Questões de Concurso Público IF Sul - MG 2016 para Técnico de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 7 questões
Considerando o sigilo necessário no acesso aos dados de um concurso e desconsiderando o usuário “root”, que é o administrador do sistema, qual seria a saída correta do comando “ls -l” que mostra as permissões necessárias para que somente o usuário “servidor1” possa visualizar e alterar os dados do arquivo?
Por ser um componente muito apreciado nos computadores, principalmente pela alta demanda de processamento para os recursos multimídias utilizados nos computadores, ou até mesmo na construção de clusters computacionais, devido às especificidades de seus processadores, as placas de vídeo ganham destaque na hora de especificar a aquisição de computadores, pois, de acordo com a finalidade, devem garantir um mínimo de qualidade e desempenho. Diversas tecnologias estão presentes nas placas mais modernas e podem representar um ganho muito grande ou em custo final ou em desempenho.
Especificamente em relação a essas tecnologias, pode-se perceber que há equívoco em afirmar que:
FRAZÃO JUNIOR, A; BRAGA, M. Administração de Sistemas Linux. Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2014.Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/128912228/Administracao-de-Sistemas-Linux>. Acesso em: 4 abr. 2016
O Linux, suportado por um daemon, implementa um serviço de execução periódica de tarefas. Qual é o daemon que, geralmente, é executado na inicialização do sistema e permanece rodando enquanto o sistema estiver no ar, executando, automaticamente, tarefas agendadas pelos usuários?
Ao menos duas partições são necessárias para o funcionamento do Linux. Quais são elas?
Mesmo descontando suas inúmeras derivações, o Debian é provavelmente a distribuição mais utilizada em servidores e possui um crescimento considerável em computadores Desktop. É sabido que uma das principais características do sistema é sua estabilidade. Ele ainda possui um conjunto de histórico de segurança muito bom e amplamente acompanhado pela comunidade, e os seus repositórios contam com aquele que é o conjunto mais completo de pacotes do universo Linux. Some-se a isso a facilidade de se realizar operações de instalação, atualização e remoção de pacotes e é possível compreender a liderança do Debian em seu nicho.
Embora seja perfeitamente possível operar o sistema de pacotes do Debian via ferramentas gráficas, a maioria dos profissionais de TI ainda prefere a utilização de comandos por meio de um “terminal”. Alguns dos comandos em terminal mais úteis em S.O.s Debian e derivados para gerenciamento de pacotes são os comandos “apt-get”, “apt-cache” e “aptitude”. Sobre estes comandos e sua utilização, temos:
1ª Coluna
1. apt-get autoclean
2. aptitude search <regex>
3. aptitude full-upgrade
4. apt-get autoremove
5. apt-get update
6. apt-cache show foo
2ª Coluna
( ) Remove os pacotes autoinstalados que já não sejam necessários.
( ) Limpa os pacotes desatualizados do repositório local dos ficheiros de pacotes recebidos.
( ) Mostra informação detalhada acerca do pacote "foo"
( ) Atualiza os metadados do arquivo de pacotes
( ) Procura pacotes que correspondem à <expressão-regular>.
( ) Instala as versões candidatas dos pacotes
instalados removendo outros pacotes caso
necessário.