Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Técnico em Laboratório - Segurança do Trabalho
Foram encontradas 4 questões
Foi solicitado ao laboratorista especificar um calibrador acústico, classe 2, conforme a FIGURA 4. Esse sistema deve ser utilizado de forma acoplada ao microfone do equipamento a ser utilizado para as avaliações de ruído, realizando a calibração antes da medição. Após a medição, deve ser realizada a aferição da calibração. Os dados obtidos devem ser invalidados, e nova medição realizada, se a aferição da calibração apresentar
Disponível em http://www.directindustry.com/pt/prod/dostmann-electronic/product-17612-697565.html. Acesso
em: 17 jul. 2019.
De acordo com a Norma Regulamentadora n o 15, marque “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas.
( ) Limite de tolerância é a relação entre a natureza e o tempo de exposição ao agente que não causará dano à saúde do trabalhador durante a sua vida laboral.
( )Atividades ou operações envolvendo agentes químicos, desde que comprovada a insalubridade, podem assegurar ao trabalhador adicional de 10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo da região.
( )Riscos ocupacionais são condições inerentes ao ambiente de trabalho ou aos processos de trabalho que podem causar acidentes ou doenças ocupacionais.
( )Atividades ou operações envolvendo agentes biológicos, desde que comprovada a insalubridade, podem assegurar ao trabalhador adicional de 10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo da região.
( )A utilização de equipamento de proteção individual por parte dos trabalhadores é uma forma de eliminação da insalubridade.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é
Analise as proposições no que tange aos padrões de medição de ruído segundo a Norma Regulamentadora n o 15.
I. Para a medição de ruído de impacto, deverá ser utilizado um medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e no circuito de resposta para impacto.
II. Para a medição de ruído contínuo ou intermitente, deverá ser utilizado medidor de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e no circuito de resposta lenta (SLOW), e com limite de tolerância de 115 dB(A).
III. Para medição de ruído de impacto, pode ser utilizado opcionalmente um instrumento de medição com nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A", desde que o circuito seja de resposta rápida (FAST).
IV. O ruído de impacto é aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) minuto.
V. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores sem proteção adequada a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB (Linear), medidos no circuito de resposta para impacto, oferecerão risco grave e iminente.
Estão CORRETAS, apenas