Questões de Concurso Público IF-RS 2018 para Técnico de Laboratório - Biologia
Foram encontradas 10 questões
Analise as afirmativas abaixo em relação a esse tema:
I. Os microrganismos introduzidos em um meio de cultura para iniciar o crescimento são chamados de inóculo. II. Um meio de cultura deve conter os nutrientes adequados para o microrganismo específico que queremos cultivar; também deve conter uma quantidade de água suficiente, um pH apropriado e um nível conveniente de oxigênio ou talvez nenhum. III. O meio deve ser estéril – isto é, deve inicialmente não conter microrganismos vivos –, dessa forma a cultura conterá somente os microrganismos (e sua descendência) que foram introduzidos. IV. Os microrganismos que crescem e se multiplicam dentro ou sobre um meio de cultura são denominados cultura. Esta cultura em crescimento deve ser incubada em temperatura apropriada para o crescimento eficiente do microrganismo cultivado.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Analise as afirmativas abaixo:
I. Os protetores ou máscaras respiratórias contêm filtros que protegem o aparelho respiratório e são um tipo de EPI. II. Os óculos de proteção protegem os olhos contra riscos de impactos, produtos químicos, radiações, amostras biológicas e são um tipo de EPI. III. As cabines de segurança biológica são utilizadas no manuseio de produtos biológicos, como cultura de microrganismos e amostras biológicas e são um tipo de EPC. IV. A proteção dos membros inferiores (pés e pernas) é essencial durante as atividades em laboratórios que ofereçam riscos aos trabalhadores. Pés desprotegidos (pelo uso de sandálias ou chinelos) acarretam problemas sérios e podem gerar situações perigosas. O sapato fechado é de uso obrigatório num laboratório. V. Os equipamentos de segurança indispensáveis em todos os laboratórios são (i) os chuveiros de emergência, (ii) o lavador de olhos e (iii) os extintores contra incêndios. Todos eles são considerados EPC.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
Abaixo são listados eventos ou atitudes que diminuem a probabilidade dos riscos de acidente em um laboratório, EXCETO:
Sobre os princípios e características principais da técnica de coloração de Gram podemos afirmar, EXCETO:
Analise as afirmativas abaixo em relação ao exame parasitológico de sangue:
I. Existem dois tipos fundamentais de esfregaços de sangue – o esfregaço em camada delgada e o esfregaço em gota espessa. Ambos são muito utilizados. II. No exame de sangue direto ou a fresco, a gota de sangue é coletada no centro de uma lâmina e permite visualizar parasitos vivos, porventura existentes, através do microscópio. III. O exame de sangue por gota espessa permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários. IV. O exame de sangue a fresco com gota de sangue colocada entre lâmina e lamínula permite a observação de formas sanguíneas do parasito Trypanosoma cruzi.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas: classe de risco 1, classe de risco 2, classe de risco 3 e classe de risco 4.
Abaixo são listadas características das classes de risco:
Classe de risco____: Alto risco individual e alto risco para a comunidade. Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por tais agentes. Eles causam doenças humanas e animais, de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: vírus Ebola.
Classe de risco____: Moderado risco individual e limitado risco para a comunidade. Inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.
Classe de risco____: Baixo risco individual e baixo risco para a coletividade. Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
Classe de risco____: Alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Inclui os que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais potencialmente letais e para as quais usualmente existem medidas de tratamento e, ou, de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa para pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.
Assinale a única alternativa que contém a ordem CORRETA das classes de risco.
( ) No microscópio óptico, a luz visível é passada através do espécime e então através de lentes de vidro. As lentes refratam (dobram) a luz, de modo que a imagem do espécime é aumentada à medida que é projetada para dentro do olho ou de uma câmera. ( ) A magnificação é a proporção entre o tamanho da imagem do objeto e o seu tamanho real. Os microscópios ópticos podem magnificar com eficácia até cerca de cem vezes o tamanho real do espécime. ( ) A resolução mede a nitidez da imagem (distância mínima na qual dois pontos podem ser separados e ainda serem distinguidos como dois pontos). O microscópio óptico não consegue definir detalhes menores do que 0,2 micrômetros (mm) ou 200 nanômetros (nm), desconsiderando a magnificação. ( ) O contraste é a diferença de brilho entre as áreas claras e escuras de uma imagem. Métodos para aumentar o contraste incluem a coloração ou a marcação de componentes celulares para que se destaquem visualmente. ( ) Com o microscópio óptico é possível estudar as organelas envoltas por membranas no interior das células eucarióticas.
Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:
I. Basicamente, existem dois tipos de fixação: a física e a química. De fato, sempre se utiliza uma associação dos dois tipos de fixação, pois mesmo a fixação química sempre pode sofrer a influência de um fator físico ambiental, como a temperatura. II. A fixação química é obtida quando se utilizam substâncias químicas capazes de formar reações com os sítios das biomoléculas, estabilizando-as e impedindo a alteração tecidual, tanto química quanto física. III. Os fixadores aldeídos apresentam amplo uso nos laboratórios de histologia. Dentre os fixadores aldeídos, o formaldeído comercial é o mais usado na rotina histológica, devido ao seu baixo custo financeiro, além de ser de fácil preparo. IV. A formalina 10% (100 ml de formaldeído comercial + 900 ml de água destilada) é uma solução hipotônica que fixa bem as proteínas. V. Ao manipular formaldeído, ou soluções contendo essa substância, deve-se fazer uso de luvas, máscara com filtro próprio para vapores orgânicos, em local arejado e com exaustão. VI. Por serem muito voláteis e sensíveis à luz, as soluções contendo formaldeído devem ser guardadas ao abrigo da luz em vidro âmbar firmemente fechado.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I. Os fragmentos devem ser colocados na parafina após terem esfriado, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles. II. Para que o técnico realize uma boa inclusão, é necessário que o fragmento esteja completamente desidratado, clarificado e corretamente impregnado. III. Quando são observadas áreas opacas ou esbranquiçadas no material, o técnico deve remover a parafina de infiltração com vários banhos de álcool. Posteriormente, o técnico deve desidratar e clarificar novamente o material e, após, infiltrar e incluir o material novamente em parafina. IV. As centrais de inclusão possuem normalmente uma placa refrigeradora para efetuar a inclusão.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):
( ) Os corantes são compostos orgânicos, aromáticos e ionizáveis, fundamentalmente baseados na estrutura do benzeno. Os corantes são incolores e necessitam da adição de novos grupos químicos à sua estrutura, chamados cromóforos. ( ) Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais; como exemplo pode-se citar o vermelho tripan, azul de metileno e o vermelho neutro. ( ) Os corantes usados para corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos são chamados corantes vitais. Eles não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Como exemplo, pode-se citar a hematoxilina, eosina e fucsina. ( ) As estruturas coradas pelos corantes ácidos são chamadas acidófilas, como o citoplasma e a matriz extracelular. Um exemplo de corante ácido é a hematoxilina. ( ) As estruturas coradas pelos corantes básicos são chamadas basófilas, como o núcleo. Um exemplo de corante básico é a eosina.
Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo: