Questões de Concurso Público IF-SC 2019 para Docente - Enfermagem
Foram encontradas 24 questões
Sendo a prescrição médica, ‘Anfotericina B 35 mg EV + SG 5% 500 ml, correr em 4 horas 1X ao dia’.
Assinale a alternativa que responde corretamente e em ordem as seguintes questões:
- Qual a classe medicamentosa do medicamento prescrito? - A disponibilidade na farmácia é de frascos de 10 ml com 50 mg, qual a dose em mililitros que será aspirada do frasco? - Qual será o número de gotas por minuto para infusão?
I. Pré-operatório mediato é o período desde a decisão de realizar a cirurgia, até 24 horas antes do procedimento operatório.
II. Pré-operatório imediato são as 24 horas que antecedem a cirurgia.
III. Transoperatório compreende desde a chegada do paciente na unidade de internação, até a saída da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA).
IV. Os tempos cirúrgicos durante o intra-operatório compreendem, diérese, hemostasia, exérese e síntese.
V. Pós-operatório Imediato são as primeiras 24 horas depois da cirurgia.
VI. Pós-operatório Mediato engloba de 24 horas depois da cirurgia, até um mês depois.
VII. Pós-operatório Tardio é o período de um mês depois da cirurgia, até alta do acompanhamento relacionado ao procedimento operatório.
Analisando estas afirmações, assinale a alternativa CORRETA:
I. CIRURGIAS LIMPAS II. CIRURGIAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS III. CIRURGIAS CONTAMINADAS IV. CIRURGIAS INFECTADAS
( ) Realizadas em tecidos ou órgãos com presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera, lesão penetrante há mais de quatro horas ou contaminação fecal.
( ) Realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, em abertura do trato respiratório, digestório ou geniturinário, sob condições controladas.
( ) Realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação é difícil, quebra grosseira de técnica asséptica, trauma penetrante a menos de quatro horas, feridas abertas cronicamente.
( ) Realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, cirurgias eletivas não traumáticas, com fechamento por primeira intenção, sem penetração no trato respiratório, digestório e geniturinário, sem falha técnica e sem drenos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
I. Atividade aumentada do sistema nervoso simpático ligada à disfunção do sistema autônomo;
II. Reabsorção renal de sódio, cloreto e água aumentada;
III. Atividade aumentada do Sistema renina-angiotensina-aldosterona que resulta em diminuição do líquido extracelular;
IV. Vasodilatação diminuída das arteríolas ligadas a alguma disfunção endotelial;
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) O histórico da pele envolve a totalidade da área cutânea, inclusive as mucosas, couro cabeludo, pelos e unhas.
( ) O aspecto geral da pele é avaliado ao se observarem coloração, temperatura, umidade, ressecamento, textura, lesões, vascularização, mobilidade e condições dos fâneros.
( ) Eritema é indicativo de um processo infeccioso e vem acompanhado de rigidez na região.
( ) A cianose pode ser evidenciada na pele por uma coloração azulada.
( ) A icterícia decorrente do aumento da bilirrubina sérica é evidente primeiro na pele e depois nas escleróticas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
I - Dor no membro
II - Sensação de peso e/ou comprometimento funcional.
III - Edema, aumento da temperatura da superfície do membro e visualização de segmento venoso ingurgitado.
Estão CORRETAS:
(1) Sonda nasogástrica (2) Sonda nasoenteral (3) Sonda nasoduodenal
( ) São curtas
( ) São de tamanho médio
( ) São longas
( ) Pode ser realizada para descomprimir o estômago e remover gás e líquido.
( ) É necessário avaliar o avanço da sonda após passagem pelo esfíncter pilórico, dependendo da peristalse e gravidade.
( ) Utilizada para descompressão intestinal.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes em unidades de emergência, unidade de terapia intensiva, semi intensivas, ou demais unidades de assistência, deverão ser executadas pelo enfermeiro conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
( ) Os pacientes internados em unidades de emergência, sala de estabilização e demais unidades de assistência que necessitem de aspiração de vias aéreas e sejam classificados como graves, deverão ser aspirados privativamente pelo enfermeiro, mesmo estando sem respiração artificia, exceto em situações de emergência.
( ) O Técnico em enfermagem não poderá aspirar os pacientes em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva, sendo ela em uso hospitalar, domiciliar ou em atendimento ambulatorial.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes intubados ou com traqueostomias deve ser realizada privativamente pelo enfermeiro, sendo em unidade de terapia intensiva, emergência ou demais unidades de assistência.
( ) Os pacientes classificados como não graves com necessidade de aspiração de vias aéreas, que estejam internados em unidades de internação, atendimentos domiciliar poderão ser aspirados pelo Técnico em Enfermagem, desde que previamente avaliado pelo Enfermeiro, que fará a prescrição desse procedimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo
I. No posto de enfermagem de uma unidade de internação o local de preparo de medicamentos deve ser espaçoso, limpo, arejado, organizado, bem iluminado, com baixo nível de ruídos e de fácil circulação, que permita o acesso a pacientes e familiares para esclarecer qualquer dúvida no momento que o profissional de enfermagem esteja preparando os medicamentos.
II. A dupla checagem é um procedimento indicado para que seja realizado no momento do preparo dos medicamentos e também na administração de alguns medicamentos. Existe mais de uma forma de ser realizada a dupla checagem, podendo ser adaptada ao local e ao tipo de medicação, porém, não deve ser ignorada, pois há evidências que é uma barreira efetiva para prevenção de erros que poderão lesar o paciente.
III. Durante o processo de preparo e administração de medicamentos os profissionais de enfermagem devem estar atentos aos “certos” que são utilizados como uma forma de barreira para prevenção erros nesses momentos. Segundo protocolo do Ministério da Saúde no Brasil hoje são preconizados nove certos sendo eles: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa
IV. A comunicação é uma excelente barreira na prevenção de erros no momento da administração dos medicamentos, é importante sempre identificar o paciente de forma correta com, pelo menos, dois indicadores, como nome completo e data de nascimento, questionar o paciente se o mesmo é alérgico a algum medicamento, comunicar ao paciente qual medicamento será administrado, e orientar sobre resultado esperado e possíveis reações.
V. Indica-se cuidados específicos com alguns tipos de medicamentos no momento da administração para evitar erros, tais como: atenção a lateralidade dos equipos em pacientes em uso sondas e acesso venoso, certificar-se que os medicamentos via oral foram realmente ingeridos pelo paciente, controle da vazão em medicamentos administrados por bomba de infusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) O cateter de artéria pulmonar é uma forma de identificar a disfunção ventricular direita, mede pressões ventriculares e débito cardíaco. É utilizado um cateter de via única e possui um valão em sua extremidade distal.
( ) O Balão intra-aórtico é um balão fino, longo e flexível, introduzido pela artéria femoral e deslocado até o ventrículo direito, age com o princípio da contrapulsação e reque que o balão seja insuflado durante a diástole e desinsuflado durante a sistole.
( ) A medição da pressão intra-adiminal (PIA) é indicada em casos de aumento do conteúdo abdominal, pancreatite aguda, afecções abdominais agudas, politrauma entre outros. Para aferição fidedigna o enfermeiro deve considerar a mensuração no momento da expiração.
( ) A Pressão Venosa Central é a pressão exercida pelo sangue nas veias de grande calibre, no retorno ao coração pela veia cava superior.
( ) A Pressão intracraniana (PIC) é a pressão resultante da presença de três componentes dentro da caixa craniana são eles: parenquimatoso, liquórico e vascular.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo
I. A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) é definida pela presença de no mínimo dois dos sinais: temperatura central > 38,3º C ou < 36ºC OU equivalente em termos de temperatura axilar; frequência cardíaca > 90 bpm; frequência respiratória > 20 rpm, ou PaCO2 < 32 mmHg leucócitos totais > 12.000/mm³; ou < 4.000/mm³ ou presença de > 10% de formas jovens (desvio à esquerda).
II. Infecção sem disfunção é aquele que, tendo ou não os critérios de síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS), possui foco infeccioso suspeito ou confirmado (bacteriano, viral, fúngico, etc.) sem apresentar disfunção orgânica.
III. Entende-se por SEPSE presença de disfunção ameaçadora à vida em decorrência da presença de resposta desregulada à infecção, com as seguintes disfunções orgânicas hipotensão; oligúria ou elevação da creatinina; relação PaO2/FiO2 < 300 ou necessidade de O2 para manter SpO2 > 90%; contagem de plaquetas < 100.000/mm³ ou redução de 50% no número de plaquetas em relação ao maior valor registrado nos últimos 3 dias; lactato acima do valor de referência; rebaixamento do nível de consciência, agitação, delirium;• aumento significativo de bilirrubinas
IV. De acordo com Campanha de Sobrevivência a Sepse (SSC, Surviving Sepsis Campaign) choque séptico é definido pela presença de hipotensão não responsiva à utilização de fluídos, independente dos valores de lactato V. A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) não faz mais parte dos critérios para definição da presença de sepse mas continua tendo valor como instrumento de triagem para a identificação de pacientes com infecção e, potencialmente, sob risco de apresentar sepse ou choque séptico.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Na hipertensão arterial na gestação observa-se níveis tensionais absolutos iguais ou maiores do que 140mmHg de pressão sistólica e iguais ou maiores do que 90mmHg de pressão diastólica, mantidos em medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos três ocasiões. Este conceito é mais simples e preciso. A pressão diastólica deve ser identificada pela fase V de Korotkoff.
II. A pré-eclâmpsia é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e proteinúria (> 300 mg/24h) após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas;
III. A eclâmpsia corresponde à pré-eclâmpsia complicada por convulsões que podem ser atribuídas a outras causas.
IV. As alterações hipertensivas da gestação estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.
V. A hipertensão gestacional é caracterizada por hipertensão arterial sistêmica detectada antes da 12ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória” (quando ocorre normalização após o parto) ou “crônica” (quando persistir a hipertensão).
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O Brasil colônia respeitava a legislação e as práticas vigentes em Portugal. Por essa razão, com a colonização se iniciaram as primeiras ações de saúde normatizadas por Portugal.
II. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o modelo campanhista de saúde do início do século XX não colaborou para a diminuição de casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.
III. Em 1910 é divulgado para o mundo o resultado do relatório Fleixner, considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos EUA, com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial.
IV. A educação formal de enfermeiras brasileiras, iniciou pelo curso de parteiras junto à escola médica, no século XIX.
V. Como consequência do Flexerianismo que consolidou o modelo científico na medicina, o ensino médico passa a ser calcado nas especializações e no uso crescente de novas tecnologias.
Assinale a opção CORRETA
I. Arranjos produtivos híbridos que combinam a concentração de certos serviços com a dispersão de outros. Em geral, os serviços de menor densidade tecnológica como os de APS devem ser dispersos; ao contrário, os serviços de maior densidade tecnológica, como hospitais, unidades de processamento de exames de patologia clínica, equipamentos de imagem etc., tendem a ser concentrados
II. Em geral, não há uma população adstrita de responsabilização. Neles, a atenção primária à saúde não se comunica fluidamente com a atenção secundária à saúde e, esses dois níveis, também não se articulam com a atenção terciária à saúde, nem com os sistemas de apoio, nem com os sistemas logísticos.
III. Superar a fragmentação existente nos sistemas de atenção à saúde por meio da instituição de sistemas integrados de serviços de saúde que configurem um contínuo coordenado de serviços para uma população definida
IV. Os níveis de atenção não se configuram em elementos das RAS. Devem ser observados os conceitos de integração horizontal e vertical, são conceitos que vêm da teoria econômica e que estão associados a concepções referentes às cadeias produtivas.
V. A organização das RASs, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção.
Assinale a opção CORRETA:
Figura: Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das diretrizes de RCP e ACE
Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.