Questões de Concurso Público IF-PE 2016 para Enfermeiro do Trabalho
Foram encontradas 11 questões
O atendimento pré-hospitalar exige dos profissionais de saúde treinamento contínuo e atualização frequente para lidar com agilidade e segurança nas emergências com pacientes graves, politraumatizados. Dentre as emergências médicas mais comuns está o choque hipovolêmico, que poderá levar o paciente ao óbito em pouco tempo. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.
I. A princípio, todo doente politraumatizado em choque é portador, até segunda ordem, de choque hipovolêmico hemorrágico.
II. Na presença de instabilidade hemodinâmica, a solução mais indicada para a reposição volêmica é o Soro Ringer Lactato, aquecido a 39°C, e deve ser feito, preferencialmente, através de acesso periférico.
III. São sinais de choque hipovolêmico: pulso fraco, cianose de extremidades, anemia, pele fria e frequência respiratória abaixo de 16 ciclos/min.
IV. No atendimento pré-hospitalar, suporte básico de vida, de pacientes com hemorragia externa, a primeira medida é o controle da perda sanguínea através de compressão da ferida e posterior emprego de curativo compressivo.
V. Durante a reposição volêmica, a elevação muito rápida da pressão arterial (PA) sem o controle hemorrágico, faz com que a perda sanguínea se exacerbe e leve o paciente ao óbito mais rapidamente.
Estão CORRETAS as proposições
O termo pneumoconiose é largamente utilizado quando se designa o grupo genérico de pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. As pneumoconioses são didaticamente divididas em fibrogênicas e não fibrogênicas, de acordo com o potencial da poeira em produzir esse tipo de reação tecidual. Correlacione a coluna II (Agente Etiológico) com a I (Pneumoconiose).
I - Pneumoconiose
1. Asbestose
2. Pneumoconiose dos mineiros
3. Talcose
4. Siderose
5. Bissinose
6. Silicose
II – Agente Etiológico
( ) Quartzo
( ) Óxidos de ferro
( ) Poeira do algodão
( ) Poeira de carvão mineral
( ) Silicato de Magnésio
( ) Amianto
Completando as lacunas a ordem CORRETA respectivamente é:
A biossegurança é o conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços resultantes de uma exposição a um agente de risco, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Sobre as medidas de biossegurança, analise as proposições abaixo.
I. Para a reutilização de artigos críticos (instrumentos de corte e ponta, soluções injetáveis e roupas usadas no ato cirúrgico) é necessário que se faça corretamente a limpeza destes, a fim de se promover a remoção da sujidade.
II. Em casos que ocorram exposição a fluidos corpóreos, o serviço médico deve ser imediatamente comunicado, a fim de registrar o acidente de trabalho e emitir, imediatamente, a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).
III. Exposição que decorre da atividade laboral sem que essa implique na manipulação direta deliberada do agente biológico como objeto principal do trabalho é considerada como intenção deliberada.
IV. Cada vez que houver possibilidade de contato com sangue e outros fluidos corpóreos, devem ser adotadas medidas de barreiras através dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI), denominadas de precauções universais.
V. Acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos que estejam contaminados devem ser tratados como casos de emergência e devem ser iniciadas as profilaxias, logo após a ocorrência do acidente, contra as infecções pelo vírus HIV e hepatite B.
Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens