Questões de Concurso Público IF-MS 2016 para Professor - Biologia
Foram encontradas 20 questões
A capacidade dos seres vivos de preservar seu material genético e duplicá-lo para a próxima geração resulta da complementaridade entre as duas fitas da molécula de DNA, representada pela imagem abaixo.
Fonte: NELSON, D. L.; COX, M. M. LEHNINGER: Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Com base nos processos que envolvem o DNA e a complementaridade entre suas fitas, analise as
alternativas e assinale a INCORRETA.
“O equilíbrio de Hardy-Weinberg significa que a reprodução sexual não causa uma redução constante na variação genética de cada geração; ao contrário, a quantidade de variação permanece constante geração após geração, na ausência de outras forças perturbadoras.” (GRIFFITHS, A. J. F., WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C.; CARROLL S. B. Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008).
A frequência de um gene para um dado caráter dominante numa população em equilíbrio de HardyWeinberg constituída de 9000 indivíduos é 0,40. O número esperado de indivíduos com a característica dominante nessa população é de:
No século XIX, Louis Pasteur realizou experimentos utilizando frascos com e sem pescoços curvos, com o intuito de compreender a origem da contaminação por micro-organismos em meios de cultura, conforme ilustrado no esquema a seguir:
Fonte: TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2012 (adaptada).
Com uma série de engenhosos e persuasivos experimentos, Pasteur demonstrou que os micro-organismos
estavam presentes no ar e podiam contaminar soluções estéreis, mas o ar por si só não podia criar
micróbios. Tais experimentos permitiram Pasteur comprovar a teoria:
“Todos os organismos necessitam de nitrogênio para sintetizar proteínas, ácidos nucleicos e outros compostos contendo nitrogênio. O nitrogênio molecular (N2) compõe cerca de 80% da atmosfera da Terra. Para a assimilação e a utilização do nitrogênio pelas plantas, ele deve ser fixado, isto é, absorvido e combinado em compostos orgânicos. As atividades de micro-organismos específicos são importantes para a conversão do nitrogênio em formas aproveitáveis.” (TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2012).
Diversas bactérias participam do ciclo do nitrogênio. Assinale a alternativa que apresenta a bactéria nitrificante que converte NO2- em NO3- :
“Darwin deu uma explicação detalhada do mecanismo do processo evolutivo. A teoria de Darwin do mecanismo da evolução começou com a variação que existe entre os organismos dentro de uma espécie. Os indivíduos de uma geração são qualitativamente diferentes uns dos outros. A evolução da espécie como um todo resulta do fato de que vários tipos diferem em suas taxas de sobrevida e reprodução e, assim, as frequências relativas dos tipos mudam com o tempo. A evolução, desse ponto de vista, é um processo de variação. Para Darwin, a evolução do grupo resultou da sobrevida diferencial e reprodução de variantes individuais já existentes no grupo – variantes que surgem de um modo não-relacionado ao ambiente mas cuja sobrevida e reprodução também dependem do ambiente.” (GRIFFITHS, A. J. F., WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C.; CARROLL S. B. Introdução à Genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008).
As alternativas a seguir estão relacionadas à evolução biológica. Assinale a única que retrata a ideia de Charles Darwin.
Considere que foram utilizadas células animais em três soluções com diferentes concentrações salinas (S1, S2 e S3). O ponto S0 indica, no gráfico, o volume celular sem alteração. De acordo com o gráfico, o volume em micrômetros (µm) apresentado pela célula durante a exposição na solução hipertônica é: