Questões de Concurso Público IF-ES 2024 para Professor EBTT - Sociologia
Foram encontradas 14 questões
As opções abaixo contêm as principais ideias surgidas contra o fixismo, analise-as para verificar a correspondência com seu principal representante. Assinale a opção em que NÃO existe correspondência entre a ideia e seu principal representante:
Analise as opções abaixo para identificar a que contém o principal postulado da Teoria Sintética.
Sobre as principais evidências destacadas pelas pesquisas em paleoantropologia, assinale a opção INCORRETA:
Sobre as constatações de Ralph Linton acerca do homem de Neandertal, assinale a opção INCORRETA:
Entre os postulados abaixo, assinale aquele que NÃO contempla a concepção de Linton para o conceito de cultura:
Essa abordagem leva a dois termos-chave que ajudam na compreensão do funcionamento social.
Assinale a opção que contiver esses dois termos criados por Linton para reduzir a termos individuais os padrões ideais da vida social:
De modo geral, conforme o autor, pode-se dizer que o mito, tal como é vivido pelas sociedades arcaicas:
I. Constitui a História dos atos dos Entes Sobrenaturais.
II. Que essa História é considerada absolutamente verdadeira e sagrada.
III. Refere-se sempre a uma criação, isto é, algo escatológico, ou como um padrão de comportamento no Sagrado.
IV. Que, em se conhecendo o mito, conhece-se a origem das coisas, chegando até a dominálas e a manipulá-las à vontade.
V. É possível viver o mito, à medida em que somos impregnados pelo poder sagrado e exaltante dos eventos rememorados ou reatualizados.
Assinale a única alternativa em que todas as proposições estão CORRETAS:
Assinale entre as opções abaixo, o postulado que completa o sentido da discussão acima, no que diz respeito a quem compete o poder de veicular tais modelos de conduta e atividades humanas:
Mircea Eliade cita vários mitos modernos que tiveram origem em mitos de retorno às origens, EXCETO:
Analise as proposições abaixo e assinale a CORRETA:
Clifford Geertz, em A interpretação das culturas (1989), aponta que os textos antropológicos são, eles mesmos, interpretações de segunda e terceira mão. Isso porque somente o nativo pode realizar uma interpretação em primeira mão de sua própria cultura. Mesmo os informantes em trabalhos etnográficos fazem interpretações de segunda mão.
Estão em acordo com essa constatação todas as alternativas abaixo, EXCETO: