Questões de Concurso Público IF Sul Rio-Grandense 2025 para Professor EBTT - Área 31: Química I

Foram encontradas 30 questões

Q3233348 Química
A molécula de oxigênio O2 é paramagnética, ou seja, possui tendência de se alinhar paralelamente a um campo magnético externo. Apesar de muito úteis, as estruturas de Lewis nem sempre descrevem adequadamente todas as características de uma substância. Um modelo muito mais refinado é o estudo dos diagramas de orbitais moleculares (DOM). São apresentados, a seguir, a estrutura de Lewis e o DOM para a molécula de oxigênio.

Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: BEAVER, Scott. O2 Lewis Structure. 2024. Disponível em: https://learnwithdrscott.com/o2-lewisstructure/. Acesso em 30 out. 2024.)  (Fonte: COSTA, João. Soluções Química - Semana 140. Disponível em:https://noic.com.br/solucoes-quimicasemana-140/. Acesso em 30 out. 2024.)

A partir de ambos os modelos, são feitas as seguintes afirmações:
I. A estrutura de Lewis apresentada não consegue prever comportamento paramagnético para a molécula de oxigênio, uma vez que não apresenta elétrons desemparelhados em sua estrutura.
II. A ordem de ligação pelo modelo dos orbitais moleculares para a molécula de oxigênio é 2, a mesma da estrutura de Lewis.
III. A adição de um elétron na molécula de O2, formando o íon superóxido O2-, acarretaria um aumento da ordem de ligação da estrutura.
Com base nas afirmações sobre os modelos apresentados, está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3233350 Química
O modelo que prevê a geometria molecular de uma determinada estrutura química é descrito pela Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência. A partir dessa interpretação é possível conceituar características de solubilidade e polaridade de muitas estruturas moleculares.
Faça a associação correta entre as duas colunas relacionando a geometria molecular com sua respectiva estrutura química.
1 – Angular 2 – Trigonal plana 3 – Pirâmide trigonal 4 – Tetraédrica
A – BO3-3 B – H3O+ C – NH4+ D – NO2-
Qual é a associação correta entre números e letras?
Alternativas
Q3233351 Química
Observe o diagrama de orbitais moleculares para a molécula de metano. Nesse diagrama, são apresentados os grupos de simetria dos orbitais envolvidos.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: FARIA, Roberto B. Simetria e Orbitais Moleculares. Disponível em: https://pessoas.iq.ufrj.br/~faria/Simetria%20-%20Aula%202.pdf. Acesso 30 out. 2024.)
Quais são, respectivamente, o HOMO e o LUMO do metano?
Alternativas
Q3233352 Química
A estabilidade dos cicloalcanos está fundamentalmente relacionada à tensão torsional no anel. Analise as afirmativas a seguir, marcando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Quanto mais o ângulo das ligações dos carbonos de um ciclo é próximo de 109,5º, ângulo do carbono sp3 livre de tensão, mais estável será o ciclo.
( ) A conformação mais estável do ciclohexano não substituído é a conformação cadeira.
( ) No clorociclohexano, o cloro encontra-se preferencialmente na posição axial.
( ) No cis-1,2-dimetilciclohexano, ambos grupos metila encontram-se na posição equatorial, considerada mais estável.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3233353 Química
A determinação de cloretos em água pode ser realizada por condutometria ou por titulação com solução de nitrato de prata usando gotas de solução de cromato de potássio como indicador. Na titulação de 100 mL de uma amostra de água do estuário da Lagoa dos Patos (região onde há mistura da água doce da lagoa com a água salgada do oceano) com solução 0,1 mol.L-1 de nitrato de prata (na presença de solução de cromato de potássio) foram gastos 20 mL do titulante para atingir o ponto final.
A concentração de cloreto de sódio encontrada na amostra de água do estuário é de
Alternativas
Q3233354 Química
Para o estudo conformacional da molécula de butano, foram desenhadas as seguintes projeções de Neumann:

Imagem associada para resolução da questão

Quais são as estruturas de mais alta e mais baixa energia, respectivamente?
Alternativas
Q3233356 Química
As ligações químicas são fundamentais para a formação de todas as substâncias presentes em nosso cotidiano. Compreender como os átomos se ligam e a natureza dessas ligações é crucial para a ciência e a tecnologia, uma vez que possibilita o desenvolvimento de novos materiais. O quadro abaixo apresenta, hipoteticamente, quatro espécies químicas puras e suas propriedades:
Imagem associada para resolução da questão
Qual das opções a seguir associa corretamente as espécies químicas X, Y, Z e W com os tipos de ligações entre seus átomos, respectivamente?
Alternativas
Q3233357 Química
Considere os dados de calor de hidrogenação dos seguintes isômeros do buteno:

Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: SOLOMONS, T.W. Graham e FRYHLE, Craig B. Química Orgânica. 7ª Edição. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2000, p. 239)
As diferenças de calores de hidrogenação são explicadas pela diferença 
Alternativas
Q3233359 Química
A partir da Lei de Hess, pode-se determinar a entalpia de qualquer reação química, sabendo-se a entalpia de formação dos diferentes reagentes e produtos envolvidos.
Qual a entalpia de hidrogenação do eteno, em kJ.mol-1, tendo em vista que a entalpia de formação do eteno é 52,26 kJ.mol-1 e a do etano é -84,68 kJ.mol-1?
Alternativas
Q3233361 Química
Isomeria, muito mais do que meramente coincidência de fórmulas químicas, traz importantes relações entre diferentes substâncias. 

