Questões de Concurso Público IF-SP 2019 para Biologia
Foram encontradas 25 questões
A figura abaixo representa a estrutura química de duas biomoléculas:
Sobre as biomoléculas, é correto afirmar que:
A ilustração abaixo traz, de forma simplificada, dois processos (1 e 2) importantes à vida no planeta.
(Modificado a partir de https://aulazen.com/ciencias/ fotossintese-e-respiracao-celular)
Assinale a alternativa que trata corretamente da relação entre esses dois processos.
Apesar do avanço de técnicas moleculares na identificação bacteriana, o isolamento e cultivo de micro-organismos ainda é muito utilizado, principalmente em rotinas de análises clínicas e de alimentos. Para isso, existem inúmeros meios de cultivos sólidos. Um exemplo seria o ágar sulfeto de bismuto, utilizado para isolar a bactéria Salmonella typhi, através da inibição de bactérias gram-positivas e da maioria das bactérias intestinais gram-negativas. Outro exemplo seria o ágar sangue, que permite identificar bactérias que destroem as hemácias do meio, formando um anel ao redor das colônias.
Nos casos apontados no texto, os meios ágar sulfeto de bismuto e ágar sangue podem ser classificados, respectivamente como:
A figura a seguir apresenta cinco hortaliças comumente encontradas em hortifrútis e supermercados. Sobre o processo de seleção biológica envolvendo tais hortaliças, assinale a alternativa correta.
“É a transição entre duas ou mais comunidades diferentes. É uma zona de união ou um cinturão de tensão que poderá ter extensão linear considerável, porém mais estreita que as áreas das próprias comunidades adjacentes. Sua comunidade pode conter organismos de cada uma das comunidades que se entrecortam, além dos organismos característicos” (ODUM, 1972).
O trecho acima refere-se a regiões sensíveis às mudanças climáticas globais, tornando-as potenciais indicadoras, e define o conceito de:
Pesquisadores brasileiros e estadunidenses publicaram um artigo em novembro de 2018 em que revelam os estoques de carbono em áreas de mangue e de floresta na Amazônia e na Caatinga. Observe um dos gráficos desse artigo.
(Fonte: Kauffman et al., 2018 – disponível em http://rsbl.royalsocietypublishing.org/content/ roybiolett/14/9/20180208.full.pdf).
Com base nos dados apresentados no gráfico, assinale a alternativa correta.
“Apesar de suas estruturas e propriedades fisiológicas distintas, todos os órgãos são constituídos de apenas quatro tipos de tecidos básicos”.
ROSS, M.H. Histologia: texto e atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Considerando que a maioria dos órgãos e sistemas
do corpo humano são formados pelos quatro tipos
de tecidos básicos (ou fundamentais), assinale a alternativa que representa uma exceção a essa maioria.
Uma pessoa realizou o teste sorológico a fim de conhecer seu tipo sanguíneo para os sistemas ABO e fator Rh. O resultado do exame está representado na imagem a seguir.
O resultado do teste nos permite afirmar que essa
pessoa
“A célula procarionte mais bem estudada é a bactéria Escherichia coli, que (...) tem forma de bastão (...) e é separada do meio externo por uma membrana plasmática (...). Por fora dessa membrana existe uma parede rígida”.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Considerando o excerto acima e as características
da parede celular de células procariontes, assinale
a alternativa correta.
A imagem abaixo representa um diagrama funcional de um ecossistema hipotético, enfatizando a dinâmica interna envolvendo fluxo de energia e ciclo dos materiais.
(Fonte: ODUM, E.P. Fundamentos de Ecologia. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.)
Analisando esse diagrama, é possível afirmar que:
A figura a seguir faz referência ao padrão de reprodução e desenvolvimento dos Testudines. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
“Os organismos haploides multicelulares que aparecem em alternância com formas diploides são encontrados em plantas, assim como em algumas algas pardas, vermelhas e verdes (...). Tais organismos exibem o fenômeno conhecido como alternância de gerações”.
RAY, F.E.; EICHHORN, S.E. Raven Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, p. 251.
Considerando, estritamente, a definição de alternância de gerações apresentada para as plantas e algas no excerto e levando em consideração o ciclo de Obelia sp. ilustrado abaixo, podemos afirmar que:
(Adaptado de: Hans Ulrik Riisgård: Obelia i Den
Store Danske, Gyldendal. Acesso em: 29 nov. 2018.
Disponível em: http://denstoredanske.dk/index).
Os príons são moléculas proteicas que ignoram o chamado Dogma Central da Biologia, pois parecem ser capazes de “transmitir informações” sem a necessidade de existir um material genético. São responsáveis por várias doenças, inclusive, a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), conhecida como “doença da vaca louca”.
Sobre os príons pode-se afirmar que:
Observe as imagens abaixo.
Sob a perspectiva darwinista do processo evolutivo:
“(...) Como nas plantas o principal papel da cafeína parece ser a defesa contra herbivoria, a manipulação de seu conteúdo em plantas transgênicas poderá abrir duas vertentes. A primeira delas seria fazer plantas mais resistentes a pragas, e a outra seria a produção agrícola de grãos de café já descafeinados, o que dispensaria os processos industriais onerosos. (...)”.
(Trecho extraído de VIZZOTO, M.; KROLOW, A. C.; WEBER, G. E. B. Metabólitos secundários encontrados em plantas e sua importância. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, Documentos 316. 2010. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/886074. Acesso em: 22 nov. 2018.).
A que grupo de metabólitos secundários pertence a cafeína e em qual organela celular é armazenada?
“Alga: termo tradicional para uma série de grupos de eucariotos fotossintetizantes, não relacionados (...)”. RAY, F.E.; EICHHORN, S.E. Raven Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, p. 801.
Considerando a definição acima, assinale a alternativa correta.
As macromoléculas orgânicas mais abundantes no corpo humano são as proteínas, grupo de biomoléculas de grande importância estrutural e metabólica. Colágeno, actina, miosina, queratina e albumina estão entre as proteínas mais abundantes em nosso corpo.
Considerando a síntese e a secreção proteica em uma célula eucarionte, assinale a alternativa correta:
“O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica, câncer, pneumonia
Raiva, rubéola, tuberculose, anemia
Rancor, cisticercose, caxumba, difteria
Encefalite, faringite, gripe, leucemia
(...)
Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia
Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria
Sífilis, ciúmes, asma, cleptomania
(...)
Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia
Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia
Brucelose, febre tifoide, arteriosclerose, miopia
Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia
(...)”
(Trecho da música “O Pulso” de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto).