A Figura 1 ilustra o efeito chicote para um produto.
Figura 1: Aumento da variabilidade dos pedidos na cadeia de suprimentos
Fonte: Jacobs e Chase (2012)
A respeito dessa temática, analise as afirmações a seguir.
I. O efeito chicote é consequência das práticas colaborativas realizadas entre as empresas que atuam na mesma cadeia de suprimentos.
II. É possível reduzir a variabilidade inerente ao processo de demanda do cliente, adotandose a prática do “preço alto todo dia”.
III. Flutuação nos preços, lead times grandes e pedidos feitos em lotes são fatores que podem causar o efeito chicote.
IV. O efeito chicote provoca, dentre outros, os seguintes efeitos nas cadeias de suprimentos: perda de vendas por falta de estoque; custos adicionais por excesso de estoque; perdas de lucros e redução no nível de serviço.
Assinale a opção CORRETA:
A distribuição física, por sua vez, representa os processos operacionais e de controle que permitem transferir os produtos desde o ponto de fabricação até o ponto em que a mercadoria é entregue ao consumidor. A distribuição física abrange os seguintes elementos: depósitos, veículos de transporte, estoques, equipamentos de carga e descarga etc. (NOVAES, 2015).
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
Considerando os conceitos sobre canais de distribuição, analise as sentenças, a seguir, julgueas como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( ) A partir do planejamento da forma de distribuição física, estrutura-se o canal de distribuição.
( ) Um atacadista é qualquer estabelecimento comercial cuja receita é proveniente, sobretudo, da venda de pequenas quantidades, isto é, de vendas fragmentadas.
( ) Representantes de vendas não possuem direito sobre os produtos.
( ) Companhias de seguros e agentes de processamentos de pedidos são exemplos de agentes facilitadores.
Considerando a ordem de cima para baixo, a opção CORRETA é:
I. As empresas passaram a se concentrar no seu core competence, terceirizando as atividades que fazem parte de seu universo essencial.
II. Reduzir custos, atingir novos mercados e melhorar o nível de serviço aos clientes estão entre os benefícios associados à terceirização.
III. As cadeias comandadas pela indústria deixaram de lado a manufatura e passaram a se preocupar exclusivamente com a concepção, a comercialização e a coordenação logística dos produtos que levam suas marcas. Essas empresas subcontratam toda a produção. Um exemplo são as empresas no setor de vestuário, como a Nike.
IV. Operador Logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor ao produto dele, e que tenha competência para prestar, simultaneamente, serviços somente nas duas atividades: controle de estoques e gestão de transportes.
V. O 4PL (Fourth Party Logistics Services) ou integradores logísticos são empresas especializadas em coordenar os vários 3PL (thrid-party logistic), possuindo foco gerencial.
Assinale a alternativa CORRETA: