Questões de Concurso Público IF-RS 2015 para Professor - Ciências Ambientais e Meio Ambiente
Foram encontradas 15 questões
A Norma Brasileira ABNT NBR ISO 19011/2012 fornece orientação sobre os princípios de auditoria, gestão de programas de auditoria, realização de auditorias de sistema de gestão de qualidade e auditorias de sistema de gestão ambiental, como também orientação sobre a competência de auditores de sistemas de gestão da qualidade ambiental. Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F” as afirmativas FALSAS:
( ) São princípios relacionados a auditores: conduta ética, apresentação justa, devido cuidado profissional, independência e abordagem baseada em evidência.
( ) A abrangência de um programa de auditoria pode variar e será influenciada pelo tamanho, natureza e complexidade da organização a ser auditada.
( ) Os objetivos da auditoria definem o que é para ser realizado pela auditoria e podem incluir determinação da extensão da conformidade do sistema de gestão do auditado, ou partes dele, com o critério de auditoria e também a avaliação da eficácia do sistema de gestão em atingir seus objetivos especificados.
( ) Convém que o líder de equipe da auditoria seja responsável pela preparação e conteúdo do relatório da auditoria e que esse relatório forneça um registro completo, preciso, conciso e claro da auditoria.
( ) A auditoria está concluída quando todas as atividades descritas no plano da auditoria foram realizadas e o relatório da auditoria aprovado foi distribuído.
Assinale a alternativa que preenche
CORRETAMENTE os parênteses, de cima para
baixo.
Analise as afirmativas abaixo a respeito dos aspectos que devem ser descritos no relatório de terceira parte, seguindo os orientações da Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14040/2001:
I. Análise crítica, contendo os relatórios da análise e as respostas às recomendações.
II. Aspectos gerais, contendo a declaração de que o estudo foi conduzido de acordo com os requisitos previstos na norma.
III. Análise do inventário do ciclo de vida, apresentando os procedimentos de coleta de dados e de cálculo.
IV. Avaliação do impacto do ciclo de vida, identificando a metodologia e os resultados da avaliação de impacto que foi realizada.
V. Interpretação do ciclo de vida, expondo as suposições e limitações associadas à interpretação dos resultados, relacionadas tanto à metodologia quanto aos dados.
Assinale a alternativa em que todas as
afirmativas estão CORRETAS:
I. Destruição da camada de ozônio e o aquecimento global são considerados impactos ambientais locais.
II. O desmatamento pode ocasionar danos à flora e fauna, erosão do solo, deslizamento de encostas e alterações climáticas.
III. A impermeabilização do solo pode resultar em menor recarga de aquíferos, enchentes e redução da evapotranspiração.
IV. Alterações no relevo e topografia de um local podem acarretar em mudanças no escoamento das águas, problemas de drenagem e também desfiguração da paisagem.
V. A poluição ambiental não ocasiona prejuízos às atividades sociais, econômicas e culturais.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
A auditoria ambiental tem se tornado uma ferramenta básica na avaliação da saúde ambiental de organizações e nos casos em que há comprometimento da direção da empresa e disponibilidade de recursos para aplicá-la e para corrigir as não-conformidades detectadas. Assim, a auditoria ambiental permite obter diversos benefícios para empresas que adotam seus pressupostos. A respeito deste tema, considere as afirmativas abaixo:
I. Prevenção de acidentes ambientais.
II. Melhor imagem da empresa junto ao público, à comunidade e ao setor público.
III. Possibilidade de incorrer em dispêndio inesperado e expressivo de recursos para atender às não-conformidades detectadas na auditoria ambiental.
IV. Indicar falsa sensação de segurança sobre riscos ambientais, caso a auditoria seja conduzida de forma inexperiente ou incompleta.
V. Produção e organização de informações ambientais consistentes e atualizadas do desempenho ambiental da empresa, que podem ser acessadas por investidores e outras pessoas físicas ou jurídicas envolvidas nas operações de financiamento e também transações da unidade auditada.
Assinale a alternativa que apresenta somente
afirmativas CORRETAS sobre benefícios das
auditorias ambientais:
I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença.
II. Os poluentes que mais afetam a saúde da população e são usualmente mensurados pelos órgãos ambientais são: partículas totais em suspensão; partículas inaláveis; dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (µg/m3).
III. As modificações ambientais, como a disposição inadequada de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes sem tratamento adequado nos cursos d'água, podem criar ambientes propícios à existência de vetores de interesse em saúde pública, como roedores e artrópodes.
IV. A saúde pública além de conservar e melhorar a saúde se encarrega de prevenir a doença, orientando o ser humano doente e o saudável, bem como investiga as causas das doenças que existem no ambiente que o rodeia.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
O desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Leia as afirmativas expostas abaixo sobre a utilização de produtos e serviços baseados no desenvolvimento sustentável:
I. Os produtos e serviços devem atender às necessidades básicas da geração presente, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, sem pôr em risco as necessidades das gerações futuras.
II. Uma ação de consumo sustentável é a introdução de novos hábitos de consumo, com a migração dos bens materiais para os serviços.
III. A proteção ambiental não pode ser alcançada à custa da inviabilização econômica da atividade produtiva.
IV. A proteção ambiental implica necessariamente no aumento de custos dos produtos e serviços.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Analise as afirmativas abaixo, preenchendo os parênteses com “V”, as afirmativas VERDADEIRAS e com “F”, as afirmativas FALSAS:
( ) As atividades humanas, de modo geral, provocam alterações nos meios físico, biológico e antrópico, sendo que essas modificações são chamadas de impactos ambientais.
( ) Uma das possíveis modificações ambientais provocadas pelo homem é o desmatamento, ou seja, a retirada da cobertura vegetal, observada na execução de empreendimentos.
( ) O Pampa é o único bioma contido em apenas um Estado do Brasil, o Rio Grande do Sul, ocupando aproximadamente 63% da sua área, com uma vegetação predominantemente constituída de gramíneas e arbustos esparsos. Esse bioma teve aproximadamente 54% de sua cobertura vegetal desmatada até 2009.
( ) A Mata Atlântica teve 88% de sua área desmatada até 2010. As taxas de desmatamento são elevadas em todas as Unidades da Federação, sendo que, em termos relativos, Goiás apresenta a maior taxa (95%) e a menor ocorre no Rio Grande do Sul (77%).
A alternativa que contém a sequência de
respostas CORRETAS de cima para baixo é: