Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 10: Sociologia
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Defender que os fatos sociais devem ser tratados como coisas é o mesmo que
Nesse sentido, o conceito de “fetichismo da mercadoria” associa-se ao conceito, também marxiano, de
Qual abordagem representa uma crítica comum ao funcionalismo?
Considerando as características dessas abordagens, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I. Teoria funcionalista II. Sociologia compreensiva III. Interacionismo simbólico IV. Teoria crítica
( ) Ênfase nas desigualdades e nas divisões acentuadas que geram conflitos de poder.
( ) Análise dos significados atribuídos pelos indivíduos nas relações sociais.
( ) Foco na integração social e na manutenção das instituições da sociedade.
( ) Interpretação da conduta social a partir dos sentidos e intenções dos indivíduos.
A sequência correta da associação, de cima para baixo, é
“Marx nunca se refere à produção em geral, mas à ‘produção num estádio determinado do desenvolvimento social [que] é a produção dos indivíduos vivendo em sociedade’. Embora a sociedade seja “o produto da ação recíproca dos homens”, ela não é uma obra que esses realizam de acordo com seus desejos particulares. A estrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de suas ______________ e das _____________________ que lhes são correspondentes. Tais conceitos são interdependentes e têm, antes de mais nada, uma finalidade analítica, de modo a tornar inteligível a realidade”.
(QUINTANERO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2009 - p. 32.)
As expressões que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:
A oposição assinalada por Marx dá-se entre
Tendo como referência a distinção que o autor propõe entre o direito repressivo e o direito restitutivo, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Em contextos nos quais o direito restitutivo é muito desenvolvido, existe uma moral específica para cada função profissional.
( ) O direito repressivo predomina nas sociedades onde a coesão social é baseada na semelhança entre os indivíduos.
( ) O direito restitutivo existe em contextos nos quais a consciência coletiva é forte e exerce grande controle sobre os comportamentos individuais.
( ) O direito restitutivo é próprio das sociedades em que a coesão social é sustentada pela maior interdependência entre os indivíduos e pela maior divisão do trabalho.
( ) O direito repressivo tende a permanecer difuso na sociedade, já que ele corresponde ao cerne das sociedades cuja solidariedade é de tipo orgânica.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Sobre o conceito de ação social em Weber, é INCORRETO afirmar que a/o
I. Pessoa decide votar em um candidato com o único objetivo de obter um cargo superior de maior prestígio, sem se preocupar com as consequências disso para os demais indivíduos.
II. Sujeito católico caminha 90 km em romaria para demonstrar sua fé e cumprir um voto religioso.
III. Pessoa opta por ingressar no magistério porque toda a sua família é formada por professores e acredita ser essa a expectativa natural para seu futuro.
IV. Sujeito decide largar o trabalho e renunciar ao salário porque não concorda com as atitudes despóticas do seu chefe, mesmo sabendo que isso trará para si dificuldades financeiras.
V. Preocupada com as notícias de criminalidade no bairro, a pessoa desiste de ir à festa por medo de ser assaltada no caminho.
Corresponde à ação racional com relação a valores, na perspectiva de Max Weber, apenas as afirmativas
Conforme Marx e Durkheim, a especialização do trabalho é capaz de promover, respectivamente,
I. Teorias de emprego do passado e do presente/impactos de mudanças científicas e tecnológicas na produção e na empregabilidade.
II. Movimentos sociais relacionados ao trabalho/organizações sindicais e cooperativas.
III. Supressões de garantias e precarização do trabalho/disparidades salariais e estratificação profissional.
IV. Estado e controle da organização do trabalho/status ocupacional e relações de poder. Dos pares de temas acima citados, alguns se situam no domínio da sociologia do trabalho.
Por esse prisma, estão corretas as afirmativas:
(ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 11ª ed. São Paulo: Cortez. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2006, p. 09).
Tomando como base o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As transformações atuais no mundo do trabalho geraram uma nova configuração das relações sociais de produção, caracterizada pela perda de relevância da classe trabalhadora como agente de transformação social.
II. Quando concebemos a forma contemporânea do trabalho, é fundamental considerar o processo de criação de valores de troca, indispensável para a sustentação das relações de produção capitalistas.
III. Há uma diferença muito grande entre conceber, de um lado, o fim do trabalho abstrato que gera valor mercantil e, de outro, o fim do trabalho concreto que cria coisas socialmente úteis.
IV. As novas condições do desenvolvimento capitalista geram uma interação complexa entre o saber científico e o trabalho, de modo que a ciência se torna a principal força de produção do valor.
Considerando o pensamento de Ricardo Antunes, estão corretas as seguintes afirmativas
Associe as sentenças contendo diferentes perspectivas sobre o mundo do trabalho aos seus respectivos autores, utilizando o código a seguir:
I. Karl Marx. II. Emile Durkheim. III. Max Weber.
( ) Quanto mais especializado e dividido é o trabalho, maiores são os laços de dependência e cooperação que se formam entre os indivíduos.
( ) O trabalho assalariado denuncia uma exploração econômica e uma situação alienante em que o indivíduo não se reconhece no seu trabalho mecanizado e repetitivo.
( ) A racionalização do trabalho no capitalismo está intimamente ligada à moral empreendedora e à mentalidade puritana ascética.
A associação correta, de cima para baixo, é
“Argumento que a divisão sexual do trabalho é um lócus importante da produção do gênero. O fato de ela não incidir igualmente sobre todas as mulheres implica que a produção do gênero que assim se dá é racializada e atende a uma dinâmica de classe”.
(BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018 - p. 23.)
Tomando como referência a argumentação da autora, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) As hierarquias de gênero nas sociedades contemporâneas têm na divisão sexual do trabalho uma base fundamental.
( ) A divisão sexual do trabalho modula as trajetórias das mulheres em sociedade, à medida que ativa restrições e desvantagens.
( ) A existência de hierarquias de gênero independe de outros fatores, como posições de raça e classe das mulheres.
( ) A divisão sexual do trabalho não se relaciona com o acesso das mulheres à esfera política.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Considerando os debates no interior das ciências sociais a respeito da ideia de cultura, apresentados por Denys Cuche (1999), devemos a formulação deste conceito mais ampliado e inclusivo de cultura
“Se _________ é o inventor do conceito científico de cultura, _________ será o primeiro antropólogo a fazer pesquisas in situ para observação direta e prolongada das culturas primitivas. Nesse sentido, ele é o inventor da _____________.”
(CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 1999, p. 39).
As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:
A partir das reflexões de Hall, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) As identidades nacionais se formam e modificam-se a partir de representações de culturas nacionais.
( ) A existência de uma nação é ontológica, o que torna a identidade nacional um fenômeno estável.
( ) As identidades nacionais são definidas tanto biológica quanto historicamente, com eventuais interpelações por sistemas culturais.
A sequência correta, de cima para baixo, é
“O sentimento de uma injustiça coletivamente sofrida provoca nos membros do grupo vítima de uma discriminação um forte sentimento de vinculação à coletividade. Quanto maior for a necessidade da solidariedade de todos na luta pelo reconhecimento, maior será a identificação com a coletividade. O risco é, no entanto, de sair de uma identidade negada ou desacreditada para cair, por sua vez, em uma identidade que seria exclusiva, análoga à identidade dos que pertencem ao grupo dominante, e na qual todo indivíduo considerado como membro do grupo minoritário deveria se reconhecer, sob pena de ser tratado como traidor.”
(CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 1999, p. 191).
Tendo como referência o texto sobre a formação da identidade cultural coletiva, analise as afirmativas abaixo e classifique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A identidade, nesse caso, opera como um sistema de classificação dinâmico e aberto que possibilita o reconhecimento da alteridade.
( ) A identidade pode acentuar os processos de etnização dos grupos subalternos, fazendo com que suas características culturais sejam essencializadas.
( ) A injustiça coletiva tende a enfraquecer os laços de solidariedade dentro de um grupo discriminado.
( ) A identidade pode resultar em um fechamento que reproduz a exclusão anteriormente sofrida, criando uma nova forma de imposição cultural.
( ) A identidade é usada como instrumento de poder e de luta por reconhecimento tanto por parte de grupos subalternizados quanto por parte de grupos hegemônicos.
( ) O pertencimento a uma identidade originária e exclusiva possibilita que as sociedades estabeleçam trocas interculturais baseadas no reconhecimento das diferenças.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Analise as principais abordagens antropológicas apresentadas a seguir e associe cada uma delas às sentenças que melhor refletem suas concepções sobre cultura.
1. Abordagem Funcionalista, representada por Bronislaw Malinowski. 2. Escola Cultura e Personalidade, representada por Ruth Bennedict e Margareth Mead. 3. Escola Estruturalista, representada por Lévi-Strauss. 4. Abordagem Interpretativa, representada por Clifford Geertz.
( ) Cultura pensada como padrões de comportamento praticados coletivamente.
( ) Cultura como teias de significados criadas e compartilhadas pelos sujeitos em interações sociais específicas.
( ) Cultura como expressão da linguagem e das produções simbólicas invariantes e universais da humanidade.
( ) Cultura concebida como sistema cujos elementos são interdependentes e exercem uma finalidade precisa.
A associação correta, de cima para baixo, é