A necessidade de melhoria contínua dos processos de trabalho intensifica a necessidade de uso de ferramentas para identificação de problemas, a padronização de processos e definição de indicadores de desempenho. Em relação a essas ferramentas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O diagrama de causa e efeito é uma figura composta de linhas e símbolos, que representam uma relação significativa entre um efeito e suas possíveis causas.
( ) Indicadores de desempenho devem ser definidos, avaliados e sua análise fornecida à alta gerência e às diretorias de cada área funcional, visando criar um painel de controle que ajude nas tomadas de decisão e na dirigibilidade da empresa.
( ) Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta para promoção, prevenção de defeitos, aumento da produtividade e ajuste do que é desnecessário em um processo.
( ) O fluxograma é a técnica de representação gráfica em que se utilizam símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou sequência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.