Questões de Concurso Público IF-MT 2014 para Professor - Geografia
Foram encontradas 20 questões
O texto descreve os sertões do Nordeste brasileiro como
Milton Santos afirma que a história do meio geográfico pode ser dividida em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na etapa técnica, o espaço geográfico é formado pelo natural e pelo artificial e as regiões e países passam a se distinguir em função da extensão e da densidade da substituição dos objetos naturais e culturais por objetos técnicos.
( ) Na etapa natural, a ciência, a tecnologia e a informação estão na base da produção e da utilização do espaço geográfico, contribuindo para uma nova interpretação da questão ecológica.
( ) O meio técnico-científico-informacional pode ser considerado a cara geográfica da globalização, pois os espaços territoriais atendem aos interesses dos atores hegemônicos da economia, da cultura e da política, ou seja, atendem à lógica global.
( ) O meio técnico possibilita ao homem a utilização de novos materiais e o encurtamento das distâncias, dessa forma, a tendência é que os tempos sociais se sobreponham aos tempos naturais.
Assinale a sequência correta.
Uma reintegração de posse em um conjunto de quatro prédios da empresa de telefonia Oi, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio, começou com o confronto entre Policiais Militares (PM) e moradores na manhã dessa sexta-feira (11). Os 1.650 PM que participaram da ação cercaram o terreno que tem 50 mil metros quadrados e que não estavam ocupados pela empresa, e, por volta das 6 h, entraram para iniciar a desocupação acompanhados por uma retroescavadeira para derrubar os barracos, que haviam sido erguidos. Parte das famílias, que ocupavam a área, saiu pacificamente, mas outros resistiram e colocaram fogo em partes dos prédios invadidos.
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1439097-pm-cumprereintegracao-de-posse-de-predio-no-rj.shtml. Acesso em 11/04/2014.)
O processo de produção da cidade desemboca na produção da cidade enquanto mercadoria, como extensão do mundo da mercadoria, nesta condição o acesso à terra urbana, imerso no universo da troca, está subjugado ao mercado.
(CARLOS, A. F. A. Urbanização, Crise Urbana e Cidade no Século XXI. In: SILVA, J. B. da (Org.). Panorama da Geografia Brasileira II. São Paulo: Annablume, 2006.)
Assinale a afirmativa que explica a situação exposta nos textos.
O planejamento das cidades no Brasil é atribuição da gestão municipal que utiliza vários instrumentos legais. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - O Plano Diretor é o instrumento básico da política municipal de desenvolvimento e expansão urbana, que tem como objetivo ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
II - O Zoneamento Urbano usualmente é definido em duas escalas: a primeira, denominada macrozoneamento, consiste na delimitação das zonas urbana, de expansão urbana, rural e macrozonas especiais (geralmente de proteção ambiental) do município; a segunda, o zoneamento propriamente dito, irá estabelecer as normas de uso e ocupação para a cidade.
III - O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um instrumento para identificação, avaliação e análise de impactos ocorridos no meio urbano, proporcionando ao poder público a possibilidade de analisar o empreendimento em questão, discutir seu licenciamento e as medidas mitigadoras e compensatórias a serem aplicadas.
IV - O Estatuto da Cidade, lei que regulamenta a política de zoneamento, é responsável pelo cumprimento da função das propriedades distritais e normatiza as formas de uso e ocupação do solo via ampliação das possibilidades de regularização das posses.
Está correto o que se afirma em
A agropecuária brasileira vem passando por profundas transformações ao longo das últimas décadas. Sobre essas transformações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O agronegócio influencia decisivamente na balança comercial brasileira e pode ser entendido como um sistema que integra diferentes atividades econômicas, tais como agricultores, fabricantes de máquinas, implementos e insumos agrícolas, transformadores da produção agropecuária, bancos, Estado, comerciantes, distribuidores, transportadores, armazenadores e outros.
( ) A pluriatividade é uma característica da agricultura familiar e ocorre quando os agricultores, ocupados com atividades estritamente agrícolas, passam a desenvolver outras atividades como estratégia de complementação de renda mediante a venda da força de trabalho familiar, da prestação de serviços, ou de iniciativas internas à propriedade, como turismo rural, artesanato, diversificação na produção e pequenos beneficiamentos de seus produtos.
( ) A forma patronal de produção que remete a ações arcaicas a fim de retirar a renda da terra, foi substituída pelo campesinato em meados dos anos 80 do século XX e é caracterizada pela presença de complexos agroindustriais que utilizam transgênicos e biotecnologia.
( ) Os agricultores familiares são assim considerados por contratar trabalhadores, temporários ou permanentes, pela posse de áreas maiores que 10 módulos fiscais e pela própria estabilidade econômica, em que a renda obtida pelo superávit das exportações é a principal estratégia de reprodução da unidade produtiva.
Assinale a sequência correta.
A coluna da esquerda apresenta nomes de correntes do Pensamento Geográfico e a da direita, características de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Possibilista
2 - Determinista
3 - Pragmática
4 - Crítica
( ) Teve no alemão Friedrich Ratzel, fundador da Geografia Humana, seu mais conhecido propagador. Ele defendia que o ser humano é condicionado pelo ambiente físico em que vive, assim a natureza impõe as condições para a sobrevivência dos seres humanos.
( ) Associado à obra do francês Paul Vidal de la Blache, tal escola postula que é o ser humano quem molda o espaço em que vive. O ambiente físico provê inúmeras possibilidades para que os indivíduos gerem condições adequadas para adaptá-lo às suas necessidades e exigências.
( ) Seus pressupostos buscam a renovação metodológica, com a intenção de criar uma tecnologia a serviço das novas tarefas impostas pelo planejamento do espaço geográfico.
( ) Manifesta-se numa postura de oposição a uma realidade social e espacial injusta e contraditória, assim, é uma unidade de propósito dada pelo posicionamento social, pela concepção de ciência como momento da práxis, por uma aceitação plena e explícita do conteúdo político do discurso geográfico.
Assinale a sequência correta.
I - As terras indígenas e os territórios quilombolas não se enquadram como áreas de proteção específica, porque se encontram altamente impactados pelas atividades econômicas que degradam o ambiente natural.
II - Unidade de Conservação é definida como um espaço territorial com seus recursos ambientais, incluindo águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público.
III - Dentre os objetivos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), destaca-se a proteção das características excepcionais de natureza geológica, geomorfológica, arqueológica e cultural.
IV - As Unidades de Uso Sustentável são áreas que têm como objetivo básico preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos.
Está correto o que se afirma em
A leitura da charge permite depreender que
A Cartografia é um importante instrumento para a gestão territorial. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I - O etnomapeamento de Terras Indígenas (TI) pode ser considerado instrumento de planejamento a partir da produção e uso de informações descritivas e mapas temáticos de hidrografia, vegetação, caça, pesca, extrativismo, ocupação humana, entre outros.
II - Um mapa pode ser entendido como uma representação convencional da configuração da superfície daTerra, assim toda a representação está numa proporção definida com o objeto representado e é denominada escala.
III - Todos os mapas e/ou cartas são representações exatas da superfície terrestre, uma vez que a forma plana da Terra é desenhada sobre uma superfície esférica; a elaboração dos produtos cartográficos utiliza o sistema de projeções vinculadas ao geoprocessamento escalar.
IV - O mapa geotécnico é um documento complexo que integra um certo número de dados do solo e do subsolo de uma região, sintetizando-os e interpretando-os, prevendo possíveis respostas à intervenção humana.
Está correto o que se afirma em
( ) Grupos separatistas pró-glasnost buscam se alinhar com os interesses da União Europeia, dessa forma o regime socialista da Ucrânia está ameaçado e os acordos comerciais com os países americanos resultam em prejuízos, principalmente para os Estados Unidos.
( ) A minoria étnica dos tártaros foi deportada em massa pelo líder da União Soviética Joseph Stalin em 1944, sob a acusação de colaborarem com a invasão nazista durante a Segunda Guerra Mundial e, desde o colapso da União Soviética, vêm retornando à Crimeia, o que causa uma tensão contínua com os russos, maioria étnica, sobre o direito dessas terras.
( ) O principal motivo de conflito com a Rússia reside no fato de que a Ucrânia não foi aceita como uma das Repúblicas Socialistas Soviéticas durante a Perestroika, assim o país se afastou do regime ocidental, sofrendo pressões das grandes potências mundiais.
( ) A posição geográfica da Crimeia, localizada ao sul da Ucrânia, em uma península situada às margens do Mar Negro, tem valor estratégico para a Rússia, configurando-se como importante via de ligação entre o Mar Negro e o Mar de Arzov, servindo também de entreposto comercial para a Europa, além de ser grande produtora de grãos e alimentos industrializados.
Assinale a sequência correta.
I - O Paradigma da Questão Agrária entende que o único futuro para o campesinato está na metamorfose do camponês em agricultor familiar, ou seja, a única possibilidade de sobrevivência ao camponês consiste em sua inserção plena no mercado.
II - O Paradigma do Capitalismo Agrário entende que a luta pela terra e pela reforma agrária é a forma privilegiada da criação e recriação do camponês, assim, a análise da luta camponesa compreende espaço, sujeito e tempo de forma dialética.
III - O Paradigma da Questão Agrária tem como um dos seus pressupostos a conflitualidade, ou seja, é o processo de enfrentamento perene alimentado pela contradição estrutural do capitalismo que produz concentração de riqueza de um lado e expande a pobreza e a miséria do outro.
IV - O Paradigma do Capitalismo Agrário entende o camponês como resquício de uma classe que representa a barbárie, um estorvo, uma vez que as sociedades camponesas estão inseridas em mercados incompletos, assim devem ser substituídos pelo agricultor familiar, produtor moderno, integrado ao mercado.
Está correto o que se afirma em
[...] Geografia e Religião, são, em primeiro lugar, duas práticas sociais. [..] Ambas se encontram através da dimensão espacial, uma porque analisa o espaço, a outra porque, como fenômeno cultural, ocorre espacialmente.
(ROSENDAHL, Z. Espaço e Religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: URRJ,NEPEC,1996.)
Sobre o assunto, analise as assertivas.
I - A leitura dos bens simbólicos pode ser realizada no que se refere à capacidade que a instituição religiosa tem de atender a demanda dos devotos na oferta de bens por intermédio da rede de distribuição, envolvendo diversos agentes sociais, assim a dimensão espacial alia-se à dimensão econômica do espaço.
II - Os meios de produção dos bens e serviços de natureza simbólica, abrangendo a produção religiosa, tendem a ser acumulados e concentrados nas mãos de um grupo de administradores do sagrado. Desta maneira, o capital religioso é um instrumento de poder dos detentores da produção e reprodução do espaço geográfico.
III - O espaço sagrado e o espaço profano estão desvinculados e remetem às diferenças vividas pelo homem religioso no cotidiano material da vida moderna em que as relações de poder hierárquico de uma comunidade sobre outra no território resultam em inclusão social.
IV - Os padrões de transformações impostas pelas atividades religiosas, sua maior ou menor impressão no espaço, estão fortemente relacionados com os aspectos culturais da comunidade, de tal modo que o espaço pode ser percebido de acordo com os valores simbólicos ali representados.
Está correto o que se afirma em
No estudo de geopolítica, costuma-se afirmar a ocorrência de algumas ordens mundiais predominantes em determinados períodos históricos. Observe a figura.
Com base nas informações da figura, é correto afirmar que os critérios utilizados para as divisões do planisfério
foram:
Observe a charge.
Sobre a temática abordada na charge, assinale a proposição INCORRETA.
As bacias hidrográficas na América do Sul, particularmente no Brasil, têm sido consideravelmente alteradas nos últimos anos em função do crescimento desordenado das diversas atividades antrópicas potencialmente impactantes. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A ocupação adequada das terras e o aumento da matéria orgânica com o emprego de agroquímicos levam à contaminação dos solos, porém não afetam os corpos hídricos quando estes estão protegidos pelas matas ciliares.
( ) Os principais impactos que decorrem do desenvolvimento de uma área urbana sobre os processos hidrológicos estão ligados à forma de ocupação da terra e também ao aumento das superfícies impermeáveis em grande parte das bacias que se localizam próximas a zonas de expansão urbana ou inseridas no perímetro urbano.
( ) A erosão hídrica, também causada pela água das chuvas, é uma das causas do empobrecimento do solo, pois a estrutura do solo é destruída pelo impacto da chuva que atinge a superfície do terreno e o material solto, rico em nutrientes e matéria orgânica, é removido do local e depositado no leito dos rios.
( ) As nascentes de corpos hídricos e as bordas de fragmentos florestais são locais resistentes aos impactos dos desmatamentos e podem ser manejados para impulsionar o assoreamento via replantio de espécies nativas.
Assinale a sequência correta.