Questões de Concurso Público IF-PA 2016 para Técnico de Laboratório - Mineração

Foram encontradas 23 questões

Q2744881 Geologia

No laboratório físico de uma mineradora, são recebidas amostras da usina de beneficiamento para efeito de controle de qualidade. Essas amostras, após identificadas, são preparadas por redução granulométrica em britador do tipo mandíbulas, que funciona empregando como mecanismos principal de cominuição a:

Alternativas
Q2744885 Geologia

A etapa de preparação de minérios em escala de laboratório, utilizando moinho de jarros e bolas cerâmicas é empregada para materiais minerais brandos como: calcário, caulim, bentonita, etc. A quantidade de carga (bolas cerâmicas) adicionada e a velocidade de rotação definem regimes de operação onde objetivo constitui-se na produção de finos. Os mecanismos de cominuição decorrente desses processos podem ser alterados em função do grau de enchimento e do número de rotações por minuto do equipamento. Dado que: o número de carga é baixo no interior do moinho e a velocidade de rotação é elevada, pode-se assumir que o processo de moagem é conduzido em regime:

Alternativas
Q2744886 Geologia

Em uma etapa de descrição petrográfica de uma amostra de rocha ígnea plutônica, foram obtidos os seguintes percentuais mineralógico por análise modal. Presença de: quartzo 22,5%, ortoclásio 12,5% e plagioclásio 65%. Baseando-se nesses percentuais, a rocha é classificada de acordo com Streckeisen (1976) como:

Alternativas
Q2744887 Geologia

O peneiramento é um dos métodos mais antigo de análise granulométrica no processamento mineral. Em termos técnicos, peneiramento é um processo de classificação por tamanho. Esse procedimento de análise granulométrica é afetado por diversos fatores, exceto:

Alternativas
Q2744888 Geologia

No laboratório de controle de qualidade de um empreendimento mineiro de produção de agregados para construção civil onde são processados granitos e obtidos produtos em diferentes granulometrias, o supervisor de qualidade solicitou ao técnico de laboratório, que conduzisse uma amostragem por incrementos, da pilha de um dos produtos. O técnico fez uma breve revisão sobre amostragem e observou que, exceto uma etapa, todos os demais itens devem ser executados por ele.

Alternativas
Q2744889 Geologia

A análise de grau de liberação é executada com auxílio de microscópio óptico ou por contagem de grãos dos minerais e seu objetivo é:

Alternativas
Q2744890 Geologia

O minério de cobre, produzido em um empreendimento mineiro localizado no sudeste do Pará, apresenta teor de alimentação da planta de beneficiamento variando de 1% a 1,37%. Para que possa ser comercializado emprega moagem na produção de finos, sendo necessário posterior concentração da fração mineral de interesse. Para que não houvesse erros de produção os testes de laboratório indicaram que o mineral a ser flotado deve ser:

Alternativas
Q2744891 Geologia

Foi solicitado ao técnico de mineração que simulasse em escala de laboratório a primeira operação de desagregação executada com minério de caulim de uma empresa localizada em Ipixuna, no nordeste paraense, objetivando a obtenção do mineral de caulinita. Para que pudesse executar pedido, o técnico identificou que o equipamento utilizado na etapa industrial era:

Alternativas
Q2744892 Geologia

Um dos tipos de rocha que é empregado comumente na produção de brita, utilizada como insumo (agregado) da construção civil, é:

Alternativas
Q2744893 Geologia

O disco de pulverização utilizado nos laboratórios na etapa de preparação mineral reproduz o processo realizado na escala industrial pelo equipamento de:

Alternativas
Q2744894 Geologia

As rochas ígneas são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer em profundidade abaixo da superfície terrestre, a exemplo do gabro, ou em superfície, a exemplo do basalto, constituindo assim rochas com características texturais diferenciadas, embora possuam composições mineralógicas semelhantes.

De acordo com o texto acima, as rochas citadas são classificadas, respectivamente como:

Alternativas
Q2744895 Geologia

A alterabilidade e o grau de alteração das rochas e maciços rochosos são de suma importância para estudos conceituais de projetos de engenharia como escavações subterrâneas, nomeadamente no que diz respeito à estabilidade das paredes e pilares, pois é conhecida a relação que existe entre o estado de alteração das rochas e as suas características físicas, mecânicas e hidráulicas. Relacione as colunas a seguir, baseado na classificação dos maciços rochosos quanto ao grau de alteração.


1. Rocha sã ou praticamente sã

2. Rocha ligeiramente alterada

3. Rocha moderadamente alterada

4. Rocha altamente alterada

5. Solo residual


( ) A rocha é totalmente descolorida e decomposta em uma condição friável.

( ) Ligeira descoloração do plano da descontinuidade, estendendo-se por mais que 20% do espaçamento da mesma.

( ) Descoloração se estende ao longo da rocha, e o material de rocha é parcialmente friável.

( ) Apresenta minerais primários sem vestígios de alteração ou com alterações físicas e químicas incipientes.

( ) A descoloração proveniente da superfície da descontinuidade pode se estender para dentro da rocha a uma distância de até 20% do espaçamento da descontinuidade.


A alternativa que corresponde sequência correta é:

Alternativas
Q2744896 Geologia

Um técnico do Laboratório de Mineração do IFPA foi incumbido de classificar um maciço rochoso proveniente de uma frente de lavra de uma mina a céu aberto com relação ao grau de coerência deste. Para tal, foi observado que o maciço rochoso é quebrado com dificuldade ao golpe de um martelo produzindo fragmentos com bordas cortantes e sua superfície é dificilmente riscável por lâmina de aço. Portanto, ao ser solicitado um relatório sobre a análise do maciço, este técnico o classificou como:

Alternativas
Q2744898 Geologia

As rochas podem ser classificadas de várias formas, entre elas, quanto a sua origem, tais como: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. As rochas metamórficas são rochas secundárias originadas através do metamorfismo de rochas pré-existentes, como exemplo podemos citar o gnaisse, o quartzito, o mármore e o micaxisto.

Com base no exposto, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às rochas que dão origem às rochas citadas no texto:

Alternativas
Q2744899 Geologia

Ao longo do ciclo de transformações das rochas, o conjunto de fenômenos que ocorrem sob a influência dos agentes externos constitui o ciclo exógeno de transformações através do qual se formam as rochas sedimentares. As rochas sedimentares clásticas podem ser classificadas de diversas maneiras. A mais comum, entretanto, é a que se baseia na granulometria.


Com base no exposto, julgue V (verdadeiro) ou F (falso) os seguintes itens:

( ) Os arenitos são classificados como psefitos por serem constituídos por sedimentos de granulação média, comparado ao argilito e ao conglomerado.

( ) Os pelitos são rochas formadas por sedimentos de granulação fina a exemplo dos folhelhos, siltitos e argilitos.

( ) Os conglomerados são rochas constituídas por clastos comumente imersos em uma matriz fina, por isso são classificados como psamitos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2744900 Geologia

A classificação geotécnica dos maciços rochosos é muito importante para as engenharias civil, mineração e petróleo. Estas engenharias usam a geologia estrutural para entender a mecânica das rochas e no desenvolvimento de técnicas e equipamentos de perfuração e sondagem mais eficientes. Algumas classificações mais modernas usam parâmetros como o Índice de Designação da Qualidade da Rocha (RQD) desenvolvido por Deere em 1967 com base na recuperação de testemunhos de sondagem. O quadro 1 a seguir apresenta dados de recuperação de sondagem, em centímetros, obtidos em campo de um determinado maciço rochoso e o quadro 2 apresenta a classificação referente a qualidade do maciço rochoso baseado no valor do índice RQD:



Quadro 1


14,5

2,5

15,3

8,0

14,4

9,3

17,2

15,3

3,5


Quadro 2


RQD (%)

Descrição

90 - 100

Rocha de excelente qualidade

75 - 90

Rocha de boa qualidade

50 - 75

Rocha de qualidade regular

25 - 50

Rocha de má qualidade

Considerando que não houve nenhuma perda de testemunho durante a sondagem, ou seja, todos os testemunhos ao longo do furo foram recuperados, marque a alternativa que corresponde à classificação deste maciço rochoso:

Alternativas
Q2744901 Geologia

As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos: ígneas, sedimentares e metamórficas.

Sobre as rochas ígneas plutônicas, marque a alternativa correta

Alternativas
Q2744902 Geologia

Os reservatórios de água subterrânea, geralmente com boa capacidade de carga, são rochas sedimentares com boa porosidade. Marque a alternativa que possui rochas sedimentares que servem como bons aquíferos:

Alternativas
Q2744903 Geologia

Em uma mina a céu aberto, um bloco de rocha em formato paralelepípedo com dimensões de 20 x 10 x 15 m foi desmontado mecanicamente em uma frente de lavra, resultando em um material cuja densidade empolada era 2,0 t/m3 e volume total de 4500 m3 .

Considerando os dados apresentados, a densidade da rocha no corte e a massa total de rocha desmontada são, respectivamente:

Alternativas
Q2744905 Geologia

Considerando Norma Técnica Específica que prescreve o método de preparação de amostras para ensaios de compactação e caracterização de solos, é correto afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: E
5: E
6: D
7: B
8: A
9: C
10: D
11: D
12: A
13: E
14: B
15: B
16: C
17: E
18: D
19: E
20: D