Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Enfermagem

Foram encontradas 29 questões

Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765627 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Brasil, 2009) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios. Em relação a essa Política, considere as seguintes afirmativas:

I. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, instituída por meio da Portaria GM/MS nº 1.944, de 27/08/2009, está direcionada à população masculina com idade compreendida entre 20 e 65 anos.

II. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem deve considerar a heterogeneidade das possibilidades de ser homem. As masculinidades são construídas histórica e sócio culturalmente, como um processo em permanente transformação. 

III. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como objetivo geral promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

IV. Uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está em entender a Saúde do Homem como um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, executado nos diferentes níveis de atenção.

V. Cabe aos municípios a responsabilidade de fomentar técnica e financeiramente a implementação e acompanhar em seu território a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; 
Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765629 Enfermagem
O cenário nacional mostra que a população brasileira está envelhecendo de forma rápida e intensa. A pessoa idosa tem, em graus variáveis, um declínio geral das funções orgânicas, em decorrência de efeitos anatômicos e fisiológicos do envelhecimento. Além dessa condição, muitas pessoas idosas apresentam patologias crônicas, o que pode influenciar na probabilidade de complicações em procedimentos cirúrgicos. Diante da necessidade de realização de procedimento cirúrgico em pessoa idosa, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS. 

( ) É necessário manter áreas de pressão acolchoadas e respeitar as limitações da amplitude de movimentos, durante o posicionamento da pessoa idosa para o procedimento cirúrgico, prevenindo lesões e dor decorrentes de posicionamento.

( ) A remoção da máscara cirúrgica ao receber a pessoa idosa, na sala de cirurgia, para se apresentar e explicar os procedimentos antes de iniciar a cirurgia, facilita a comunicação.

( ) A quantidade de líquidos infundidos deve ser registrada com precisão, já que as perdas sanguíneas e de líquidos não têm como ser estimadas . 

( ) O cuidado com a temperatura ambiente da sala de cirurgia e o uso de dispositivos como cobertores de aquecimento ou cobertores reguladores de temperatura, ajudam a estabilizar os efeitos da perda de calor.

( ) A implementação de técnica asséptica durante todo procedimento cirúrgico diminui a possibilidade de infecção em pessoas idosas. 
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765630 Enfermagem
Em 2016, diante de evidências que corroboram o reconhecimento da relação entre o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil e a infecção pelo vírus Zika, o Ministério da Saúde lançou o Protocolo de Atenção à Saúde e Resposta à Ocorrência de Microcefalia (BRASIL, 2016). Em relação às informações contidas nesse protocolo, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e “F” as FALSAS.

( ) A infecção pelo vírus Zika afeta todos os grupos etários e ambos os sexos. É uma doença febril aguda, autolimitada na maioria dos casos, com baixa necessidade de hospitalização.

( ) Diante do aumento do número de casos de microcefalia, associados ou não à infecção pelo vírus Zika, as equipes de saúde devem direcionar suas ações, prioritariamente, para as gestantes. 

( ) É de extrema importância que as mulheres ou casais que desejam ter filhos recebam, dos profissionais da saúde, as orientações sobre a prevenção da infecção pelo vírus Zika e sobre os cuidados necessários para evitar essa infecção durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. 

( ) Em casos de suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Zika, a indicação da via de parto obstétrica recai sobre a operação cesariana, reduzindo o risco de complicações para o bebê.

( ) O Ministério da Saúde recomenda a manutenção da amamentação diante do cenário epidemiológico do vírus Zika. Estudos realizados na Polinésia Francesa, onde também houve aumento dos casos de microcefalia, não identificaram a replicação do vírus em amostras do leite.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765631 Enfermagem
A Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP) é utilizada para acidentes ocupacionais e para situações de violência sexual e de exposição sexual consentida. Quanto ao documento “Diretrizes para a organização da Rede de Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV – PEP” (BRASIL, 2016), é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765632 Enfermagem
“A hemodiálise é o método de depuração extracorpórea pelo qual o sangue obtido por um acesso vascular é colocado em contato com uma solução de diálise em um filtro que utiliza uma membrana semipermeável artificial” (CHEREGATTI; AMORIM, 2010, p. 311-312). Entre os cuidados de enfermagem diante da necessidade de realização de hemodiálise em paciente que interna na Unidade de Terapia Intensiva com insuficiência renal aguda, cita-se: 

I. Manter controle rigoroso dos sinais vitais, em especial da pressão arterial.

II. Realizar balanço hídrico rigoroso, registrando os líquidos administrados e eliminados.

III. Realizar preparo do cateter duplo lúmen, aspirando e desprezando o anticoagulante das vias.

IV. Manter avaliação do turgor de pele e mucosas.

V. Atentar para sinais e sintomas de complicações como confusão mental, agitação, cãibras, náuseas, entre outros. 
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765633 Enfermagem
“Há um esforço mundial, envolvendo organismos governamentais, não governamentais, profissionais de saúde e sociedade civil, para regulamentação e controle do uso do tabaco, de forma a desestimular o seu consumo prevenindo a iniciação (especialmente entre os jovens) e estimulando/apoiando a cessação para os usuários” (BRASIL, 2015, p.19). O tratamento para cessação do uso do tabaco envolve todos os profissionais da saúde, o usuário, bem como é imprescindível o apoio sociofamiliar. A efetividade do tratamento exige determinadas atitudes e posturas dos profissionais da saúde, as quais devem estar presentes desde o acolhimento. Em relação a essas atitudes e posturas, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS. 

( ) Estimular, no usuário, a mudança de atitude em relação ao uso do tabaco para o alcance da abstinência.

( ) Oferecer informações ao usuário sobre os malefícios do tabaco, os sintomas possíveis relacionados ao parar de fumar, entre outras informações relevantes.

( ) Destacar a importância de estabelecer uma data para parar de fumar, a qual deve ser impreterivelmente seguida, como forma de assegurar a efetividade do tratamento.

( ) Destacar a importância de manter o acompanhamento durante todo o tratamento, mesmo após parar de fumar.

( ) Oferecer informações que permitam, ao usuário, aprender a identificar as situações de risco que podem levar à recaída.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765634 Enfermagem
O Código de Ética da Enfermagem, em seu Capítulo V - Das Infrações e Penalidades, destaca que as infrações consideradas gravíssimas são “as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa” (Resolução COFEN 311/2007, p. 11, 12). Entre as circunstâncias consideradas agravantes de tais infrações, marque qual das alternativas abaixo NÃO corresponde às enumeradas no Código de Ética da Enfermagem:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765635 Enfermagem
A troca do selo d’água do frasco de drenagem torácica é definida como “o ato de esvaziar o frasco de drenagem torácica e colocar novo selo d’água” (BORTOLOZO, et al., 2007, p. 88). Quanto à realização deste cuidado em adultos, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765636 Enfermagem
A Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação ao descrito na referida Portaria, afirma-se que: 

I. O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial, é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Individual, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família, e a ordenação do cuidado estará sob a responsabilidade do Centro de Atenção Psicossocial ou da Atenção Básica, garantindo permanente processo de cogestão e acompanhamento longitudinal do caso. 

II. Um dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção básica em saúde é o Centro de Convivência, que é unidade pública, articulada às Redes de Atenção à Saúde, em especial à Rede de Atenção Psicossocial, onde são oferecidos à população em geral espaços de sociabilidade, produção e intervenção na cultura e na cidade.

III. As atividades no Centro de Atenção Psicossocial são realizadas prioritariamente de forma individualizada e articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes. 

IV. Dentre os pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção residencial de caráter transitório estão os Serviços de Atenção em Regime Residencial, entre os quais Comunidades Terapêuticas, destinadas a oferecer cuidados contínuos de saúde, de caráter residencial transitório por até seis meses para adultos com necessidades clínicas estáveis decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. 

V. São pontos de atenção na Rede de Atenção Psicossocial nas Estratégias de Desinstitucionalização os Serviços Residenciais Terapêuticos, os quais são moradias inseridas na comunidade, destinadas a acolher pessoas egressas de internação de longa permanência (dois anos ou mais ininterruptos), egressas de hospitais psiquiátricos e hospitais de custódia, entre outros. 
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765637 Enfermagem
Existe um tipo de contraceptivo que está disponível para ser utilizado como um recurso de emergência em vários países, assim como no Brasil, para prevenir a gravidez indesejada (LOUWDERMILK, 2012). Em relação à contracepção de emergência, afirma-se que:

I. A contracepção de emergência deve ser utilizada por uma mulher assim que possível, dentro de 120 horas após ato sexual desprotegido ou acidente no controle da natalidade.

II. Não existe nenhuma contraindicação médica para a contracepção de emergência, exceto gravidez e sangramento vaginal anormal e não diagnosticado.

III. A contracepção de emergência irá proteger a mulher contra a gravidez, se ela tiver relações sexuais desprotegidas nos dias que seguem o tratamento.

IV. A ingestão de pílulas de contraceptivos de emergência não retarda a ovulação.

V. O esquecimento do uso de pílula contraceptiva oral por um dia indica a utilização da contracepção de emergência.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765638 Enfermagem
O câncer do colo do útero é o terceiro câncer mais comum do sistema reprodutor. A localização acessível do colo tanto para exames celulares quanto para exames histológicos e para o exame direto levou a um refinamento das técnicas diagnósticas, contribuindo para o diagnóstico e tratamento melhorados destes distúrbios (LOUWDERMILK, 2012). Em relação a essa patologia e sua forma de detecção precoce, analise as afirmativas que seguem, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS.

( ) Cerca de 70% a 80% dos cânceres cervicais são causados por papilomavírus humano (HPV).

( ) Um sangramento anormal, principalmente após coito, não é um sintoma clássico do câncer invasivo.

( ) A colposcopia é um procedimento invasivo, porém, bem tolerado pela mulher.

( ) Caso o resultado do teste de Papanicolaou seja condizente com o achado lesões intraepiteliais escamosas de baixo grau (LSILs), é recomendada a realização de colposcopia, exceto nas adolescentes.

( ) A idade média para a ocorrência de câncer cervical varia de 40 a 50 anos. 
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765639 Enfermagem
Os distúrbios hipertensivos contribuem significativamente para a morbidade materna e fetal em todo o mundo. A pré-eclâmpsia é um estado hipertensivo exclusivo da gravidez humana e que precisa de um olhar atento por parte da enfermagem (LOUWDERMILK, 2012). Em relação a essa condição, afirma-se que:

I. A pré-eclâmpsia ocorre mais frequentemente em mulheres primíparas ou multíparas com um novo parceiro.

II. As alterações patológicas que ocorrem na mulher com pré-eclâmpsia são provocadas por interrupções da perfusão placentária e por disfunção das células endoteliais.

III. O vaso espasmo generalizado provocado pela pré-eclâmpsia resulta em perfusão tecidual deficiente em todos os sistemas orgânicos, redução da resistência periférica, aumento da PA e aumento da permeabilidade das células endoteliais.

IV. O exame físico da gestante é um importante instrumento para avaliação em um caso de possível pré-eclâmpsia. É essencial a aferição precisa da pressão arterial e a avaliação do edema, mesmo que sua presença não seja mais incluída na definição dessa patologia, devendo ser avaliado em relação à sua distribuição, grau e formação de cacifo.

V. Mulheres com pré-eclâmpsia grave devem ser internadas imediatamente para uma avaliação completa da condição materno-fetal. Porém, para essas avaliações maternas estão incluídos apenas o monitoramento da PA, do débito urinário, do estado de consciência e sinais de trabalho de parto ou descolamento prematuro da placenta. 
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765640 Enfermagem
“Deve-se estar atento para algumas possibilidades de causas secundárias de hipertensão arterial, para as quais um exame clínico bem conduzido pode ser decisivo” (BRASIL, 2001, p. 19-33). Com base nessa assertiva, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS. 

( ) Pacientes com relato de hipertensão arterial de difícil controle e apresentando picos tensionais graves e frequentes acompanhados de rubor facial, cefaleia intensa e taquicardia, devem ser encaminhados para unidade de referência secundária.

( ) Pacientes nos quais a hipertensão arterial surge antes dos 30 anos ou de aparecimento súbito após os 50 anos, sem história familiar para hipertensão arterial, devem ser encaminhados para unidade de referência secundária.

( ) A anamnese do portador de hipertensão deve ser orientada para alguns pontos como: hábito de fumar; uso exagerado de álcool; ingestão excessiva de sal; aumento de peso; sedentarismo; estresse; utilização de medicamentos como anticoncepcionais, descongestionantes nasais e anti-inflamatórios; historia familiar de hipertensão arterial; entre outros.

( ) A probabilidade de acontecer um evento cardiovascular grave entre os indivíduos considerados do grupo de risco baixo, em homens com idade menor do que 55 anos e mulheres com idade abaixo de 65 anos é menor do que 15%.

( ) O tratamento da hipertensão inclui apenas duas estratégias: modificação dos hábitos de vida e, se necessário, medicamentos. 
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765641 Enfermagem
O Diabetes atinge a mulher grávida e todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições socioeconômicas, apresentando prevalência, na população adulta, de 7,6% (BRASIL, 2001). Em vista disso, é importante diagnosticá-lo precocemente e investir na prevenção desta patologia. Em relação ao Diabetes mellitus, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765642 Enfermagem
A doença cardiovascular é a complicação de maior morbimortalidade entre os pacientes com diabetes. Em relação à sintomatologia das três grandes manifestações das doenças cardiovasculares, que são a doença coronariana, a doença cerebrovascular e a doença vascular periférica, analise as afirmativas abaixo: 

I. Angina de peito e infarto do miocárdio podem ocorrer de forma atípica na apresentação e na caracterização da dor devido à presença de neuropatia autonômica cardíaca do diabetes.

II. Manifestações cerebrais de hipoglicemia podem mimetizar ataques isquêmicos transitórios.

III. A evolução pós-infarto é pior nos pacientes com diabetes.

IV. A evolução crônica da precordialgia aos esforços está relacionada à presença de lesão significante em uma ou mais artérias coronarianas.

V. A hiperglicemia é um fator de risco adquirido para isquemia, além de tabagismo, colesterol elevado, pressão arterial elevada, obesidade, entre outros.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765643 Enfermagem
“Para o atendimento de uma parada cardiorrespiratória, há necessidade da execução de uma série de procedimentos, os quais são fundamentais para a garantia de sucesso da ressuscitação” (JERÔNIMO, 2012, p. 252). Em relação a esses procedimentos, analise as afirmativas a seguir: 

I. A primeira ação do profissional ao identificar a inexistência de responsividade do paciente é chamar ajuda.

II. Para a abertura das vias aéreas, o profissional deverá realizar hipoextensão da cabeça, colocando a palma de uma das mãos na região frontal do paciente e, com as pontas dos dedos da outra mão, segurar sobre o queixo, tracionando-o para baixo.

III. O profissional deverá checar o pulso, preferencialmente em artéria femoral, para não impedir os demais passos da ressuscitação.

IV. Durante a contração torácica o profissional deverá contar as massagens realizadas e proporcionar o retorno do tórax, a fim de promover uma eficaz circulação cardíaca.

V. Para o tratamento da maioria das arritmias cardíacas, o choque por meio da utilização do desfibrilador aumenta a sobrevida cardíaca quando associada à aplicação da ressuscitação cardiorrespiratória. 
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão INCORRETAS:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765644 Enfermagem
“O choque é definido como uma situação de hipoperfusão tecidual, secundária ao desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio ou na incapacidade da célula utilizar o oxigênio, resultante em metabolismo anaeróbio, cuja energia produzida é insuficiente para suprir o desempenho das células, resultando em disfunção dos órgãos vitais. Os estados de choque podem ser classificados de acordo com a etiologia e o padrão hemodinâmico” (CHEREGATTI; AMORIM, 2010, p. 397). Pensando nos diversos tipos de choque que podem acontecer, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765645 Enfermagem
O processo de administração de medicamentos é complexo e envolve vários cuidados (CHEREGATTI; JERÔNIMO, 2011). Em relação às diversas vias de administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS: 

( ) Inconsciência, dificuldade de deglutição, vômito e jejum para exames são contraindicações para administração de medicamentos por via oral.

( ) Na administração de medicamento por via sublingual, o profissional deve permanecer ao lado do paciente por alguns minutos, pois os efeitos colaterais ocorrem imediatamente após a administração por esta via.

( ) Quando o paciente está hipotenso ou tem um aporte sanguíneo deficiente para o músculo, o medicamento administrado por via intramuscular pode precipitar-se ou não ser absorvido.

( ) Em caso de administração de medicamento por via endovenosa pode ocorrer uma flebite, a qual é ocasionada ou por problema na técnica de inserção do cateter ou por condição da veia utilizada.

( ) Na utilização da via subcutânea, uma complicação bastante comum é a lipodistrofia, a qual não tem relação com o uso repetido do sítio de injeção.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, na sequência de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765646 Enfermagem
As feridas podem ser classificadas quanto à causa, etiologia e agente causador (SILVA, 2007). No caso das feridas cirúrgicas, as quais são intencionais, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Enfermagem |
Q765647 Enfermagem
A Lei nº 8080/90 preconiza que a política de recursos humanos na área da saúde deve ser formalizada e executada de forma articulada pelas diferentes esferas de Governo, de acordo com os seguintes objetivos: 

I. Organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal.

II. Valorização da dedicação exclusiva aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

III. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento poderão ser exercidos em regime de tempo integral ou parcial.

IV. Os servidores poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do SUS. 
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: C
5: E
6: A
7: C
8: D
9: B
10: A
11: E
12: D
13: C
14: B
15: E
16: A
17: C
18: B
19: D
20: B