Questões de Concurso Público IF-SC 2019 para Administrador

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Administrador |
Q2046850 Legislação Federal
Associe as sentenças que seguem considerando a prática extensionista no contexto dos desafios da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os princípios da extensão no IFSC:
1. Impacto e transformação social a partir da educação. 2. Desenvolvimento integral do discente. 3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 4. Aproximação contínua dos extensionistas com o mundo do trabalho e inserção socioprofisional discente. 5. Responsabilidade socioambiental dos extensionistas. 6. Interdisciplinaridade. 7. Contribuição à superação das desigualdades sociais e ao desenvolvimento regional.
( ) Projetos integradores, ações de pesquisa como princípio educativo, empresas juniores, projetos de extensão e de ensino curriculares e extracurriculares. ( ) Lei da aprendizagem, programa de estágios e acompanhamento de egressos. ( ) Diálogo entre os diversos currículos e áreas do conhecimento. ( ) Melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). ( ) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). ( ) Melhoria do Índice de Gini; eliminação de práticas discriminatórias; questões de gênero; políticas de migração; fortalecimento dos territórios. ( ) Acesso à cultura e ao esporte, com estímulo ao pensamento crítico.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Administrador |
Q2046851 Legislação Federal
Analise as assertivas abaixo:
I. De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público. II. O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. III. Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. IV. Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno. V. De acordo com a Lei nº 12.711/2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.
Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Administrador |
Q2046854 Legislação Federal
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2019 - IF-SC - Administrador |
Q2046876 Legislação Federal
No capítulo intitulado “Acompanhamento e Avaliação do Desenvolvimento Institucional”, o PDI IFSC 2015-2019 traz que, na instituição, “é por meio de análises críticas e fundamentadas que se aprimora o ciclo de gestão, possibilitando a correção da trajetória em prol do alcance das finalidades institucionais e atendimento às políticas públicas delineadas.” 
PDI IFSC 2015-2019, p. 284. Disponível em: https://pdi.ifsc.edu.br/files/2015/07/PDI_IFSC_revisado_2017.pdf
Sobre acompanhamento e avaliação, no que diz respeito ao Planejamento Estratégico do IFSC 2015-2019, é correto afirmar que:
I. Cada indicador deve apontar uma meta a ser alcançada. Em nosso planejamento estratégico, para cada indicador são apontados dois tipos de meta: uma meta global, para 2019, e metas parciais. II. Indicadores de tendência são utilizados para medir os resultados alcançados pelas ações que já foram efetivadas. III. Indicadores de resultado são empregados para medir as ações que promovem ou levam aos resultados medidos pelos indicadores de tendência. IV. As organizações não implementam estratégias, são as pessoas que o fazem. Partindo dessa premissa, resgata-se aqui a importância da participação e do envolvimento dos diferentes atores que constituem o IFSC, no processo de concepção, execução, acompanhamento, avaliação e atualização do planejamento institucional. V. O Relatório de Autoavaliação Institucional, elaborado anualmente pela Comissão Própria de Avaliação e o Relatório de Gestão/Prestação de Contas constituem-se nos principais documentos de avaliação do desenvolvimento institucional. 
Assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C