Considerando esse fato, é correto afirmar que
Alternativas
Q3233363 Química
A determinação da concentração de ácido cítrico (ácido tricarboxílico) em amostras de sucos de frutas pode ser feita por volumetria de neutralização utilizando-se solução de hidróxido de sódio como titulante. Considere que na titulação de uma amostra de 100 mL de suco de laranja foram gastos 30 mL de solução 0,1 mol.L-1 de hidróxido de sódio para atingir o ponto de viragem.
A concentração de ácido cítrico na amostra de suco de laranja é de
Alternativas
Q3233364 Química
Podemos classificar as isomerias em constitucionais, que dependem da conectividade dos átomos dentro da estrutura, e estereoisômeros, que possuem a mesma conectividade, porém se distinguem pelo arranjo espacial. Sobre estereoisômeros são feitas as seguintes afirmações:
I. Enantiômeros apresentam ponto de fusão e ebulição idênticos, diferenciando-se pela direção do ângulo do desvio da luz polarizada.
II. Diastereoisômeros, como d-2-butanal e o ℓ-2-butanal, são estereoisômeros que não são imagens especulares um do outro.
III. O ácido tartárico (ácido 2,3-dihidroxibutanodioico) possui dois enantiômeros com atividade óptica e um isômero meso, sem atividade óptica.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q3233366 Química
Em nosso cotidiano, os conceitos de ácido e base estão presentes em várias situações, desde a fabricação de produtos de limpeza até a realização de processos biológicos. Ao longo dos anos, diferentes teorias foram propostas para explicar o comportamento de ácidos e bases. Dentre elas, destaca-se a teoria protônica de Brönsted-Lowry.
Qual a alternativa que contém um par conjugado ácido-base segundo a teoria protônica?
Alternativas
Q3233367 Química
Um composto apresenta, no seu espectro de infravermelho, uma banda larga centrada em 2986 cm-1 e uma banda intensa em 1716 cm-1 . O gráfico de 1H RMN indica 3 sinais: 11,73 ppm (singleto); 2,38 ppm (quadrupleto) e 1,16 ppm (tripleto).
Dos compostos abaixo, qual deu origem a esses dados?
Alternativas
Q3233369 Química
A espectrofotometria UV-VIS pode ser usada para quantificar, por exemplo, a concentração de alguns componentes de fármacos ou alimentos. 

Em relação a esse método de análise instrumental, é correto afirmar que
Alternativas
Q3233371 Química
O etanol é uma fonte de energia renovável, amplamente utilizada como biocombustível. Sua queima libera energia que pode ser aproveitada em motores de veículos, aquecimento e geração de eletricidade. A tabela, a seguir, apresenta as energias de ligação dos átomos presentes durante a combustão do etanol:
Imagem associada para resolução da questão
Dados: C (12 g.mol-1), O (16 g.mol-1) e H (1 g.mol-1)
Ao analisar os dados da tabela, qual é o calor liberado na combustão completa de 5L de etanol (densidade 0,80 g.mL-1) presentes em um automóvel?
Alternativas
Q3233372 Química
Na Ressonância Magnética Nuclear de Carbono-13, cada carbono apresenta deslocamento químico (δ) dependente do ambiente químico dentro da estrutura. Carbonos distintos apresentam δ distintos e carbonos equivalentes aparecerão juntos.
Quantos picos são previstos no gráfico de 13C RMN da molécula de benzoato de isopropila?
Alternativas
Q3233373 Química
Os métodos cromatográficos são muito utilizados para a determinação da concentração de pequenas quantidades de analitos em amostras ambientais, toxicológicas ou de alimentos, entre outras.
Em relação a esses métodos, é correto afirmar que, na
Alternativas
Q3233374 Química
Uma forma de diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera é pelo aumento do uso de veículos elétricos para substituir os veículos movidos com combustíveis fósseis. Isso implica o desenvolvimento de novos modelos de baterias. Deve-se lembrar que as baterias tiveram origem nas pilhas eletroquímicas. Considere os potenciais de redução padrão a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Em relação à pilha eletroquímica, formada por um eletrodo padrão de zinco ligado por um fio condutor a um eletrodo padrão de ferro e a uma ponte salina, é correto afirmar que, a/o
Alternativas
Q3233375 Química
Para proteção contra corrosão de um encanamento subterrâneo, pode-se usar peças chamadas de ânodos de sacrifício ligadas ao encanamento. Dessa forma, os ânodos é que sofrem a corrosão ao invés da tubulação.
Observe os dados a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

A partir dos dados, considerando um encanamento de ferro a ser protegido e os valores dos potenciais padrões acima, deve-se usar um ânodo de sacrifício feito de
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: A
6: A
7: B
8: B
9: A
10: C
11: A
12: C
13: B
14: D
15: D
16: D
17: B
18: B
19: A
20: A