Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2016 para Professor - Biologia

Foram encontradas 39 questões

Q1016475 Biologia

Os predadores podem ser classificados em duas formas principais: a classificação mais evidente é a taxionômica (consumidor-recurso), enquanto a classificação alternativa é a funcional, na qual são considerados quatro tipos principais de predadores: predadores verdadeiros, pastadores, parasitoides e parasitos (macro e microparasitos).


De acordo com essa classificação funcional, são feitas algumas considerações:

I. Os predadores verdadeiros matam as suas presas quase imediatamente após atacá-las. Durante o seu tempo de vida, matam muitas ou diferentes presas, com frequência consumindo-as na sua totalidade como, por exemplo, as plantas carnívoras.

II. Os parasitoides consomem partes de suas presas e são tipicamente nocivos, embora raramente letais a curto prazo. Seus ataques são concentrados em um ou muito poucos indivíduos durante sua vida como, por exemplo, a bactéria da tuberculose.

III. Os parasitas estão intimamente associados a um único hospedeiro e não causam a morte imediata deste, mas o seu efeito letal é inevitável como, por exemplo, os insetos da ordem dos himenópteros que ovopositam em, sobre ou perto de outros insetos.

IV. Os pastadores atacam um grande número de presas durante a sua vida, mas retiram para consumo apenas uma parte (porção de tecidos) de cada indivíduo-presa como, por exemplo, as moscas que picam vertebrados.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q1016476 Biologia

Os organismos podem ser encontrados em determinados locais na natureza porque eles se deslocaram até lá. Os movimentos dos organismos afetam o padrão espacial da sua distribuição (sua dispersão), e podemos reconhecer três principais padrões de dispersão, mesmo que esses padrões façam parte de um continuum.


O padrão de dispersão regular ocorre quando

Alternativas
Q1016477 Biologia

Uma comunidade biológica representa um conjunto de espécies que ocorrem juntas num mesmo lugar. As espécies numa comunidade podem interagir fortemente como consumidores e recursos ou como competidores. De tal modo, a estrutura trófica de uma comunidade pode ser determinada pelo controle bottom-up (ascendente) ou top-down (descendente), considerando-se que:


I. Quando os efeitos indiretos das interações consumidor-recurso prosseguem pelos níveis tróficos adicionais de uma comunidade, este fenômeno é chamado de cascata trófica.

II. Com o controle top-down, os consumidores deplecionam o nível trófico no qual se alimentam, indiretamente aumentando o próximo nível trófico mais baixo em uma cadeia trófica.

III. Sob controle bottom-up, uma produção aumentada resulta em redução de produtividade em todos os níveis tróficos acima em uma cadeia trófica.


Está (ão) correta (s) apenas a (s) afirmação (ões)

Alternativas
Q1016478 Biologia

A parede celular de uma célula bacteriana é uma estrutura complexa, semirrígida, responsável pela forma da célula. A composição química desta parede é usada para distinguir os principais tipos de bactérias.


Dessa forma, as bactérias gram-negativas podem ser identificadas porque apresentam, na estrutura de sua parede celular

Alternativas
Q1016479 Biologia

Com base nas similaridades do RNA ribossômico, os organismos vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya, sendo que os dois primeiros domínios reunem os organismos procariotos. No domínio Bacteria, as proteobactérias presumidamente se originaram de uma ancestral comum fotossintético, representando o maior grupo taxonômico bacteriano. Separadas em cinco classes e designadas por letras gregas, as classes das proteobactérias apresentam características específicas, como a sua contribuição no ciclo do enxofre e a capacidade de algumas bactérias atuarem como predadoras de outras bactérias.


A classe das proteobactérias que apresenta essas características é a das

Alternativas
Q1016480 Biologia

Os protozoários são um grupo grande e diverso, formado por organismos unicelulares onde se observa a existência de muitas variações da estrutura celular, resultando em inúmeros filos.


Organismos do filo Microspora são aqueles que

Alternativas
Q1016481 Biologia

As comunidades existem num estado de fluxo contínuo. No entanto, quando um hábitat é perturbado, a comunidade lentamente se reconstrói, numa sequência de mudanças chamada de sucessão ecológica.


A respeito desse processo são apresentadas algumas considerações:

I. As comunidades clímax são mais comumente vistas como sistemas abertos, cuja composição varia continuamente através dos gradientes ambientais.

II. A escala de um gradiente ambiental baseado nas mudanças das características físicas ou na composição da comunidade ao longo do gradiente denomina-se índice de continuum.

III. Dois fatores determinam a presença de uma espécie numa sere: quanto prontamente ela invade um hábitat perturbado ou recém-formado e sua resposta às mudanças que ocorrem no ambiente ao longo da sucessão.

IV. O processo pelo qual uma espécie aumenta a probabilidade de uma segunda se estabelecer é denominado tolerância. Em sistemas marinhos, a tolerância ocorre quando uma espécie intensifica a qualidade de um local para a colonização de outra.


Estão corretas apenas as considerações

Alternativas
Q1016482 Biologia

O heredograma abaixo refere-se a um fenótipo humano raro, encontrado esporadicamente em todas as raças, porém mais evidentes em indivíduos de pele escura. Uma característica particular deste distúrbio é a testa branca, sendo geralmente acompanhada de uma região do cabelo na mesma cor.


Imagem associada para resolução da questão


Analisando a figura, é correto afirmar que se trata de um distúrbio

Alternativas
Q1016483 Biologia

Observe as imagens


Imagem associada para resolução da questão


Em relação às imagens, é correto concluir que

Alternativas
Q1016484 Biologia

Animais sinantrópicos são aqueles que convivem conosco de forma involuntária, enquanto os animais domésticos são criados e selecionados por nós para diversas atividades. Entre os animais sinantrópicos, há os que podem causar agravos a nossa saúde, por isso devemos evitá-los ao máximo. O grupo de animais sinantrópicos inclui invertebrados e vertebrados como por exemplo, aranhas, escorpiões, baratas, cigarras, cupins, formigas, gafanhotos, grilos, lesmas, morcegos, moscas, mosquitos, piolhos, pombos, pulgas, roedores, abelhas, vespas, moscas, dentre outros.


Os animais apresentados na listagem acima apresentam as seguintes características:

I. Todos são animais triblásticos com cavidade corporal revestida por peritônio mesodérmico, sendo que em 80% dos animais citados, essa cavidade origina-se pela evaginação de sacos mesodérmicos a partir do endoderma do intestino primitivo.

II. Em artrópodes e moluscos, o celoma é perdido secundariamente. Nos artrópodes, o celoma torna-se praticamente inútil como um esqueleto hidrostático, pois perderam a capacidade peristáltica devido à rigidez do corpo e à perda da musculatura circular. Com isso, a cavidade celomática ancestral tornou-se uma hemocele, enquanto nos moluscos o celoma está restrito à cavidade pericárdica e ocasionalmente ao celoma perivisceral.

III. Aves e mamíferos têm desenvolvimento direto, enquanto os moluscos e a maioria dos artrópodes têm desenvolvimento indireto. As lesmas apresentam uma larva trocófora que é seguida por um estádio larval denominado véliger, característica dos moluscos. Os artrópodes citados podem ser holometábolos, hemimetábolos ou ametábolos.

IV. Em morcegos, roedores e pombos, o rim protonefro degenera ao longo do desenvolvimento, sendo substituído por um rim mesonefro que é o rim funcional nos embriões desses animais. Nos amniotas, três tipos de rins sucedem-se embriologicamente: o protonefro, o mesonefro e o metanefro.

V. O sistema excretor dos insetos e aranhas é formado por túbulos de Malpighi. Nos escorpiões, é formado pelas glândulas antenais e, nas lesmas, é formado por um metanefrídio.

Sobre os animais sinantrópicos, estão corretas apenas as características?

Alternativas
Q1016485 Biologia
A célula eucariótica apresenta algumas especificidades quanto às membranas celulares que a envolvem. Assim, essas células possuem a mesma estrutura básica de organelas envoltas por tais membranas onde, tanto na superfície como dentro delas, muitos processos bioquímicos ocorrem.
O retículo endoplasmático (RE) é uma organela que ocupa mais da metade da membrana total de uma célula animal. Nessa organela, a presença de muitos ribossomos aderidos a sua superfície citosólica possibilita a síntese protéica e
Alternativas
Q1016486 Biologia

Todo evento da mitose tem sua origem no sistema de controle do ciclo celular responsável por sincronizar e coordenar, entre outras funções, a despolimerização da lâmina nuclear quando o núcleo desagrega-se neste processo celular.


Quanto a este fenômeno, é correto afirmar que ele ocorre devido à

Alternativas
Q1016487 Biologia

As mitocôndrias desempenham importante função no processo evolutivo de animais complexos, e sem elas as atuais células seriam dependentes da glicólise anaeróbica para obter todo seu ATP. Além de ocuparem grande extensão do volume citoplasmático das células eucarióticas,são essenciais no fornecimento deste nucleosídeo, diretamente aos sítios onde o consumo se faz necessário.O metabolismo dos açúcares é completo na mitocôndria, o que permite uma maior produção de ATP em relação ao fornecido, exclusivamente, pela glicólise.


Esse processo do metabolismo energético dos organismos aeróbios pode ser assim resumido:

Alternativas
Q1016488 Biologia

A replicação do DNA na célula ocorre quando cada uma das duas fitas originais atuam como molde para a formação de uma fita nova. Proteínas especiais chamadas proteínas iniciadoras separam a dupla fita de DNA rompendo as ligações de hidrogênio entre as bases. Dessa forma, cada nova dupla hélice de DNA, formada por uma fita original e uma fita nova, fará parte do material genético de cada uma das 2 células filhas originadas da divisão celular. Devido a esse fato, o processo de replicação do DNA é considerado semi-conservativo.


Assim, as proteínas que participam da replicação do DNA e suas funções específicas no processo são:

Alternativas
Q1016489 Biologia

Ciclos biogeoquímicos compreendem os movimentos que os elementos químicos circulam na biosfera, indo do ambiente para o organismo e voltando para o ambiente. Esses elementos e, ainda, os compostos inorgânicos essenciais para a vida realizam um movimento denominado ciclagem de nutrientes. Quanto a esses processos citados anteriormente, consideramos que:


I. Cada ciclo de nutriente tem um estoque reservatório grande e de movimento lento, em geral, não biológico e um estoque lábil menor, mas mais ativo que realiza trocas rápidas entre os organismos e o meio ambiente.

II. Cada ciclo de nutriente tem um estoque lábil grande e de movimento lento, em geral, não biológico e um estoque reservatório menor, mas mais ativo que realiza trocas rápidas entre os organismos e o meio ambiente.

III. Os ciclos biogeoquímicos, do ponto de vista da ecosfera, podem ser do tipo gasosos, cujo reservatório está na atmosfera ou na hidrosfera, e do tipo sedimentar com reservatório na crosta terrestre.

IV. Tais processos não envolvem dissipação de energia para acionar os ciclos materiais.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q1016490 Biologia

O ecossistema marinho cobre aproximadamente 70% da superfície da Terra, onde as comunidades biológicas sofrem influência significativa dos fatores físicos presentes no oceano. No bioma marinho, a cadeia alimentar se concentra na plataforma continental, onde a variedade de nutrientes é extremamente abundante.


Quanto aos componentes bióticos encontrados neste ecossistema da biosfera podemos inferir que o meroplâncton é constituído por organismos

Alternativas
Q1016491 Biologia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Radiações adaptativas são grandes aumentos na diversidade da vida que resultam, principalmente, depois de eventos como o das extinções em massa. Na história da vida terrestre, cinco extinções em massa encontram-se documentadas no registro fóssil. Duas extinções em massa – a do Permiano e do Jurássico – têm recebido maior atenção. A extinção em massa do Permiano exterminou aproximadamente 96% das espécies de animais marinhos e alterou significamente a vida no oceano. A extinção do Permiano define as fronteiras entre as eras Paleozoica e Mesozoica.

II. A evidência fóssil indica que os mamíferos sofreram abrupta radiação adaptativa depois da extinção dos dinossauros terrestres, há 65,5 milhões de anos. Embora os mamíferos tenham se originado há mais ou menos 180 milhões de anos, os fósseis de mamíferos mais velhos que 65,5 milhões de anos são predominantemente pequenos e com pouca diversidade morfológica. Os grandes globos oculares encontrados no registro fóssil desses animais indicam que tinham hábito noturno. Os mamíferos descendem de alguma forma de cinodonte, pertencente ao grupo dos sinapsídeos, que serviu de transição entre os répteis e os mamíferos.

III. As características ósseas que definem um mamífero são: ouvido médio com três ossículos condutores de som, crânio avantajado e quatro tipos de dentes diferenciados funcional e anatomicamente. Os mamíferos estão divididos em três grandes radiações adaptativas a dos monotremos, a dos marsupiais e a dos mamíferos placentários. Os mamíferos marsupiais australianos são um exemplo de interação entre a evolução biológica e geológica, pois a evolução convergente resultou numa diversidade de marsupiais que se assemelham aos eutérios com papéis ecológicos semelhantes em outras partes do mundo.

IV. A extinção é um exemplo drástico de gargalo populacional. Eventos de gargalos populacionais ocorrem quando apenas uns poucos indivíduos sobrevivem a um evento aleatório, resultando em uma mudança drástica nas frequências alélicas dentro da população com perda de variação. De maneira similar, uma população fundada por um pequeno número de indivíduos que colonizam uma região pode perder variação por meio de um efeito fundador.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q1016492 Biologia

Um estudante, ao fazer uma pesquisa na internet sobre a paternidade de seu irmão, que nasceu com incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh, encontrou uma “calculadora de paternidade sem uso de DNA”. Visando testá-la, inseriu os seguintes dados:Parte superior do formulário


Imagem associada para resolução da questão


O resultado da análise foi o seguinte:


I. Análise geral: O alegado pai está possivelmente excluído de ser o pai biológico. O alegado pai está possivelmente excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois a análise combinatória do alegado pai é inconsistente com a criança e a mãe.

II. Análise do Tipo Sanguíneo: ABO,Rh e MN: não excluído. O alegado pai não pode ser excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois o tipo sanguíneo, fator MN e o fator Rh do alegado pai é consistente com a criança e a mãe. É importante deixar claro que, apesar das comparações ABO e de Rh serem compatíveis, isso não significa uma prova conclusiva da paternidade.

III. Análise do Lóbulos das Orelhas: não excluído. O alegado pai não pode ser excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois o lóbulo da orelha é consistente com a criança e a mãe.

IV. Análise da incompatibilidade materno-fetal: excluído. O suposto pai provavelmente não é o pai biológico do filho em questão, pois as relações apresentadas entre o suposto pai e o filho não acarretaria em incompatibilidade materno-fetal.

V. Análise do número de gametas dos genitores: o indivíduo paterno gerou 4 possíveis tipos de gametas que foram combinados aos 8 possíveis tipos de gametas maternos gerados.

VI. Conclusões: esses resultados não são e nem pretendem ser tão precisos quanto um exame de DNA. É recomendável o uso de testes de paternidade por análise do DNA para prover uma resposta 100% confiável, pois este consiste em picotar as moléculas do ácido nucléico com sondas moleculares e depois identificar o padrão de fragmentos originados por meio de eletroforese em gel, resultando num padrão comparável a um “código de barras” ou uma “impressão digital”.


Com base no exposto, é correto afirmar que o resultado

Alternativas
Q1016493 Biologia

Numa avaliação, um estudante deveria responder características das espécies da coluna 1.


Coluna 1 - Espécies -

I. Taenia solium

II. Dipylidium caninum

III. Taenia saginata

IV. Ascaris lumbricoides

V. Schistosoma mansoni


Coluna 2 – características respondidas pelo estudante

Pode causar a cisticercose, que é causada pelas formas larvárias, cisticercos, que podem parasitar tecidos do homem.

Sua infecção se dá pelos hábitos pouco higiênicos das crianças, principalmente pelo contato com cães e gatos, causando a larva migrans visceral.

É contraída pelos humanos através da ingestão de bife bovino mal passado. Quando uma pessoa é infectada, numerosas proglódites gravídicas são expelidas diariamente, algumas vezes rastejando para fora do ânus por si mesmas.

Sua infecção se dá pela ingestão dos ovos embrionados desse cestódeo em alimentos contaminados.

O meio de infecção no hospedeiro invertebrado ocorre através dos esporocistos que nadam durante algum tempo até encontrarem os moluscos.


São encontradas características corretas respondidas pelo estudante, com relação aos organismos, apenas nas afirmativas

Alternativas
Q1016494 Biologia

O tronco encefálico funciona na manutenção da homeostase, na coordenação de movimentos, na regulação do sono, além de conduzir a informação que viaja entre o sistema nervoso periférico e as regiões superiores do cérebro.


NÃO faz parte dessa região do encéfalo

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: A
5: D
6: B
7: A
8: B
9: A
10: A
11: D
12: A
13: B
14: A
15: C
16: A
17: D
18: D
19: A
20: B