O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança, modernizar as organizações, e acima de tudo, buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania. Um artigo resumindo o programa foi publicado na Revista Banas Qualidade N.º 149, em outubro de 2004, edição com o subtítulo “Quem é Quem na Qualidade no Brasil", e conseguiu muita repercussão no país, comprovada pelo grande número de e-mails recebidos pela TQM. A proposta foi apresentada pela primeira vez em um curso de educação continuada ministrado na Enersul, em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste brasileiro, que foi onde surgiu a ideia do Programa 10S. Foi aprovado para apresentação no 12th World Congress of Total Quality Management, realizado em setembro de 2007, em Edimburgo, na Escócia. (TQM –Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda, Campo Grande).
(Disponível em < http://www.tqm.com.br/artigos/roll-noticiapronta.asp?numNoticia=4> Acesso em 07 abr. 2014.).
Sobre essa ferramenta de qualidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) SEIRI significa Senso de utilização para descobrir formas que possam achar as coisas com facilidade, usá-las e guardá-las nos seus devidos lugares.
( ) Além de cuidar da saúde física, mental e da segurança pessoal e coletiva, o 4º Senso SEIKETSU significa verificar, por exemplo, o estado dos banheiros, sanitários, refeitórios, oficinas, áreas operacionais.
( ) Senso de determinação de união, SHIKARI YARO, prega a participação determinada dos gestores em parceria com a união de todos os empregados; o exemplo vem de cima.
( ) SHISEI RINRI significa Senso de responsabilidade social, trata-se do compromisso que as organizações e as pessoas que delas fazem parte devem ter para com a sociedade.