Questões de Concurso Público IF-PE 2017 para Técnico de laboratório – Eletrotécnica
Foram encontradas 3 questões
Tem-se um condutor reto de comprimento L, percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i e imerso num campo magnético B uniforme, conforme a Figura 01. Nessas condições, analise as afirmativas abaixo.
I. A força que atua sobre esse condutor é dada por F = B.i.L.cosθ, onde θ é o ângulo formado pelo sentido da corrente i e da densidade de fluxo B.
II. A direção da força que atua sobre o condutor é perpendicular ao fio e à indução magnética B, e seu sentido é tal como indicado na Figura.
III. Somente existirá a força se a direção de B não coincidir com o sentido da corrente i.
IV. O sentido de F se inverterá se invertermos o sentido de i.
V. Se, ao invés de apenas um condutor, tivéssemos dois condutores em paralelo, percorridos cada um por uma corrente elétrica de mesma intensidade, porém, com sentidos contrários, a força magnética que um condutor originaria no outro devido ao seu campo magnético próprio seria de atração.
Estão CORRETAS as afirmativas
Analise as proposições abaixo, acerca dos conceitos do Eletromagnetismo e suas grandezas.
I. Indutância é a capacidade do indutor em armazenar energia magnética por meio do fluxo Φ criado por uma corrente IL. Ela é diretamente proporcional à quantidade de linhas de fluxo magnético geradas por uma bobina e inversamente proporcional à intensidade de corrente que percorre essa bobina. É medida em Henry.
II. Permeabilidade Magnética µ é a grandeza que indica quantas vezes um material conduz melhor as linhas do campo magnético em relação ao vácuo. Ela independe do tipo de material empregado no núcleo, pois é uma função da intensidade de campo magnético H.
III. Histerese magnética é o fenômeno que acontece quando, mesmo aumentando o fluxo, a densidade magnética não aumenta mais. Por isso, representa uma perda nos materiais ferromagnéticos.
IV. Relutância é a oposição oferecida pelo conjunto formador do caminho magnético à passagem do fluxo magnético. Ela é inversamente proporcional à permeabilidade e diretamente proporcional ao comprimento do material condutor das linhas de fluxo magnético.
V. A curva de magnetização, conhecida como curva B-H, é usada para mostrar a quantidade de densidade de fluxo B decorrente de um aumento na intensidade de campo magnético H, para um material condutor de linhas de campo magnético. Nela, fica clara a dependência do valor de indução magnética B com a permeabilidade do material empregado no núcleo, no que diz respeito à saturação, retentividade (ou remanência) e força coerciva do material.
Estão CORRETAS as proposições