Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Técnico em Laboratório - Artes Visuais
Foram encontradas 8 questões
Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.
TEXTO 3
TEXTO 4
A AMBIÇÃO DO DESENHO
RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado
Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.
TEXTO 3
TEXTO 4
A AMBIÇÃO DO DESENHO
RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado
I. representa produções artísticas vinculadas, prioritariamente, aos espaços onde serão produzidas. II. estabelece uma relação direta com a land art, que, por sua vez, faz do ambiente natural o locus da produção de arte. III. pode se relacionar com produções artísticas classificadas como instalações. IV. faz uso de materiais apenas encontrados nos lugares onde os trabalhos serão realizados. V. não leva em conta o posicionamento ativo dos espectadores, aprisionando-os em lugares específicos, orientando a leitura da obra.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações
Leia o TEXTO 3 e o TEXTO 4 para responder a questão.
TEXTO 3
TEXTO 4
A AMBIÇÃO DO DESENHO
RIVITTI, Thais. A ambição do desenho. Recife: Instituto Cultural Banco Real, 2009. Adaptado
Os elementos sintáticos da linguagem visual são fundamentais para a construção dos significados das narrativas visuais, colaborando com os processos de percepção do espectador. Tendo em vista esse tema, relacione as colunas a seguir, marcando a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
1. Equilíbrio
2. Tensão
3. Nivelamento e aguçamento
4. Atração e agrupamento
5. Positivo e Negativo
( ) Relação entre dominância e passividade dos elementos de uma composição.
( ) Estratégia compositiva que provoca o espectador a completar conexões relacionando unidades semelhantes.
( ) Processos de estabilização entre os eixos verticais e horizontais de uma composição visual.
( ) Resultado da relação entre equilíbrio e harmonia.
( ) Estratégia utilizada para ressaltar um propósito e uma intenção. Normalmente se apresenta como um elemento que desestabiliza a harmonia de uma composição.
Leia o TEXTO 5 e analise a IMAGEM 1 para responder à QUESTÃO:
TEXTO 5:
“O Barroco foi um veículo para o novo capitalismo expansionista da economia burguesa europeia, com seu amor abstrato ao dinheiro e ao poder. Como forma de persuasão ecumênica, os povos indígenas foram convidados a interpretar o Barroco. O resultado foi a iconografia sagrada do cristianismo ser transformada, “desnaturada” e secularizada num carnaval de imagens pagãs.
(NERI, Louise. Admirável mundo novo: os territórios barrocos de Adriana Varejão, 2001. In: Adriana
Varejão. Takano Editora Gráfica, São Paulo, 2001.)
Levando em consideração o Barroco europeu e sua influência na produção artística contemporânea da artista Adriana Varejão, assinale a alternativa CORRETA.