Questões de Concurso Público IF-MT 2023 para Médico - Área Medicina do Trabalho
Foram encontradas 7 questões
Leia o texto a seguir:
IBGE divulga prévia do número de habitantes nos municípios de MT
O estado tem uma população estimada em mais de 3,7 milhões, de acordo com Censo Demográfico.
Mato Grosso alcançou mais de 3,7 milhões de habitantes neste ano, o que representa um aumento de 6% quando comparado com o ano passado, de acordo com a prévia do número populacional divulgado, nessa quarta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [...].
Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/12/29/ibge-divulga-previa-do-numero-de-habitantes-dos-municipios-demt.ghtml (adaptado). Acesso em: 2 jan. 2023.
Nesses dados, há destaque para os cinco municípios mais populosos do estado, sendo que um deles encontra-se a cerca de 500 km da capital e teve um crescimento expressivo da sua população, saltando de 113 mil habitantes para mais de 199 mil, registrando aumento populacional de 76,80% se comparado com o último censo.
O município em questão é:
Leia o trecho de matéria a seguir:
Presidente da Acrimat destaca importância da conclusão das obras da BR-163 para o agronegócio em MT
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, participou da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste, nesta terça-feira (04.10), para dar início à transferência da concessão da BR-163 ao Governo de Mato Grosso. O TAC é um dos passos principais para que a concessão 822,8 km da BR-163 seja transferida ao Governo de Mato Grosso, via MT Participações e Projetos (MT Par), que passa a assumir as dívidas contraídas pela Concessionária Rota do Oeste para as obras na rodovia.
Disponível em: https://acrimat.org.br/portal/presidente-da-acrimat-destaca-importancia-da-conclusao-das-obras-da-br-163-para-oagronegocio-em-mt/ (adaptado). Acesso em: 29 jan. 2023.
Essa BR, entre o Posto Gil (Diamantino) e Sinop, possui pista simples e trânsito pesado (principalmente no período da colheita da safra de grãos), o que contribui para frequentes acidentes, muitos com vítimas fatais, sendo rotulada pela imprensa local como “Rodovia da Morte”. No trecho em destaque, a rodovia atravessa o perímetro urbano de diversos municípios, sendo um deles:
Politicamente, Mato Grosso possui a seguinte composição nos parlamentos estadual e federal, respectivamente:
Entre as espécies arbóreas encontradas no Cerrado mato-grossense, temos, exceto:
O ponto culminante do estado de Mato Grosso com 1.118 m de altitude é:
Leia o trecho de matéria a seguir:
Avanço do fogo no Pantanal ameaça indígenas em Mato Grosso
Cerca de 80 famílias do povo guató estão hoje ameaçadas pelo fogo que avança sobre o Pantanal e sobre a Terra Indígena Baía dos Guató, homologada em 2018 e uma das três Terras Indígenas (Ts) atingidas pelos incêndios, que já consumiram 19% da área total do bioma nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Levantamento do Instituto Centro de Vida (ICV) com base em imagens do satélite Sentinel-2 aponta que ao menos 83% da área da etnia havia sido destruída pelos incêndios até o dia 13/09. [...]. As 35 famílias do povo bororo da Terra Indígena Perigara tiveram 8,1 mil hectares consumidos pelos incêndios, mais de 75% de seu território - número que a posicionou como a TI mais impactada pelas queimadas neste ano em todo o estado.
Disponível em: https://www.icv.org.br/2020/09/avanco-do-fogo-no-pantanal-ameaca-indigenas-em-mato-grosso/ (adaptado). Acesso em: 28 dez. 2022.
Com base no texto, as duas etnias em destaque ocupam Tis localizadas predominantemente no município matogrossense de:
Sobre o período proibitivo do fogo, que, em 2022, teve início em 1º de julho, no estado de Mato Grosso, analise os itens a seguir:
l. No estado, esse período teve início no dia 1º de julho e término no dia 30 de outubro do corrente ano.
II. Entre 1º de julho e 30 de outubro, foi autorizado o uso do fogo somente para as práticas de prevenção e combate a incêndios realizados pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção.
III. Nas zonas urbanas, as queimadas são proibidas o ano todo.
IV. Nesse período, coincide a estiagem, com redução de índices de chuva em todo o estado.
V. O período proibitivo está previsto no Decreto 1.356, de 13 de abril de 2022, publicado pelo Governo de Mato Grosso.
Estão corretos os itens: