Questões de Concurso Público IF-PA 2016 para Técnico de Laboratório - Edificações

Foram encontradas 5 questões

Q2720955 Legislação Federal

Luana Ferreira ingressou no serviço público em 29 de abril de 2014, para ocupar o cargo de Assistente em Administração. Desse modo, considerando o caso hipotético acima, bem como as demais previsões expressas na Lei nº. 11.091, de 12 de janeiro de 2005, a qual dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2720957 Legislação Federal

No que tange a Estrutura Organizacional dos Institutos Federais, descrita na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (Lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia), é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2780651 Legislação Federal

Segundo a Resolução CONAMA nº 237 de 1997, alguns empreendimentos estão sujeitos ao licenciamento ambiental, o qual dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), entre os quais estão determinadas obras civis. Cada fase do empreendimento tem uma licença específica, sobre a qual é CORRETO afirmar que:


I - a Licença Prévia é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação, autorizando o início do empreendimento.

II - a Licença de Instalação autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, que constituem motivo determinante.

III - a Licença de Operação autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

IV - o prazo de validade da Licença Prévia (LP) deverá ser, no mínimo, o estabelecido pelo cronograma de elaboração dos planos, programas e projetos relativos ao empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a 6 (cinco) anos.

V - o prazo máximo de validade da Licença de Operação (LO) será de10 (dez) anos.


Das afirmativas acima, estão CORRETAS

Alternativas
Q2780720 Legislação Federal

A Norma NBR 6122:2010 define fundação profunda como o elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base ou pela superfície lateral ou por uma combinação das duas. Sendo as estacas pré-moldadas de concreto classificadas como fundação profunda. É CORRETO afirmar que:


I - a cravação pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração.

II - as emendas devem ser feitas através de anéis soldados ou outros dispositivos que permitam a transferência de esforços de compressão, tração e flexão, admitindo-se a esconsidade dos elementos emendados.

III - a folga do martelo e do capacete não deve exceder a 3 (três) cm em relação às guias do equipamento de cravação.

IV - a nega e o repique devem ser medidos em todas as estacas.

V - o topo da estaca acima da cota de arrasamento deve permanecer para a emenda estrutural.


Das afirmativas acima, estão CORRETAS

Alternativas
Q2780736 Legislação Federal

Na obra de construção do laboratório de materiais de construção do IFPA Campus Belém, o Professor Engenheiro Rodrigo Rodrigues achou melhor dosar o concreto que foi aplicado na estrutura (pilares, vigas e lajes) no canteiro de obras, onde o cimento foi medido em massa, os agregados foram medidos em volume, a água de amassamento foi medida em volume e a sua quantidade foi corrigida em função da estimativa da umidade dos agregados e da determinação da consistência do concreto. Sabendo-se que a equipe utilizou a NBR 12655 (ABNT, 2015) para determinar as condições, o desvio padrão que foi adotado em função da condição de preparo do concreto, em MPa, foi:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: B