Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 03: Geografia

Foram encontradas 40 questões

Q3205816 Não definido
Leia o fragmento abaixo:

“O olhar do geógrafo ensina a desvendar o jogo das forças naturais, a acumulação do trabalho humano e os destinos sucessivos dos lugares – hoje, esplendor das paisagens -, e a subutilização de parte delas em uma época em que as pessoas, no entanto, ficaram indiferentes aos belos ambientes”.
CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009, p. 20.

No excerto acima, é feita uma referência ao papel da Geografia na análise do espaço, para a qual são sugeridos dois níveis para o trabalho do geógrafo, os quais são analisar
Alternativas
Q3205817 Não definido
Ao refletir sobre o objeto da Geografia, o espaço geográfico, Milton Santos (2009) afirma que ele é um produto histórico. Assim, o pesquisador aponta que uma das falhas do processo teórico-metodológico é ter deixado em segundo plano um determinado elemento.
Quando ausente na análise do espaço geográfico, Milton Santos aponta como uma falha no
Alternativas
Q3205818 Não definido
A concepção de natureza natural (Santos, 2009) dá lugar a outra, na qual consideramos as atividades humanas como um processo histórico de modificação do espaço por meio do trabalho. Essa afirmação leva-nos ao entendimento de que, por isso, a natureza é uma realidade social e não exclusivamente natural.
Considerando essa ideia, afirma-se que o espaço é um fato
Alternativas
Q3205819 Não definido
Haesbaert, em seu livro O Mito da Desterritorialização (2007), ao avaliar o capitalismo pós-moderno ou de acumulação flexível, mostra que as relações sociais são construídas a partir do que ele denominou territórios-rede.
Os territórios-rede também podem ser chamados de locais
Alternativas
Q3205820 Não definido
Para compreender o espaço rural brasileiro, é preciso considerar os processos contraditórios presentes ao longo do seu desenvolvimento. As relações capitalistas, especialmente, contribuíram para a presença de cenários específicos no campo.
Considerando essa ideia, qual cenário específico aparece no campo, a partir das relações capitalistas?
Alternativas
Q3205821 Não definido
Segundo a Confederação Nacional da Agricultura, o Brasil é o terceiro maior exportador agropecuário no mundo (2023). O volume de alguns produtos agrícolas para exportações, por exemplo, cresceu cerca de 29% em relação a 2022.

Disponível em:<https://cnabrasil.org.br/cna/panorama-do-agro . Acesso em setembro de 2024.

Dentre os produtos do Brasil mais consumidos pelos países importadores estão:
Alternativas
Q3205822 Não definido
Os movimentos sociais no campo brasileiro, foram responsáveis por transformações no que se refere à luta pela terra e por melhorias nas condições de trabalho no setor primário. Como aponta Oliveira (2019), esses movimentos tiveram início há muito tempo, ainda quando o Brasil possuía um regime de escravidão. No entanto, o autor indica que um movimento iniciado entre os anos de 1950 e 1960 foi significativo para a área rural.

Qual movimento social originado no campo, entre os anos de 1950 e 1960, foi importante para a área rural?
Alternativas
Q3205823 Não definido
A estrutura fundiária brasileira é marcada pela concentração de terras. Alguns eventos históricos contribuíram para a desigualdade e para a origem dos latifúndios.
Frutos da herança colonial, podemos apontar como eventos iniciais para a concentração de terras a/as
Alternativas
Q3205824 Não definido
Leia o texto abaixo:

“No Brasil, temos biomas com características muito específicas. Um deles desenvolve-se sobre um solo antigo, com perdas consideráveis de nutrientes, no qual as raízes das árvores têm dificuldade de apresentar profundidade. A ocorrência de incêndios, naturais ou originários das atividades humanas, tem um papel relevante para o ambiente. As árvores possuem aspecto duro, retorcidas e de folhas ásperas”.
Ross, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. 5 Ed. Edusp. 2001, p. 151.

A qual bioma brasileiro o excerto se refere?
Alternativas
Q3205825 Não definido
Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi assolado por um evento meteorológico de grande intensidade, provocando chuvas intensas e, consequentemente, inundações, inclusive na Capital, Porto Alegre. Conforme avaliação dos meteorologistas da MetSul:
“Os intensos temporais são resultado da presença de uma massa de ar frio proveniente do sul (Argentina), que se estabeleceu sobre o Estado devido à influência de uma massa de ar seco e quente que se instalou no Centro do Brasil, essa mesma responsável pelas ondas de calor nos Estados do Centro-Oeste e Sudeste do país. Esse bloqueio tem impedido o avanço da massa de ar frio, resultando em uma região abaixo dela sujeita a intensa instabilidade e precipitação contínua, conforme explicam os meteorologistas da MetSul” (ESTADÃO, 2024).

Disponível em:. <https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/chuvas-no-rs-a-aior-tragediaclimatica-do-estado-em-5-pontos-nprm/ Acesso em:18 set. 2024


Considerando as características atmosféricas do Brasil, afirma-se que, dentre os climas predominantes, aquele que atua na região do fenômeno, isto é, no sul do país é
Alternativas
Q3205826 Não definido
Sobre os incêndios do Brasil em 2024, “A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que 11,2 milhões de pessoas já foram diretamente afetadas por incêndios florestais nas cidades brasileiras desde o início deste ano. Os números constam de levantamento feito pela entidade, que calcula os prejuízos econômicos com as queimadas em R$ 1,1 bilhão”.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc. com.br/geral/noticia/2024-09/incendios-podem-terafetado-mais-de-11-milhoes-de-pessoas-no-brasil . Acesso em: 18 ago.2024.

Especialistas têm indicado que o manejo inadequado e o aquecimento global colaboram para o aumento dos índices de incêndio. Áreas antes usadas por povos indígenas, caboclos e ribeirinhos, como é o caso da Amazônia, têm sido utilizadas para atividades altamente predatórias.
Dentre as atividades econômicas que se destacam no norte do país estão: 
Alternativas
Q3205827 Não definido
Em relação aos impactos ambientais nos biomas brasileiros, afirma-se que alguns deles trazem prejuízos incalculáveis, como a perda da biodiversidade, a destruição do solo e a proliferação de doenças e pragas. Um dos biomas brasileiros, a Mata Atlântica, tem sido fortemente afetado por ações como turismo, urbanização e produção de cana-de-açúcar.
Os ecossistemas que vêm sendo destruídos e que são relacionados a esse bioma são os/as
Alternativas
Q3205828 Não definido
Para designar o movimento de expor a população mais carente a riscos ambientais, Acselrad (2009) usa o termo Justiça Ambiental como aquele que indica a superação do cenário devastador e ele acena para uma nova perspectiva de lutas ambientais e sociais. O autor refuta a ideia de que toda a sociedade está sob a crise ecológica.

ACSELRAD, H. et al. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

Nesse cenário, o autor aponta que, dentre as causas para haver diferenças em relação a como as pessoas estão submetidas à crise, está (ão)
Alternativas
Q3205829 Não definido
Considerando o conceito de justiça ambiental proposto por Acselrad (2009), podemos dizer que o conceito de meio ambiente é constituído por algumas dimensões .

ACSELRAD, H. et al. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

Quais dimensões a seguir compõem o conceito de meio ambiente na concepção de Acselrad?
Alternativas
Q3205830 Não definido
Leia o texto a seguir:

“Os efeitos dos impactos causados pelas atividades humanas não são vivenciados da mesma maneira por todos os estratos étnicos e sociais. No Brasil, são os bairros pobres das periferias urbanas (majoritariamente de pessoas pretas) e nos territórios indígenas, quilombolas e das outras comunidades tradicionais que são obrigados a conviver com a poluição do ambiente onde vivem e trabalham, escassez de água e energia, entre outras coisas”.

Disponível em:<https://haiafrica.com.br/blogs/noticias/voce-sabe-o-que-e-racismo-ambiental? Acesso em: 18 set. 2024.

O texto faz referência ao conceito de Racismo Ambiental, que significa
Alternativas
Q3205831 Não definido
Dentre as causas da desigualdade ambiental, estão mecanismos que contribuem para a transferência dos problemas ambientais dos setores mais abastados da sociedade para os sem privilégio. Desses elementos, um deles está relacionado à “expropriação de sentidos”, especialmente entre a população pobre e trabalhadora.
A qual dos mecanismos a seguir o texto se refere?
Alternativas
Q3205832 Não definido
Considerando o tema Geografia da População na perspectiva crítica, abordada por Ross (2019), sabe-se que apenas os números são insuficientes para uma análise demográfica mais precisa. Com essa afirmação, o autor destaca que, embora não se possam negar os elementos quantitativos, a importância de ___________________________________ para entender melhor a sociedade é ressaltada.
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. 5 Ed. São Paulo: Edusp. 2019).
Qual ação completa a lacuna?
Alternativas
Q3205833 Não definido
Vários agentes e fatores contribuem para a produção do espaço. Nos últimos anos, no Brasil, sobretudo no litoral, temos visto inúmeras construções que tem modificado o cenário local. Em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, estão localizados 07 dos 10 arranha-céus residenciais mais altos do país, conforme o ranking internacional The Skyscrapper City.

Disponível em:<https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/07/27/balneario-camboriutem-7-dos-10-arranha-ceus-mais-altos-do-brasil-lista.ghtml   Acesso em 30 set. 2024).

Nesse contexto, pode-se indicar como principais agentes modificadores do espaço:
Alternativas
Q3205834 Não definido
Conforme o portal da indústria, em 2022, o setor industrial empregou mais de 11 milhões de trabalhadores formais, o que corresponde a 21,2 % de toda economia brasileira.

Disponível em:<https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/importancia-da-industria/ . Acesso em: 30 set. 2024.

A indústria brasileira apresenta desafios importantes. Dentre eles, podemos destacar o/a
Alternativas
Q3205835 Não definido

Observe a imagem abaixo e, em seguida, analise a questão:


Imagem associada para resolução da questão



Para Scarlato (2019), a análise da industrialização deve compreender, também, a cultura humana. Para ele, o Brasil, há muito tempo, através da mídia, coloniza culturalmente, pois estimula o consumo, molda os estilos de vida, reforça a dependência econômica, entre outros elementos.


SCARLATO, F. C. O Espaço industrial brasileiro. In: ROSS, J. Geografia do Brasil. 5 Ed. São Paulo: Edusp. 2019.



Nesse contexto, para a Geografia, é importante estudar as transformações ocorridas com a industrialização e, portanto, os fatores envolvidos na análise do processo de distribuição de indústrias pelo mundo, dentre os quais, cita-se

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: D
6: A
7: B
8: D
9: D
10: D
11: B
12: A
13: D
14: A
15: C
16: C
17: A
18: B
19: B
20: D