Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Biologia
Foram encontradas 30 questões
"O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016 foi para o cientista Yoshinori Ohsumi, por suas descobertas importantes sobre os mecanismos de autofagia, processo pelo qual as células ‘digerem’ partes de si mesmas. Os achados de Ohsumi abriram as portas para a compreensão do papel da autofagia em doenças neurodegenerativas, câncer, diabetes tipo 2, entre outras." Entenda a autofagia:
Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:
A classificação dos seres vivos tem, ao longo da história, sofrido numerosas modificações em decorrência do avanço das técnicas de análise disponíveis. Atualmente são reconhecidas 3 categorias subjetivas supra Reino, denominadas Domínios, sendo elas: Bacteria, Archaea e Eukarya. Sobre estes Domínios, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) A glicólise, a replicação semiconservativa do DNA e a ocorrência de membrana plasmática são atributos compartilhados por todos os membros dos três domínios.
( ) Archaea e Bacteria incluem os organismos procariontes, os quais não apresentam citoesqueleto e se reproduzem por fissão binária.
( ) Os Archaea compartilham um ancestral comum mais recente com Bacteria do que com Eukarya.
( ) No Domínio Eukaria as células apresentam núcleo delimitado por dupla membrana, sendo a membrana externa contínua com o retículo endoplasmático rugoso ou granular.
( ) O modelo de membrana do mosaico fluido
aplica-se ao Domínio Eukaria, mas não para
Archaea e Bacteria.
Sobre as macromoléculas que constituem as células, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) As proteínas apresentam vários níveis de organização. A estrutura terciária é estabilizada como resultado da interação das cadeias laterais dos aminoácidos. A maioria das interações que mantêm a estrutura terciária não são covalentes, sendo, portanto, relativamente fracas. No entanto, as cadeias laterais das cisteínas, que contêm enxofre, podem formar ligações covalentes entre si – as pontes dissulfeto.
( ) Um inibidor enzimático é um composto que se liga à uma enzima e interfere na sua atividade. Embora certos inibidores liguem-se covalentemente às enzimas, causando sua inibição irreversível, a maioria dos inibidores atua de forma reversível, por interações fracas, não covalentes.
( ) Polissacarídeos são carboidratos de cadeia longa que podem ser divididos em duas classes: os homopolissacarídeos e os heteropolissacarídeos. Amido e glicogênio são exemplos de homopolissacarídeos com função de reserva energética, enquanto a celulose é um heteropolissacarídeo com função estrutural.
( ) Triacilgliceróis e colesterol são lipídios insolúveis em água e, para serem transportados no sangue, conjugam-se com proteínas anfipáticas, formando as lipoproteínas. No plasma sanguíneo, o colesterol é retirado dos tecidos e levado ao fígado pelas lipoproteínas de baixa densidade (LDLs) e transportado do fígado para os tecidos pelas lipoproteínas de alta densidade (HDLs).
( ) Os monossacarídeos são as menores unidades dos carboidratos, incluindo, por exemplo, a glicose e a ribose. Já entre os dissacarídeos, formados por ligações glicosídicas entre dois monossacarídeos, é possível citar a sacarose e a lactose e, dentre os polissacarídeos, a quitina.
Um gene hipotético apresenta a seguinte sequência de nucleotídeos:
...CGT GCG TGT ACG GAA GCG ATG GGC ATA CTG TAA CCA ATA ATT .....
Uma mutação ocorreu na décima terceira base nitrogenada, da sequência apresentada, da esquerda para a direita, substituindo-a por uma citosina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de bases CORRETA após ocorrida a transcrição deste gene:
A sistemática biológica é o ramo das ciências naturais que lida com a nomenclatura, descrição e organização da diversidade biológica em esquemas hierárquicos. Ela vem sendo desenvolvida, desde os primeiros esforços do homem em sumarizar a informação biológica, com o objetivo de reunir os organismos em grupos, e identificar, entre eles, quais seriam entidades naturais. Dentre os diferentes sistemas existentes, o entomólogo alemão Willi Hennig propôs a Sistemática Filogenética, um sistema que assume apenas os grupos monofiléticos como naturais, respeitando o conceito evolutivo da ancestralidade comum. (Adaptado de SANTOS, C.M.D. Os dinossauros de Hennig: sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. Scientia Studia, v. 6, n. 2, 2008. p. 179- 200)
O cladograma hipotético mostrado abaixo representa as relações de parentesco entre dez taxa, representados pelas letras A a J.
Considerando os princípios de Sistemática Filogenética e o cladograma hipotético apresentado, analise as afirmativas abaixo:
I. O grupo formado pelos taxa A, B, C e E é parafilético, enquanto o grupo formado pelos taxa A, B e C é monofilético.
II. Maior número de apomorfias ocorre no táxon F quando comparado com o táxon C.
III. Um grupo monofilético é definido como a reunião de todos os descendentes de um ancestral comum, além do próprio ancestral comum.
IV. Um grupo polifilético contém o ancestral comum mais recente, e alguns, mas nem todos os seus descendentes.
V. Embora compartilhem um ancestral comum, o cladograma indica que o clado “I e J” é mais evoluído do que o clado “G e H”.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas
estão CORRETAS:
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, nunca se desenvolvem a partir de vírus preexistentes. Entre os vírus, encontramos o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que é classificado como retrovírus. O ciclo reprodutivo deste tipo de vírus é complexo, apresentando várias etapas. Assinale a alternativa que ordena as etapas a partir da fusão do envelope viral com a membrana plasmática do macrófago.
1. Ação da transcriptase reversa para formação do cDNA.
2. Síntese da segunda fita do DNA a partir da transcriptase reversa.
3. Liberação do RNA viral.
4. Degradação do RNA viral.
5. Ativação do DNA pró-viral e sua transcrição a RNA viral.
6. Ribossomos hospedeiros traduzem o RNA viral em proteínas.
7. Entrada do cDNA no núcleo e sua integração ao cromossomo hospedeiro, formando o pró-vírus.
8. Montagem do vírus.
As bactérias gram-positiva e gram-negativa apresentam diferenças em relação à constituição da parede celular e dos envoltórios externos. Assim, preencha as lacunas com VERDADEIRO (V) ou FALSO (F), e assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA, de cima para baixo.
( ) As bactérias gram-positiva têm um envoltório a mais de lipopolissacarídeos e lipoproteínas
( ) As bactérias gram-negativa têm um envoltório a mais de lipopolissacarídeos e lipoproteínas
( ) As bactérias gram-positiva apresentam resistência maior aos antibióticos.
( ) As bactérias apresentam parede celular constituída de peptideoglicano