Questões de Concurso Público IF-RS 2015 para Professor - Filosofia
Foram encontradas 30 questões
I. Mito.
II. Filosofia.
( ) Pergunta e narra sobre o que era antes que tudo existisse.
( ) Opera, discursivamente, por meio de analogias, metáforas e parábolas.
( ) Exige investigação para responder aos problemas postos pela natureza.
( ) Pergunta e explica como as coisas existem e são agora.
( ) Não se preocupa com as contradições e irracionalidades de seu discurso.
( ) Explica os fenômenos da natureza a partir de causas puramente naturais.
A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:
I. É uma cosmologia, isto é, uma explicação racional sobre a ordem presente ou atual do mundo: sua origem ou causas, sua forma, suas transformações e repetições, seu término.
II. A preocupação com o devir ou o vir a ser levará, pouco a pouco, os filósofos a distinguir entre aparência do mundo e a verdade ou essência do mundo.
III. Seu pressuposto básico é que “nada vem do nada e nada retorna ao nada": não há criação a partir do nada.
IV. A preocupação dos filósofos “físicos" é com o devir ou o vir a ser, ou seja, com o movimento (a transformação dos seres) e com o repouso (a identidade da phýsis e a estabilidade dos seres).
V. O fundo imortal e perene de onde tudo brota e para onde tudo regressa é a phýsis, qualidade primordial da origem e constituição dos seres.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Parmênides de Eleia.
II. Heráclito de Éfeso.
( ) Indivisível, é, pois, todo idêntico; nem algo em uma parte mais, que o impedisse de conter-se, nem também algo menos, mas é todo cheio do que é, por isso é todo contínuo.
( ) A guerra é mãe de todas as coisas e de todas, rainha. Das coisas contrárias nasce a harmonia mais bela, e tudo se gera por via de contraste.
( ) Quem desce ao mesmo rio vem ao encontro de águas sempre novas. Descemos e não descemos ao mesmo rio, nós mesmos somos e não somos.
( ) O mesmo é o pensar e aquilo em função do que é o pensamento porque sem o ser, no qual é expresso, não encontrarás o pensar: de fato é ou será nada fora do ser.
( ) Todas as coisas se trocam por fogo e o fogo por todas as coisas, como mercadorias se trocam por ouro e o ouro por mercadorias.
A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:
I. Parte constantemente da afirmação de não-saber, pondo-se diante do interlocutor do diálogo na posição de quem tem tudo a aprender, mais do que na posição de quem tem a ensinar.
II. O ser humano é, essencialmente, corpo e alma. Esta junção o distingue, especificamente, de todas as outras coisas ou seres existentes.
III. Pela maiêutica, cuja finalidade consiste em quebrar a solidez aparente dos preconceitos, o interlocutor do diálogo é conduzido à descoberta da própria ignorância.
IV. Segundo Aristóteles, a lógica socrática (ou o método socrático) ergue-se sobre dois pilares fundamentais: o raciocínio indutivo e a ideia.
V. Com a ironia, a ignorância do interlocutor do diálogo é superada através da descoberta, por ele mesmo, da verdade interior, encontrando, assim, o verdadeiro conhecimento (episteme).
A alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras é: