Questões de Concurso Público IF-PA 2016 para Zootecnista
Foram encontradas 16 questões
O Manejo Racional de Bovinos (MRB) pode ser conceituado como o conjunto de técnicas produtivas que levam em consideração o comportamento natural dos animais e, com isso, diminuem as intervenções agressivas, aumentando o grau de bem-estar deles. Sobre o MRB, analise as assertivas abaixo.
A) O MRB se baseia em três pilares principais: o respeito à senciência (capacidade de sentir) dos
animais, o conhecimento do comportamento natural dos bovinos e a constante capacitação dos
tratadores.
B) O MRB pode ser aplicado apenas a animais de origem taurina, uma vez que os zebuínos possuem temperamento e reatividade incompatíveis com a lida sem técnicas agressivas de controle.
C) Há a necessidade de adequação das instalações ao comportamento natural dos animais, como a construção de seringa em semicírculos e com tábuas inteiriças, evitando falhas de sombreamento e insolação no caminho dos animais.
D) Como toda técnica de manejo visando bem-estar animal, há perda produtiva na adoção do MRB, principalmente no tocante ao menor rendimento de abate e aumento de escoriações resultantes do manejo dos animais em velocidade.
E) Com a adoção do MRB, os gritos e a eletrocussão dão lugar ao uso de bandeiras e torção de cauda na condução a cavalo dos animais de um lado a outro das instalações.
Analisando as afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:
É incontestável a contribuição do uso de aditivos sobre a produtividade dos plantéis avícolas e suinícolas. Por outro lado, é crescente a preocupação com a utilização dos antimicrobianos na ração dos animais, imputando-se problemas na saúde pública relacionados à disseminação de doenças bacterianas resistentes à terapia antibiótica. Assim, como alternativa ao uso de antibióticos promotores de crescimento, outros aditivos estão disponíveis no mercado.
Sobre eles é CORRETO afirmar.
A suplementação de bovinos de corte em pastagens tem alguns aspectos básicos que devem ser considerados para melhorar a eficiência de sua utilização dentro do sistema produtivo, entre eles podemos citar:
I- A suplementação pode ser feita em qualquer época do ano, mas a melhor resposta é a da suplementação estratégica na seca, pois ela corrige a limitação primária de proteína das pastagens e permite que o animal aumente o consumo da forrageira de baixa qualidade.
II- É fundamental que haja boa massa de forragem para que a suplementação na seca tenha o efeito positivo desejado. Por isso, recomenda-se o diferimento (também chamado de vedação) das pastagens antes do período seco para maximizar o acúmulo de forragem.
III- Os níveis de inclusão ou quantidade de suplemento por cabeça devem ser fixos e a escolha deve ser baseada exclusivamente no desempenho animal, bem como dos objetivos do produtor.
IV- A eficiência do suplemento diminui à medida que se aumenta a quantidade que é fornecida para o animal. Isso quer dizer que o segundo quilo de suplemento não proporciona o ganho de peso que o primeiro quilo proporcionou.
Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
Sobre os cuidados que devem ser dispensados aos bezerros recém-nascidos.
I- Após o nascimento deve-se cortar e desinfetar o umbigo com solução de álcool iodado a 10% ou outro produto comercial.
II- Verificar se o bezerro consegue mamar normalmente. No caso de vacas de tetas grandes, é necessário ajudar o recém-nascido nas primeiras mamadas e depois esgotar o úbere da vaca.
III- É indispensável que o bezerro mame o colostro. Descartar vacas de tetas grandes e aquelas que produzem pouco leite.
IV- É recomendável manter os bezerros em “pasto-maternidade”, durante a primeira semana de vida, para facilitar a assistência.
Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
Sobre o manejo produtivo das colmeias apícolas.
I- O fornecimento de alimentação suplementar serve para estimular a postura da rainha, acelerando o crescimento da família.
II- O aumento da população pela introdução de crias pode ser feita pela introdução de favos com cria fechada, prestes a nascer, nas colônias fracas.
III- A redução do alvado e do espaço interno da colmeia favorece a defesa do ninho contra a entrada de abelhas de outros enxames para roubar alimento (pilhagem) e contra o ataque de inimigos naturais.
Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
Quanto ao manejo higiênico da ordenha.
I- Pré-dipping é um procedimento de desinfecção dos tetos antes da ordenha e tem como objetivo a prevenção da mastite ambiental. Depois da aplicação, a solução deve agir por 30 segundos e então os tetos devem ser secos com papel toalha.
II- Aconselha-se que seja realizada uma “linha de ordenha”, isto é, ordenhar primeiramente os animais com mastite subclínica, e posteriormente os animais sadios de forma a auxiliar o controle da doença.
III- O pós-dipping deve ser realizado imediatamente após o pré-dipping que é a imersão dos tetos em solução desinfetante glicerinada, sendo geralmente utilizada solução de iodo (0,5%), de clorexidine (de 0,5 a 1,0%) ou de cloro (de 0,3 a 0,5%). Esse procedimento tem como finalidade a proteção dos tetos contra microrganismos causadores da mastite.
Estão CORRETAS, apenas as afirmativas: