Questões de Concurso Público IF-RS 2016 para Professor - Música
Foram encontradas 28 questões
Marque a questão CORRETA:
Conforme Bohumil Med (1996), são regras de uma harmonização tradicional
A partir dos exemplos musicais abaixo, escolha a alternativa que representa a nomenclatura dos acordes de 7ª, na ordem, de 1 a 5, respectivamente:
Os exemplos musicais abaixo serão utilizados nas questões 13, 14, 15 e 16.
Exemplo musical 1:
Fonte: VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para a educação artística e musical, v. 1. Rio de Janeiro: ABM: Funarte, 2009.
Exemplo musical 2:
Fonte: VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para a educação artística e musical, v. 1. Rio de Janeiro: ABM: Funarte, 2009.
A partir dos exemplos musicais extraídos de duas músicas do cancioneiro infantil (exemplos musicais 1 e 2), analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com ““F” as FALSAS.
I. Andantino quasi andante e Moderato são considerados andamentos médios.
II. O início da canção do exemplo musical 2 denomina-se anacrúsico.
III. A tonalidade da canção de número 1 é Si menor.
IV. A barra dupla de compasso com dois pontos, que ocorre no exemplo musical 2, denominase ritornelo.
V. Ambas as canções possuem a semínima como unidade de tempo.
Quais são verdadeiras?
Os exemplos musicais abaixo serão utilizados nas questões 13, 14, 15 e 16.
Exemplo musical 1:
Fonte: VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para a educação artística e musical, v. 1. Rio de Janeiro: ABM: Funarte, 2009.
Exemplo musical 2:
Fonte: VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para a educação artística e musical, v. 1. Rio de Janeiro: ABM: Funarte, 2009.
Na partitura do exemplo musical 1, exposta anteriormente, os retângulos destacam o intervalo harmônico entre as duas vozes, marcando possíveis pontos de mudanças de acordes no caso de acompanhamento harmônico da canção. Assinale a alternativa que corresponde à ordem dos acordes, de 1 a 15:
Os exemplos musicais abaixo serão utilizados nas questões 13, 14, 15 e 16.
Exemplo musical 1:
Fonte: VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para a educação artística e musical, v. 1. Rio de Janeiro: ABM: Funarte, 2009.
Exemplo musical 2:
Fonte: VILLA-LOBOS, Heitor. Guia prático para a educação artística e musical, v. 1. Rio de Janeiro: ABM: Funarte, 2009.
Segundo Bohumil Med (1996, p. 176), “transcrever uma melodia consiste em grafá-la na mesma altura, usando um sistema diferente, por exemplo, uma outra clave”. Quais exemplos musicais abaixo representam transcrições das duas primeiras frases do exemplo musical 2?
I.
II.
III.
IV.
V.
Assinale a alternativa em que (todas) (a)s afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):