Questões de Concurso Público IF-MT 2023 para IF-MT - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Artes
Foram encontradas 5 questões
“Ao pé das chapadas, no entremeio do se encher de rios tantos, ou aí subindo e descendo solaus, recebendo o empapo da chuva, a gente se fervia... O chapadão é sozinho - a largueza. O sol. O deu de não se querer ver. O verde carteado do gramal. As duras areias. As arvorezinhas ruim-inhas de minhas. A diversos que passavam abandoados de araras - araral - conversantes. Aviavam vir os periquitos, com o canto-clim. Ali chovia? Chove - e não encharca poça, não rola enxurrada, não produz lama: a chuva inteira se soverte em minuto terra a fundo, feito um azeitezinho entrador. O chão endurecia cedo, esse rareamento de águas. O fevereiro feito. Chapadão, chapadão, chapadão”.
Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas
O trecho da obra destaca características naturais muito comuns em Mato Grosso. Assinale a alternativa que não apresenta aspectos naturais mato-grossense presentes no texto:
Temporais devem ficar mais frequentes em MT; bairro de Cuiabá registrou 87 mm de chuva em 6h
Chuvas intensas, como a que caiu sobre Cuiabá e outros pontos de Mato Grosso nesta quarta-feira (28/09), devem se tornar mais frequentes ao longo da primavera, segundo a meteorologista Josélia Pegori, do Climatempo. Os temporais ao longo da estação serão causados pelo aumento da umidade e pelo calor intenso característico de Mato Grosso.
Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/09/29/temporais-devem-ficar-mais-frequentes-em-mt-bairro-de-cuiaba-registrou-87-mm-de-chuva-em-6h.ghtml. Acessado em 29/09/2022
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo climático explicitado no texto e que é característico da capital do estado de Mato Grosso.
Observe os mapas sobre os fluxos migratórios no território brasileiro em períodos históricos distintos e responda:
Fonte: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Geografiadumana/Populacao/populacao5.php
Qual política estatal de âmbito federal de desenvolvimento regional contribuiu para que a onda migratória chegasse a Mato Grosso e colaborasse com a colonização dirigida do estado?
Leia os textos e responda ao que se pede.
Desmatamento: Mato Grosso segue em terceiro lugar entre os Estados da Amazônia Legal no ranking da devastação, aponta pesquisa
Mato Grosso está entre os Estados que mais apresentaram área de floresta devastada no Brasil em 2021. Segundo dados publicados pelo MapBiomas no último dia 19 de julho, a região que integra a Amazônia Legal aparece em terceiro com perda de 189.880 ha, o que equivale a (11,5%) de área destruída.
Fonte: https://cultura.uol.com.br/cenarium/2022/07/23/198919 desmatamento-mato-grosso-segue-em-terceiro-lugar-entre-os-estados-da-amazonia-legal-no-ranking-da-devastacao-aponta-pesquisa.html
Alertas de desmatamento na Amazônia, segundo o Imazon (em km²)
Taxa de 2022 é a maior em 15 anos
Fonte: Imazon
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/08/17/amazonia-legal-tem-o-maior-desmatamento-em-15-anos-aponta-imazon.ghtml
Qual atividade econômica vai no sentido contrário ao desmatamento ilegal e está em alta no estado de Mato Grosso?
Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - IBGE publicou a edição 2018 do estudo “Regiões de Influência das Cidades - REGIC”, documento fundamental para se compreender a complexa organização da rede urbana brasileira. O mapa a seguir mostra a dinâmica da rede urbana mato-grossense polarizada por Cuiabá.
Mapa 27 - Arranjo Populacional de Cuiabá/MT - Capital Regional A (2A)
Fonte: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=acesso-ao-produto
Tendo como critérios de classificação das cidades a concentração e o acesso da população a bens e serviços públicos e privados, pode-se afirmar que em Mato Grosso, além de Cuiabá, que é classificada como capital regional A, quais municípios são classificados como capitais regionais C?