Questões de Concurso Público IF-RS 2015 para Professor - Finanças
Foram encontradas 14 questões
I. Análise Vertical.
II. Análise Horizontal.
III. Indicadores de Liquidez.
IV. Indicadores de Rentabilidade.
V. Indicadores de Endividamento e Estrutura.
( ) se refere(m) ao diagnóstico em intervalos sequenciais de tempo identificando variações reais, quando expresso(s) em valores com mesma capacidade de compra. A evolução é obtida a partir da comparação de um determinado período em relação a uma data base.
( ) se refere(m) à identificação da composição das fontes passivas de recursos da organização identificando o grau de comprometimento financeiro com seus credores.
( ) se refere(m) à capacidade da organização em cumprir seus compromissos a partir de critérios que reproduzam a posição financeira em um determinado período de tempo.
( ) se refere(m) à identificação de alterações estruturais nas demonstrações financeiras ao comparar as proporções existentes entre as diversas contas. As análises reais ou nominais produzirão resultados idênticos nesse caso.
( ) se refere(m) ao diagnóstico dos resultados em função dos recursos disponíveis para operação e investimentos da organização.
A alternativa que melhor expressa a sequência CORRETA dos conceitos, de cima para baixo é:
As estruturas do ativo circulante e passivo circulante seguem na tabela abaixo:
Com base apenas nos dados do exercício analise as assertivas.
I. A estrutura das contas do ativo circulante apresenta uma piora significativa de um período para o outro, pois se percebe, principalmente, que há uma brusca queda na representatividade da conta “clientes", passando de 24,07% para 15,32% do ativo total, e, também do “disponível", de 2,41% para 0,032% em relação ao total do ativo; além disso, há uma modificação na participação dos “estoques" que aumenta em mais de 3% para o segundo período.
II. A conta “estoque" representava, no primeiro período, 13,9% do total do ativo e passou a representar 16,95% para o segundo período; enquanto a conta “fornecedores" que representava 21,13% do passivo total passou a representar 9,72%, o que indica, ao associar com a análise da conta “clientes", uma queda nas vendas.
III. Os resultados da Análise Vertical para as contas “Disponível", “Empréstimos" e “Duplicatas descontadas" - que passaram a representar, no segundo período, 0,032 % do ativo total; 12,57% e 3,30% do total do passivo, respectivamente - indicam uma substancial perda de capital de giro, que possivelmente esteja associada com a redução do giro dos estoques, o que irá resultar em um aumento significativo das despesas financeiras que será confirmado no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) assertiva(s) está(ão) CORRETAS:
I. É um fluxo de entrada ou saída de caixa que ocorre no último ano do projeto.
II. Todos os projetos apresentam este componente.
III. É o fluxo de caixa resultante do encerramento e da liquidação do projeto.
IV. Pode afetar significativamente a decisão de investimento de capital.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Segundo Gitman (2010), o princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a __________________, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.
Qual alternativa completa corretamente a lacuna da frase acima?
I. A alavancagem operacional (operational leverage) é proporcionada pelos custos e despesas operacionais fixos.
II. O GAO (grau de alavancagem operacional) é a medida da alavancagem operacional, que representa o indicador do potencial de rentabilidade proporcionado pelo lucro operacional.
III. A alavancagem financeira (financial leverage) é proporcionada pelas despesas financeiras relativas aos juros incidentes sobre o capital de terceiros integrante da estrutura de capital da empresa.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):
I. A estrutura de capital de uma empresa corresponde aos fundos de longo prazo oriundos de fontes de capital próprios e de terceiros.
II. O custo de capital é utilizado como parâmetro para as decisões de aprovação ou reprovação de novos projetos, uma vez que estes devem proporcionar retornos superiores aos respectivos custos.
III. O custo de capital representa a taxa mínima de retorno que novos investimentos devem proporcionar.
IV. O capital de terceiros é formado por empréstimos e financiamentos contraídos em instituições financeiras e pelas obrigações emitidas pelas empresas, tais como as debêntures.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):