Questões de Concurso Público IF Sertão - PE 2016 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 25 questões
Com relação às DST, assinale VERDADEIRO ou FALSO nas afirmativas e marque a alternativa CORRETA correspondente:
( ) O Papilomavírus humano (HPV) causa verrugas genitais e recebe o nome de condiloma acuminado.
( ) O cancro mole, assim como a candidíase, não é considerado DST.
( ) Secreção purulenta (corrimento), prurido (coceira) e disúria (ardência miccional) são características comuns da gonorreia.
( ) Sífilis é uma DST que não apresenta fases distintas, e sua manifestação patológica, quando instalada, não é possível de cura.
( ) HIV (Human Immunodeficiency Vírus), SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ou paciente soro positivo são sinônimos que podem ser determinados para caracterizar a AIDS.
( ) A hepatite B também pode ser considerada uma doença sexualmente transmissível.
A paciente L.M.O chega a urgência com quadro de Edema Agudo Pulmonar( EAP). No momento a paciente apresenta-se extremamente dispneica, cianótica e agitada, evoluindo com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca. É uma patologia de diagnóstico essencialmente clínico, tornando fundamental que a equipe de enfermagem esteja habilitada a reconhecer os sinais e sintomas, de modo a iniciar a assistência de enfermagem imediata. Assinale com V de verdadeiro e F de falso os itens abaixo relacionados, quanto a assistência do técnico de enfermagem:
( ) Aspirar secreções se necessário para manter as vias aéreas permeáveis.
( ) Administrar oxigênio para evitar e prevenir hipóxia e dispneia.
( ) Viabilizar acesso venoso.
( ) Verificar sinais vitais
( ) Posicionar em Fowler alto.
( ) Administrar medicamentos conforme prescrição médica.
Leia com atenção o quadro abaixo e pela ordem, designe os termos técnicos corretos, que você como técnico de enfermagem precisaria utilizar para realizar a evolução de enfermagem do paciente, após ter sido fornecido a assistência junto a equipe multiprofissional:
A Paciente K.M.S sofre de esquizofrenia de longa data,
porém não vem utilizando suas medicações
corretamente, ela chega à unidade de saúde com
dificuldade de respirar, falando muito e rápido, sem
febre, com batimentos cardíacos fracos e lentos e com
paralisia parcial, impossibilidade de movimentos
voluntários. Após atendimento médico e de equipe de
enfermagem, a paciente volta ao seu estado normal e
se mantém estável. Defina os termos técnicos na
ordem que foi citado.
As ações e serviços públicos de saúde no Brasil integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I. Descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo;
II. Integralidade de assistência, com foco maior sobre as ações e serviços curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
III. Participação da comunidade;
Assinale a alternativa correta:
O bom funcionamento da sala de vacinas exige cuidados peculiares tanto com o ambiente quanto com a manipulação dos imunobiológicos e dos seus resíduos. Nesse sentido, leia as afirmativas abaixo e marque a opção que inclui ações adequadas na vacinação:
I. A vacina BCG, uma vez reconstituída, pode ser usada por um prazo máximo de 8 horas;
II. Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC;
III. Após diluir a vacina Tríplice viral, deve-se utilizar suas múltiplas doses independentemente do tempo em que foi reconstituída, desde que obedeça o prazo de validade a partir de sua fabricação;
IV. O trabalhador da sala de vacinação deve acondicionar em caixas coletoras de material perfurocortante os frascos vazios de imunobiológicos, assim como aqueles que devem ser descartados por perda física e/ou técnica, além dos outros resíduos perfurantes e infectantes (seringas e agulhas usadas);