Questões de Concurso Público IF-RS 2018 para Administração/Finanças

Foram encontradas 11 questões

Q944603 Administração Geral

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) Administração Científica de Taylor preconizava a organização racional do trabalho, que tinha como pilares o estudo dos tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a unidade de comando, a análise das condições ambientais e sociais de trabalho e a padronização.

( ) A Teoria Neoclássica se caracteriza pela reafirmação dos postulados clássicos, pela ênfase nos aspectos da prática da administração e nos resultados, uma de suas principais propostas é a Administração por Objetivos.

( ) A preocupação com a construção de modelos abertos que pautem a interação da organização com o ambiente surge a partir da Teoria Estruturalista, abordando os processos de interação entre as partes da organização, assim como da organização com o ambiente.

( ) A Abordagem Comportamental tem raízes na Teoria das Relações Humanas e amplia a abordagem do comportamento social para o comportamento organizacional, uma de suas principais expressões é o movimento do Desenvolvimento Organizacional.

( ) Uma das características que diferencia a Teoria da Contingência é que ela não propõe um modelo padrão para estrutura e organização, mas que as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.

Alternativas
Q944604 Administração Geral
Dentre os princípios citados a seguir, assinale aquele que NÃO representa um dos 14 princípios de Fayol.
Alternativas
Q944605 Administração Geral
Assinale a alternativa CORRETA com relação à estrutura organizacional:
Alternativas
Q944606 Administração Geral
As funções administrativas propostas por Fayol envolvem os elementos da administração, isto é, as funções do administrador, a saber:
Alternativas
Q944607 Administração Geral
Trata-se da mudança que tem por objetivo ampliar o sistema decisório da organização até o menor nível possível na pirâmide organizacional, permitindo que os grupos de trabalho tenham poder e autonomia de “como” realizam suas tarefas, reforçando-os com credibilidade e encorajando sua criatividade. Este conceito refere-se a(o):
Alternativas
Q944608 Administração Geral

A/O ________________ é um método utilizado para o planejamento estratégico baseado no estabelecimento de indicadores e medidas que atuem como um desdobramento dos objetivos, traduzindo a estratégia em termos operacionais e auxiliando no alinhamento estratégico da organização.


Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Q944609 Administração Geral
Sobre estratégia competitiva, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q944610 Administração Geral

Com relação às escolas de formação da estratégia, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo:


1. Escola do Design

2. Escola de Posicionamento

3. Escola de Aprendizado

4. Escola de Poder

5. Escola Cultural


( ) considera que a formulação da estratégia, apesar de atraente, não corresponde ao que acontece nas organizações e que as estratégias emergem a partir das experiências das pessoas, individual ou coletivamente.

( ) propõe um modelo de formação estratégica que busca a adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas; é a visão de formação estratégica mais difundida.

( ) coloca a formação estratégica como uma perspectiva enraizada em intenções coletivas, que tende a perpetuar a estratégia existente.

( ) aborda a formulação de estratégia como um processo aberto de influência para negociação de estratégias favoráveis, no qual a linha entre metas econômicas e intenção política é sutil.

( ) entende a formação da estratégia como um processo analítico, que parte da observação das opções, em um mercado competitivo, para a decisão da empresa de como se colocar; tem foco no conteúdo da estratégia. 

Alternativas
Q944611 Administração Geral
Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Administração/Finanças |
Q944612 Administração Geral
Com relação aos sistemas de Informações, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Administração/Finanças |
Q944615 Administração Geral

Considere as afirmações sobre Finanças Corporativas a seguir:


I. O objetivo da administração financeira é maximizar o valor unitário das ações correntes.

II. Acionistas de uma empresa são proprietários residuais.

III. Em 2002 o Congresso dos Estados Unidos promulgou a lei Sarbanes-Oxley com o objetivo de proteger os investidores norteamericanos dos abusos corporativos.

IV. No Brasil os custos de agência são derivados principalmente da possível convergência entre acionistas controladores e acionistas não controladores.

V. Entre as regras do Novo Mercado da BM&FBovespa (atual B3) relacionadas à estrutura de governança e aos direitos dos acionistas estão o tag along de 100%, free float mínimo de 25% e a emissão exclusiva de ações preferenciais com direito a voto.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: C
6: A
7: B
8: A
9: C
10: B
11: B