Questões de Concurso Público IF-SP 2018 para Assistente em Administração
Foram encontradas 6 questões
A governança pode ser definida como um conjunto de mecanismos que têm como objetivo resguardar os direitos do principal (titular da propriedade) por meio de uma conduta responsável, racional e coerente do agente (que detém o poder de decisão sobre a propriedade). Os principais valores da governança corporativa são o senso de justiça, a transparência das informações, a prestação responsável de contas e a conformidade no cumprimento de normas reguladoras.
Fonte: Adaptado de: SANABIO, Marcos Tanure; SANTOS, dos Gilmar José; DAVID, Marcus Vinicius. Administração Pública Contemporânea: Política, Democracia e Gestão. Juiz de Fora: UFJF, 2013.
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir:
I. Senso de justiça trata da equidade no tratamento dos acionistas, ou seja, do respeito com que se gerenciam minoritários e majoritários.
II. Transparência das informações se refere à divulgação de dados relevantes que envolvam resultados, oportunidades e riscos.
III. A prestação responsável de contas envolve a aplicação das melhores práticas contábeis e de auditoria.
IV. A conformidade no cumprimento de normas reguladoras trata da observância dos estatutos sociais, dos regimes internos e das regras das instituições legais do país.
É correto o que se afirma em :
Segundo Sanabio, Santos e David (2013), a governança corporativa deve seguir alguns valores de boas práticas comuns para o exercício de alta gestão em uma empresa, dentre eles o accountability.
Dentre as alternativas abaixo, indique qual expressa corretamente o termo accountability na visão dos autores.
Todas as organizações, inclusive o IFSP, são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Todas as pessoas são responsáveis pelo alcance dos objetivos e pela forma como os recursos são utilizados (MAXIMIANO, 2011).
Quanto aos conceitos de eficácia (1) e eficiência (2), assinale a alternativa que faz a correlação correta com os seus significados.
I. Grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos.
II. Realizar atividades de maneira certa.
III. Fazer as coisas certas.
IV. Realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível dos recursos.
V. Sobrevivência.
VI. Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de solucionar um problema.
Em 2001, houve uma contribuição significativa para a implantação da governança no setor público, que adveio a partir da publicação de diretrizes por parte da Federação Internacional de Contadores (FIC). O objetivo do documento é definir os princípios comuns e recomendações sobre governança das entidades públicas.
RAMIRES E DAVID, 2013 IN: SANABIO, SANTOS E DAVID, 2013
De acordo com essa publicação, existem quatro recomendações (Padrões de comportamento; Estruturas e processos organizacionais; Controle; Relatórios externos). Para que sejam alcançadas, essas recomendações possuem objetos mais específicos, alguns dos quais estão listados a seguir.
Faça a correlação entre as recomendações e seus respectivos objetos e marque a alternativa correta.
Medidas de desempenho
I. Treinamento de pessoal.
II. Probidade e propriedade.
III. Responsabilidade em prestar.
IV. Administração financeira.
V. Orçamento.
Recomendações
1 - Padrões de comportamento.
2 - Estruturas e processos organizacionais.
3 - Controle.
4 - Relatórios externos.
De acordo com Sanabio, Santos e David (2013), a expressão “administração pública” pode ser empregada em diferentes contextos, podendo denotar o aparelho do Estado, um processo ou atividade da administração dos negócios públicos, ou uma área de investigação intelectual. Ao longo dos anos, vários modelos de administração pública foram utilizados pelo governo brasileiro como o modelo patrimonial, burocrático, gerencial e societal.
Referência: SANABIO, Marcos Tanure; SANTOS, dos Gilmar José; DAVID, Marcus Vinicius. Administração Pública Contemporânea: Política, Democracia e Gestão. Juiz de Fora: UFJF, 2013.
Associe corretamente os modelos de administração pública com as afirmações abaixo:
I. Modelo patrimonial.
II. Modelo burocrático.
III. Modelo gerencial.
IV. Modelo societal.
( ) Caráter personalista do poder, lógica subjetiva do sistema jurídico, irracionalidade fiscal e pela tendência à corrupção do quadro administrativo;
( ) Lógica gerencial, que dá forma à dominação racional-legal, apoia-se em competências oficiais, ordenadas por leis ou regulamentos administrativos que são instituídos por autoridades ou organizações;
( ) Redução de níveis hierárquicos, transferência de autonomia para escalões inferiores e descentralização de operações;
( ) Visão alternativa do desenvolvimento, concepção
participativa e deliberativa de democracia
associada à noção de gestão social, reinvenção político-institucional
e novo perfil de gestor público.