Questões de Concurso Público IF-SC 2017 para Professor - Português
Foram encontradas 13 questões
Santa Catarina é um estado rico em falares, com diferentes padrões linguísticos herdados especialmente das línguas dos colonizadores. Na capital e municípios das redondezas, há um fenômeno linguístico típico que pode ser encontrado no trecho a seguir da banda palhocense “Nós Naldeia”:
Reggae na casa amarela
Nós Naldeia
Senhora dos Navegantes, me ajude a navegar
Me leve a terras distantes, mas me dê onda pra voltar
Tô indo pra Garopaba, vou descendo o Siriú
Hoje o sol nasceu mais forte, no Sonho e na Guarda do Embaú
Então eu fico assim quando eu vejo os olhos dela
Quando ela chega bate o vento na janela
O sonho humano bom a luz de vela
Reggae na casa amarela, pra dançar...
Disponível em: https://www.letras.mus.br/nos-naldeia/803802/. Acesso em 8 set. 2017.
Assinale a alternativa que contém o fenômeno linguístico CORRETO da região citada:
Analise as informações a seguir e assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre a língua no espaço catarinense:
Considere o texto da campanha do agasalho realizada pela empresa de trens urbanos de Porto alegre (Trensurb) em 2008:
“O primeiro passo para ser solidário começa por aqui. Participe doando nas estações da Trensurb sapatos, roupas e qualquer tipo de agasalho. Esse é o caminho da solidariedade.”
Assinale a alternativa CORRETA:
Considerando os fatores coesão e coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009
Leias as afirmativas a seguir:
I. O tópico frasal assemelha-se ao lead do texto jornalístico. Pode estar expresso na forma interrogativa e, geralmente, é utilizado no começo do parágrafo, contribuindo com o desenvolvimento da ideia.
II. São formas de desenvolvimento de parágrafo: exploração de aspectos espaciais, citação de exemplos, exposição de ideias análogas ou apresentação de razões, causas, consequências e efeitos.
III. Paralelismo semântico e gramatical são vícios de linguagem que configuram problemas de coesão textual.
IV. No que se refere à coerência textual, a intertextualidade é um fator importante.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Observe as frases:
I. Ela mesmo falou a verdade.
II. Mesmo que você chegue tarde, precisará apresentar o documento de identificação.
III. Presente nas questões do ENEM, a teoria literária tem espaço na educação básica, pois a mesma é legitimada pelos documentos orientadores da educação nacional.
III. Os objetivos específicos deste projeto são os mesmos vistos da última vez.
IV. Vai anexa a declaração solicitada.
V. Dado a circunstância, ficamos sem alternativa.
Em observância à gramática normativa, analise o uso das palavras em destaque e assinale a alternativa que apresenta somente os empregos inadequados:
De acordo com Maria Margarida de Andrade e João Bosco Medeiros (2009, p.209), no livro Comunicação em Língua Portuguesa,
“Escrever é uma atividade intelectual que se caracteriza como processo; suas várias fases comportam seleção e delimitação do assunto, planejamento das ideias, formulação de um objetivo a atingir. O princípio orientador da formação de um parágrafo é o mesmo de um texto com vários parágrafos: há sempre necessidade de introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas são as três partes de um parágrafo” (ANDRADE; MEDEIROS, 2009, p.209)
Nesse sentido, são formas de desenvolvimento de parágrafo, EXCETO:
Sobre texto, leitura e produção de sentido, considere as afirmações a seguir:
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006
I. Texto é a representação do pensamento de um sujeito o qual controla o seu dizer, cabendo ao leitor a decodificação dessa representação mental.
II. O sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos não sendo algo que preexista a essa interação.
III. Texto é o lugar de funcionamento dos implícitos, que são detectáveis apenas quando se tem o contexto sociocognitivo dos participantes da interação.
IV. A leitura é o ato de ler o texto e compreender o seu sentido, e exige do leitor a mobilização de estratégias como seleção, inferência, compreensão, elucidação para a captação do sentido.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
De acordo com Bakhtin, os usos da língua são tão variados quanto as possibilidades de interação humana. Assim, enunciados específicos para determinadas situações sociais, constituídos historicamente, configuram aquilo que esse autor chama de____________________________ .
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.
De acordo com o texto do linguista Sírio Possenti, qual alternativa apresenta uma construção em uso no português brasileiro atual?
CONJUGAÇÕES
A conjugação verbal é um lugar bem propício para observar mudanças no português. Na escola, aprendíamos a recitar seis formas verbais. Assim:
Eu lavo, tu lavas, ele lava, nós lavamos, vós lavais, eles lavam
As coisas se complicavam um pouco com subjuntivos e imperativos, e ainda mais com verbos irregulares. Descontados casos, que, a rigor, precisam de memorização (como se conjugará “explodir”?), a grande diferença entre esta lista e o que se ouve de fato (mais do que se lê) é bem significativa. Atualmente, uma conjugação como a acima seria:
Eu lavo, você lava (tu lavas, tu lava), nós lavamos (a gente lava), vocês lavam, eles lavam
As maiores diferenças são o desaparecimento, em muitas regiões, da segunda do singular, devida à diminuição do uso do pronome “tu” e o sumiço total da segunda do plural (vocês em vez de vós). Para muitos falantes, o presente do indicativo tem três formas:
Eu lavo, Você / ele / a gente lava, vocês / eles lavam (quase como o inglês, que tem duas, no máximo).
Defendi que a segunda do plural desapareceu, mas defendi também que falar em desaparecimento de uma forma linguística não significa dizer que ela nunca mais será empregada. Asegunda do plural, por exemplo, reaparece no apelo popular “Jogai por nós”. Mas o interessante não é constatar, é analisar! (Adaptado)
Disponível em: https://blogdosirioblog.wordpress.eom/page/3/. Acesso em 8 set. 2017
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão:
Rocha Lima (2002, p. 13) ao conceituar os fonemas na Gramática Normativa da Língua Portuguesa diz que “à gramática só interessa classificar aqueles sons da fala que concorrem para distinguir uma palavra de outra; de tal sorte que eles não podem substituir-se mutuamente sem alterar o sentido das palavras onde figuram.” Pode(m) servir de exemplo(s) para a afirmativa do autor:
Assinale a alternativa CORRETA: