Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 29: Engenharias II/Engenharia Química

Foram encontradas 40 questões

Q3206846 Não definido
Considera-se que 2 mols de oxigênio (O₂) estão confinados em um balão a 298 K. O gás, que se comporta idealmente, sofre uma expansão isotérmica reversível, triplicando o seu volume inicial.
Com base nesses dados, qual o valor do trabalho realizado pelo gás durante o processo?
Alternativas
Q3206847 Não definido
Uma barra de cobre de 550 g, inicialmente a 200°C, é imersa em um calorímetro contendo 200 mL de água a 25°C. O volume específico e a capacidade calorífica da água são considerados iguais a 0,001 m3 /kg e 4,18 J/(g°C), respectivamente, e a capacidade calorífica do cobre é igual a 0,385 J/(g°C).
Desprezando-se a capacidade calorífica do calorímetro, qual a temperatura de equilíbrio do sistema?
Alternativas
Q3206848 Não definido
O ciclo de Rankine ideal para uma planta de potência simples a vapor representado no diagrama T x s, conforme ilustrado na Figura 1, é composto por quatro processos em regime permanente. Cada um dos processos está vinculado a um dispositivo: caldeira, turbina, condensador e bomba.

Imagem associada para resolução da questão


A partir dessas informações, qual descrição a seguir NÃO representa o processo que ocorre em um desses dispositivos?
Alternativas
Q3206849 Não definido
Os sistemas de refrigeração desempenham um papel fundamental em aplicações domésticas e industriais, permitindo a manutenção de temperaturas inferiores à do ambiente. Dentre os diversos sistemas existentes, o ciclo de refrigeração por compressão de vapor destaca-se como o mais amplamente utilizado, devido à sua elevada eficiência energética e versatilidade operacional. A respeito desse ciclo específico, analise as afirmações abaixo, assinalando, nos parênteses, (V), para as verdadeiras, e (F), para as falsas.

( ) O ciclo de refrigeração por compressão de vapor trata-se de um ciclo Otto invertido, em que os processos térmicos são realizados na ordem contrária.
( ) A temperatura e a pressão, durante os processos de evaporação e condensação, não variam de forma independente.
( ) As restrições impostas pela segunda lei da termodinâmica requerem o consumo de potência para que o processo ocorra.
( ) O fluido refrigerante, no evaporador, absorve calor latente da unidade refrigerada, sofrendo uma mudança de fase.
( ) O aumento da pressão, quando o fluido refrigerante atravessa a válvula, resulta no incremento da sua entropia.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3206850 Não definido
Vapor d'água superaquecido a 5 MPa e 700°C flui através de uma turbina isolada com uma velocidade de 315 m/s, conforme ilustrado na Figura 2. O diâmetro da tubulação de entrada é 25 mm. Na saída do equipamento, o vapor úmido com um título de 87% está a 90°C. Considera-se que, na entrada (1), o volume específico e a entalpia específica do vapor d'água correspondem a 0,088 m3 /kg e 3457,7 kJ/kg, nessa ordem, e que, na saída (2), as entalpias da água líquida e vapor correspondem a 376,9 e 2660,1 kJ/kg, respectivamente. 

Figura 2: Escoamento em regime estacionário através de uma turbina isolada.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nesses dados, desprezando-se as variações de energia cinética e de energia potencial e considerando que a turbina foi projetada corretamente, qual a potência desenvolvida pelo dispositivo?
Alternativas
Q3206851 Não definido
O diagrama de fases para uma mistura A + B, à pressão constante de 2 bar, exibe um azeótropo de máximo em temperatura. A 328 K, as pressões de saturação dos compostos A e B correspondem a 0,68 bar e 0,46 bar, respectivamente.
Com base nesses dados, os coeficientes de atividade dos compostos A e B são, aproximadamente,
Alternativas
Q3206852 Não definido
No que diz respeito ao equilíbrio de fases, considere as propriedades abaixo, relacionandoas às suas definições.

1. Fugacidade
2. Coeficiente de atividade
3. Potencial químico

A. Denota o afastamento de uma mistura binária do comportamento de uma solução ideal.
B. Corresponde à variação da energia de Gibbs de uma mistura, em uma fase específica, resultante da adição de uma quantidade unitária de um componente à mesma fase e mantendo constantes a pressão, a temperatura e as quantidades dos demais componentes. Equivale à energia de Gibbs parcial molar.
C. Desempenha, para gases reais, função análoga à da pressão parcial para os gases ideais. É possível interpretar como uma pressão ajustada que considera os desvios da idealidade.

Qual é a associação correta entre números e letras?
Alternativas
Q3206853 Não definido
Para que fosse possível tomar um chá recém feito, uma caneca com 300 mL da bebida inicialmente a 70°C foi deixada na bancada da cozinha e esquecida até alcançar o equilíbrio a 25°C. Admite-se o chá como fluido termodinâmico com propriedades idênticas às da água. No início do processo, considera-se o volume específico do chá igual a 0,001 m³/kg e a entalpia e a entropia específicas iguais a 292,96 kJ/kg e 0,95 kJ/(kgK), nessa ordem. Ao final, a entalpia e a entropia específicas do chá são, respectivamente, 104,87 kJ/kg e 0,37 kJ/(kgK).
Com base nesses dados, qual é, aproximadamente, a variação de entropia do universo?
Alternativas
Q3206854 Não definido
Uma mistura inadequada de combustível e oxidante pode gerar heterogeneidade dentro do reator, resultando em zonas com excesso de um e em zonas com excesso do outro. Isso pode promover a ocorrência simultânea das reações de combustão completa e incompleta. Considera-se que a combustão do propano (C3H8), completa e incompleta, ocorre de acordo com as reações I e II, nessa ordem, a 800°C e 1 bar:

C3H8(g) + 5O2(g)→ 3CO2(g) + 4H2O(g) – Reação I
C3H8(g) + 7/2O2(g)→ 3CO(g) + 4H2O(g) – Reação II

Se um reator for alimentado com 1 mol de propano e 12 mols de oxigênio, a expressão, dentre as apresentadas a seguir, que possibilita o cálculo da fração de dióxido de carbono (CO2) em função das coordenadas de reação εI e εII, correspondentes às reações I e II, respectivamente é
Alternativas
Q3206855 Não definido
O diagrama de fases T × x1 × y1, para uma mistura binária ideal 1 + 2 à pressão constante de 1 bar, é apresentado na Figura 3.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre o comportamento da mistura binária 1 + 2, no que tange às variações de temperatura, das frações molares e da energia de Gibbs, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A uma temperatura abaixo das temperaturas de saturação dos componentes 1 e 2, a mistura existe como um líquido sub-resfriado para qualquer fração molar, evidenciando que a energia de Gibbs do líquido é menor que a do vapor em todo intervalo de composição.
II. A 50°C, a mistura 1 + 2 está em equilíbrio líquido-vapor, se as frações molares de líquido e de vapor correspondem aproximadamente a x1 = 0,38 e y1 = 0,75.
III. A uma temperatura acima das temperaturas de saturação dos componentes 1 e 2, a mistura existe como vapor superaquecido, uma vez que as energias de Gibbs do líquido e do vapor são iguais para todo intervalo de composição.
IV. A curva inferior, identificada como T - x1, corresponde à curva de ponto de orvalho, enquanto a curva superior, identificada como T - y1 corresponde à curva do ponto de bolha.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3206856 Não definido
Para o cálculo de transferência de calor por convecção, seja natural ou forçada, podem ser utilizados alguns parâmetros adimensionais, dentre os quais se destacam o número de Nusselt, o número de Reynolds e o número de Prandtl. Sobre esses parâmetros adimensionais, são feitas as seguintes afirmativas:

I. O número de Prandtl pode ser considerado a partir da razão entre as difusividades térmica e de momento.
II. O número de Nusselt fornece uma medida da transferência de calor por convecção que ocorre na superfície de um sólido.
III. O número de Reynolds pode ser definido como a razão entre as forças inerciais e viscosas.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3206857 Não definido
Na área industrial, o equipamento utilizado para a troca de calor entre dois fluidos com temperaturas distintas é o trocador de calor. Suas aplicações são de extrema importância, como, por exemplo, o aquecimento ou o resfriamento de fluidos. Um parâmetro essencial utilizado é o coeficiente global de transferência de calor.
O parâmetro de “coeficiente global de transferência de calor” NÃO é obtido a partir
Alternativas
Q3206858 Não definido
A transferência de calor muitas vezes pode ser dependente do tempo, devido a mudanças de condições de contorno do sólido em análise. Um parâmetro utilizado para essa finalidade é o número de Biot – Bi (que representa uma medida da queda de temperatura no sólido em relação à diferença de temperatura entre a superfície e o fluido).
A partir dessa relação, se o número de Biot for muito menor que 1, a resistência à condução no interior do sólido
Alternativas
Q3206859 Não definido
Aletas ou superfícies estendidas são sólidos secundários, conectadas em um sólido principal. São utilizadas para aumentar consideravelmente a troca de calor entre um sólido e um fluido. Com relação a aletas, são feitas as seguintes afirmativas:

I. O resfriamento é mais rápido devido a uma maior área de troca de calor.
II. A utilização de superfícies estendidas se dá principalmente com a finalidade de melhorar a transferência de calor nas fronteiras do sólido principal, que ocorre por condução.
III. Uma maneira de elevar a taxa de calor por meio do aumento do coeficiente convectivo, o que pode ser realizado com o aumento da velocidade do fluido que passa pela aleta.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q3206860 Não definido
Na transferência de calor, uma equação muito utilizada no plano cartesiano é a equação da difusão de calor na sua forma geral:

Imagem associada para resolução da questão

A equação da difusão de calor pode ser reduzida mediante a dimensão do sólido, a ocorrência ou não de geração de energia, a variação ou não do sistema com o tempo.

Com relação a essa equação, qual das afirmativas a seguir é correta?
Alternativas
Q3206861 Não definido
O petróleo pode ser considerado como um conjunto de hidrocarbonetos e não-hidrocarbonetos. Por ser encontrado em reservatórios distintos, suas propriedades são diferentes, como a densidade e viscosidade, por exemplo. Esses parâmetros podem ser determinados via valores médios ou correlações matemáticas.

NÃO é considerado(a) um parâmetro de caracterização do petróleo a(o)
Alternativas
Q3206862 Não definido
Um equipamento essencial na refinaria é a coluna de destilação atmosférica, que tem por objetivo separar as frações de petróleo. A destilação a vácuo é um complemento da destilação atmosférica, que visa à redução do ponto de ebulição das frações pesadas e permite a separação do óleo cru a temperaturas menores, se comparada com a destilação atmosférica.

Os produtos oriundos da destilação a vácuo, como o gasóleo leve e pesado de vácuo, seguem para unidades de
Alternativas
Q3206863 Não definido
Entende-se por coqueamento retardado um processo em que um dos produtos obtidos é o coque de petróleo, que pode ser usado na produção de eletrodos na indústria metalúrgica, e outras variáveis de coque, como o ‘coque esponja’ e o ‘coque agulha’.

Sobre o processo de coqueamento, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3206864 Não definido
Em uma refinaria, o resíduo do petróleo (o óleo não aproveitado depois de passar pela destilação atmosférica e a vácuo) geralmente passa por processos que visam quebrar moléculas maiores em menores, por exemplo, com o objetivo de gerar uma gasolina de alta qualidade ou outros produtos de maior valor agregado. Um dos processos utilizados para essa finalidade é o craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC- Fluid Catalytic Cracking).

Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3206865 Não definido
Quando o petróleo chega a uma refinaria, ele pode conter impurezas que, se não forem removidas, podem gerar problemas referentes à corrosão, à estabilidade de emulsões e à diminuição da qualidade dos produtos obtidos na destilação. Uma das impurezas mais relevantes em uma carga de petróleo é o enxofre.

Em relação ao enxofre, é INCORRETO afirmar que esse contaminante 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: B
6: D
7: A
8: D
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: B
15: D
16: C
17: A
18: C
19: B
20: C