1- Relação de equivalência
2- Relação hierárquica
3- Relação associativa
( ) Ela cobre as relações entre pares de termos que não são membros de um conjunto de equivalência ou subordinação. Entretanto, são mentalmente associados de tal maneira que a conexão entre eles deve ser feita explicitamente no tesauro, uma vez que este recurso oferece termos alternativos que poderiam ser utilizados para a indexação ou recuperação. Esta relação é recíproca e é indicada pela abreviatura TR (termo relacionado), ou seu equivalente em outros idiomas.
( ) Esta relação básica distingue principalmente um tesauro sistemático de uma lista de termos não estruturada, i.e., um glossário ou um dicionário. Baseia-se em graus ou níveis de superordenação ou subordinação, onde o termo subordinado se refere a seus membros ou partes. Esta relação genérica cobre três situações logicamente diferentes, as quais se distinguem da seguinte maneira: a relação genérica; a relação hierárquica todo-parte; a relação de exemplo.
( ) Esta é a relação entre o termo preferido e o não-preferido, onde dois ou mais termos são considerados, para fins de indexação, como referentes ao mesmo conceito. A relação geral cobre dois tipos de termos: sinônimos e quase-sinônimos.