Questões de Concurso Público IF-MT 2023 para Bibliotecário/Documentalista

Foram encontradas 13 questões

Q2026947 Biblioteconomia
Considerando os pensadores da Ciência da Informação, da Documentação e da Biblioteconomia, julgue os itens abaixo na ordem apresentada.

I. A literatura de Ciência da Informação apresentou em 1968 um texto enxuto de três páginas assinadas por Harold Borko, inaugurando a pergunta: Brazilian lnformation Science: what is it? (MOSTARFA; SILVA; SANTARÉM SEGUNDO, 2015, p. 21 ).
lI. Nanci Oddone contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento das disciplinas voltadas à história do livro e das bibliotecas e à conservação de acervos bibliográficos. (MOSTARFA; SILVA; SANTARÉM SEGUNDO, 2015, p. 29).
lIl. Maria Romano Schreiber aprofundou seus estudos em conteúdos de Biblioteconomia com proveito de sua bagagem científica e cultural europeia. Contribuiu como gestora e como teórica ao pensar o livro - em suas histórias, materialidade e conteúdo - como objeto primordial das ações bibliotecárias (MOSTARFA; SILVA; SANTARÉM SEGUNDO, 2015, p. 28).
IV. Hagar Espanha, ao ser perguntado sobre o estabelecimento de um marco teórico da Ciência da Informação no Brasil, respondeu: eu o caracterizo como um movimento, e aponta como o seu precursor o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD). (MOSTARFA; SILVA; SANTARÉM SEGUNDO, 2015, p. 95).
V. Jannice de Mel lo Monte-Mór traz à tona marcos fundantes da Ciência da Informação no Brasil. Sua trajetória profissional dimensionou, dentro do contexto brasileiro, os elementos principais do controle bibliográfico nacional por meio de sua instituição maior, a Biblioteca Nacional do Brasil, e o cooperativismo bibliográfico da Fundação Getúlio Vargas. (MOSTARFA; SILVA; SANTARÉM SEGUNDO, 2015, p. 173).

Marque a alternativa que apresenta os itens CORRETOS:
Alternativas
Q2026948 Biblioteconomia
Em relação aos paradigmas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, julgue as afirmativas a seguir.

I. A Ciência da Informação desenvolveu-se no Brasil mais do que nos outros países desenvolvidos, imbricada com a Biblioteconomia, mesmo sendo elas orientadas por paradigmas diferentes.

II. O paradigma da Ciência da Informação compõe-se de um grupo de ideias relativas ao processo da informação, o que envolve o movimento da informação em um conjunto de comunicação sistémico.

III. O paradigma da Biblioteconomia, segundo Miksa (1991 ), consiste em um grupo de ideias relacionadas com a biblioteca, então considerada como uma instituição social. Dois pontos importantes fortaleceram a manutenção desse paradigma: 1) A preocupação excessiva com o acervo; 2) A preocupação demasiada com o usuário.

IV. A função social da biblioteca enquanto instituição social está, principalmente, em ser um fio condutor entre indivíduos e o conhecimento de que eles necessitam.

V. A ciência da informação busca o entendimento do processo de transferência da informação, preocupando-se em compreender e organizar o fluxo dessa informação.

Marque a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2026949 Biblioteconomia
Analise as alternativas abaixo em relação ao ponto de acesso catalográfico e, conforme as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano  2ª edição-AACR2,  assinale  a opção CORRETA para o XXVIII  CBBD.
Alternativas
Q2026951 Biblioteconomia
Julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo que versam sobre ponto de acesso, conforme as recomendações do AACR2.
( ) Se todas as obras de uma pessoa aparecerem sob um único pseudônimo, escolha o pseudônimo. Se o nome verdadeiro for conhecido, faça uma remissiva do nome verdadeiro para o pseudônimo.
( ) Para uma obra psicografada, o ponto de acesso é sempre pelo nome do médium. Faça entrada secundária pelo cabeçalho estabelecido para o espírito.
( ) As obras de chefes de Estado, de caráter oficial, têm ponto de acesso principal pelo cabeçalho da jurisdição, seguido do título de seu cargo em português (a não ser que não haja termo equivalente em português). Acrescente os anos de gestão e o nome da pessoa, em forma abreviada, no idioma do cabeçalho para essa pessoa.
( ) No caso de material cartográfico que emana de uma entidade cuja responsabilidade vai além da mera publicação ou distribuição, deve-se fazer o ponto de acesso pelo título.
( ) Se, numa obra de responsabilidade compartilhada, a responsabilidade principal for atribuída (pela redação ou leiaute da fonte principal de informação do item que está sendo catalogado) a uma pessoa ou entidade, deve-se fazer a entrada sob o cabeçalho para essa pessoa ou entidade.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2026952 Biblioteconomia
Qual elemento NÃO é recomendado pelo AACR2 no detalhamento da descrição (conjunto máximo de informações na catalogação para o primeiro nível)?
Alternativas
Q2026953 Biblioteconomia
Analise o enunciado abaixo e marque a opção que contém CORRETAMENTE os autores responsáveis pela definição de indexação.

"INDEXAÇÃO é uma forma de descrição que consiste em determinar os conceitos expressos em um documento e representá-los de acordo com os termos correspondentes de uma linguagem documental. A indexação é, portanto, um procedimento de descrição de documentos que atenta para a análise de conteúdo temático e a sua posterior representação com o uso de conceitos provenientes de uma linguagem documental.
Alternativas
Q2026955 Biblioteconomia

Julgue os itens a seguir:


( ) Para a união de símbolos principais e seus auxiliares comuns e especiais, a CDU estabelece uma ordem de citação horizontal, ou sequência horizontal.


( ) A CDU utiliza o sinal de igualdade entre parênteses para representar a subdivisão de raça e nacionalidade. Ele é baseado somente na tabela auxiliar comum de lugar. 


( ) Na CDD, na sequência sob 800-809 encontram-se as entradas relativas às diversas literaturas, enquanto a sequência 810-89 destina-se a classificar estudos literários não restritos a uma língua ou forma literária. Reserva-se a temas gerais de literatura que não se restringem a uma literatura específica.


( ) A CDD é um sistema de classificação, isto é, um mapa completo das áreas do conhecimento, mostrando todos os seus conceitos e suas relações. É considerada, na verdade, como a primeira classificação verdadeiramente bibliográfica no sentido moderno. É um sistema hierárquico, em que as ideias e conceitos são representados em suas múltiplas relações de coordenação, de subordinação e de superordenação.


( ) As classificações documentárias CDD e CDU são também linguagens de indexação, pois ambas possuem um índice organizado de forma sistemática. Todavia, a CDD é mais recomendada para bibliotecas especializadas, enquanto a CDU é mais indicada para bibliotecas de assuntos gerais.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2026957 Biblioteconomia
Em relação aos elementos de metadados para descrição de recursos na web, conforme o Padrão Dublin Core, julgue V para verdadeiro e F para falso.

( ) ldentifier é uma referência inequívoca para o recurso dentro de um contexto, como, por exemplo, o Localizador de Recursos Uniforme (URL), o Identificador de Objetos Digitais (DOI), o Número Internacional Normalizado para Livros (ISBN), dentre outros.
( ) Type equivale à manifestação física ou digital do recurso. Pode incluir o tipo da mídia ou as dimensões do recurso.
( ) Contributor é a pessoa ou organização responsável por fazer contribuições para o conteúdo do recurso.
( ) Format diz respeito à natureza ou à espécie do conteúdo do recurso. Inclui termos descrevendo categorias gerais, funções etc., como, por exemplo, lnteractive Resource, Text, lmage.
( ) Rights são as informações sobre direitos do recurso. Abrange Direitos de Propriedade Intelectual, Copyright e várias propriedades de direitos.

Marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q2026960 Biblioteconomia
Sobre o livro digital, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2026962 Biblioteconomia
Considere as alternativas abaixo sobre acesso aberto, repositórios institucionais e portais de periódicos e julgue-as com (V) de Verdadeiro ou (F) de Falso.

( ) A implantação dos portais de periódicos científicos de acesso aberto foi ampliada nos últimos anos a partir da adoção de softwares para produção e gestão de publicações periódicas.
( ) A utilização de sistemas eletrônicos de editoração e gerenciamento de publicações, como o Open Journal Systems (OJS), implica no bom funcionamento dos portais de periódicos científicos de acesso aberto.
( ) O Movimento de Acesso Aberto (Open Access Movement- OA) propõe a disseminação livre e gratuita dos resultados de pesquisas científicas, por meio da Internet.
( )  Open Journal Systems (OJS) é um sistema voltado para a gerência e publicação de periódicos científicos eletrônicos desenvolvido pelo Public Knowledge Project, o qual auxilia em cada estágio do processo de publicação de um trabalho científico.
( )  O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software traduzido pelo Instituto Brasileiro de lnformação em Ciência e Tecnologia - IBICT baseado na primeira versão do OJS.

Marque a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2026963 Biblioteconomia
Assinale a alternativa CORRETA sobre o planejamento estratégico em ambientes informacionais.
Alternativas
Q2026964 Biblioteconomia
Considere as alternativas abaixo acerca dos estudos de usuários da informação e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q2026966 Biblioteconomia
Assinale a alternativa CORRETA acerca da disseminação seletiva da informação (DSI):
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: C
6: A
7: B
8: A
9: A
10: C
11: E
12: D
13: A